♥ A Guerra dos Tronos ♥
- 22ªEdição
Editora LeYa
Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha - uma cruel mulher do clã Lannister - e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Certa vez fiz uma resenha diária (confira aqui) e resolvi fazer a mesma coisa com esse livro e os demais das Crônicas de Gelo e Fogo de Geoge R. R. Martin

Segundo o próprio autor  "o diabo está nos detalhes. Um livro deste tamanho tem muitos diabos." e para não ser pega por esses diabos tomei essa iniciativa de cada dia vir por aqui e escrever um ponto de vista sobre o que eu já li. O livro tem 567 páginas, fora o apêndice, mais letras miúdas então terei muita coisa para descrever e analisar. Sem falar nas várias semanas de leitura.

A Guerra dos Tronos

Acho que a grande maioria de vocês já assistiu ou já ouviu falar em Game Of Thrones e sabe que esta série é baseada na série de livros intitulada de Crônicas de Gelo e Fogo, temos os cinco primeiros livros lançados pela LeYa e só poderei dizer se termina ou não no quinto livro depois que eu lê-lo. Então por enquanto fiquem com a informação que já tenho sobre essa série literária composta por:

  1. A Guerra dos Tronos;
  2. A Fúria dos Reis;
  3. A Tormenta de Espadas;
  4. O Festim dos Corvos;
  5. A Dança dos Dragões;
  6. The Winds of Winter (2013)

Estou hoje (21/06) não muito a frente na leitura, ao contrário, estou ainda bem no começo e estou amando. Peguei o livro para ler naquela excitação de ter assistido a terceira temporada do seriado, mas não me arrependi. Ao contrário do que vi muita gente falar, achei a métrica usada pelo autor boa, coerente, assim como a introdução desse enredo fantástico. A tradução da editora até então está muito boa, o linguajar perfeito e envolvente.

George estudou realmente muito bem os seus 'diabos' e no pouco que já li, já me sinto dentro da história. Tenho de concordar com vários dos leitores que já tiveram o prazer de apreciar esses livros, esse livro não é o tipo de leitura que pessoas não fãs da temática fantástica deveriam ler, digo, nem mesmo os modistas irão gostar. Você realmente tem de ser aquele apaixonado pela temática, tem de ser aquele apreciador da língua portuguesa, tem de sentir o sabor de uma obra bem escrita para se ver preso a ela.

Por enquanto, consigo encaixar muito bem o que já vi da primeira temporada da série nesse primeiro livro.  Mesmo que as idades dos atores destoem um pouco com os personagens do livro, você é capaz de imaginá-los mais jovens.

Algumas pessoas tem problemas em engrenar na série, por conta dos nomes, tradições e coisas criadas pelo autor, então quem puder dar uma lida nem que seja no apêndice do livro para depois ver a série tirará algumas dúvidas, principalmente quanto às famílias, lemas, terras e etc. Eu não tive muitos problemas em entender, pois sou uma apaixonada por essa temática fantástica e sobrenatural. Já estou acostumada a viajar por reinos nunca existentes, então não foi muito difícil engrenar, mas confesso que com os livros em mãos viajar pelos Sete Reinos não fica nada complicado, ao contrário, acende-se uma luz em vários pontos.

Algumas das coisas que já li agora me fizeram humanizar um pouco mais determinadas personagens. O acesso aos sentimentos e pensamentos que o livro te dá, te vazem conhecer melhor a personagem e entendê-la melhor. É como se você pudesse criar um vinculo mais próximo com aquele conhecido, após ler o dossiê pessoal dele.

Ainda me encontro na chegada de Baratheon nas terras de Winterfell. Já fui apresentada a Eddard Stark, a Catelyn Stark, a Bran Stark, Jon Snow, Daenerys Targaryen, seu irmão, Viserys Targaryen e ao seu futuro esposo, Khal Drogo.

E até mesmo aqui, no livro, é possível já se simpatizar por Jon Snow e a princesa Dany Targaryen. Ambos são aquelas tipicas personagens que ninguém dá nada para eles, apenas os mais atentos e minimalistas são capazes de ver a grandeza de ambos escondida na pequenez de seus atos tímidos. Como na série, acredito piamente que vou gostar muito de ver o amadurecimento de ambos no decorrer da trama. Já me simpatizo agora e acredito que me simpatizarei muito mais.

Não sei porque, mas estou sentindo que virá uma enorme resenha aqui. Tentarei me conter e escrever apenas quando algo realmente interessante acontecer. Então, nos veremos mais abaixo logo mais.

♥ ♥ ♥

Depois de um longo jejum, um mês sem pegar no livro para ler, decidi dar uma corrida nessa ótima leitura. Por se tratar de um livro muito grande, minha ideia é intercalá-lo com outros para não ficar sem resenha aqui no blog, mas acabei deixando ele um pouco de lado para ler outras coisas e entreter vocês. Ai as obrigações me fizeram apertar até as leituras... e ficou bem corrido, mas essa semana, como estou esperando o livro da minha mais nova autora parceira chegar decidi ir adiantando ele enquanto espero o livro dela.

Hoje (05/08), estou bem mais a frente da leitura. Quase na metade e acho que até o final de semana já tenha passado dela. Passei pelo casamento da Targaryen e senti uma leve diferença na primeira noite dela com Khal Drogo, que na série é um bárbaro com ela, mas no livro é um doce de menino malvado... (♥)  Ele só fica abrutalhado mesmo bem depois, ma ela consegue domar o 'garanhão' e se torna impossível não se apaixonar por ele. Tirando esse fato do casamento até agora a leitura flui perfeita, sem muita discrepância da primeira temporada do seriado, com muitas citações inteligente e profundas.

Bran já foi jogado da janela da torre pelo Jaime Lannister, outro ponto que destoou um pouco da série foi esse momento, porém nada que vá te fazer ficar morrendo de raiva ou desistir da leitura. Cat Stark, já desembarcou em Porto Real para descobrir quem mandou matar seu filho. (aliás aqui perto da minha cidade tem uma cidade chamada assim... u.u chupem). Bran já acordou do coma, e Arya já aprontou bastante e até espancou o príncipe Joffrey (vergonhoso demais para ele).

Viu só? Tudo que acontece na primeira temporada... Como estou lendo nas aulas da Auto Escola, essa semana vou ler mais dele então, vou falar mais coisas. Não se assustem se eu reafirmar a cada passagem, desse diário de leitura, que a escrita de George R. R. Martin é incrível, pois não estarei exagerando. Estou realmente encantada com a escrita e com o enredo. Se já era louca na série de tv, agora me vejo irremediavelmente apaixonada pela trama no contexto geral. Virei gamer-maniaca... rsrs

♥ ♥ ♥

Meu Deus! Estava relendo o que já escrevi e fui bem repetitiva não? E acabei não falando muita coisa, mas também nem tenho muito o que falar, pois a primeira temporada da série e o livro são praticamente a mesma coisa. Se você viu a série e não entendeu, legal ler os livros. E quem leu, e não viu a série, pode ver porque as mudanças foram muito poucas mesmo. Eu simplesmente adorei!

Estou bem mais da metade, mas como até aqui pouca coisa aconteceu fora do enredo que já vi na primeira temporada da série decidi encerrar a resenha para não ficar gigantesca e ainda mais repetitiva. No âmbito geral o livro é denso e cheio de reviravoltas. Meu exemplar está praticamente todo marcado a lápis, muitas frases de impacto, muitos ensinamentos e muita coisa a aprender, mesmo sendo um livro tão cheio de minúcias e fantasia há muito a ser tragado e com toda a certeza, sei que estarei com uma maravilhosa ressaca cultural ao término.

Li muitas comparações entre Martin e Tolkien, mas infelizmente terei de ser imparcial por enquanto nessas comparações, pois ainda não li nada de Tolkien. Mas uma coisa tenho certeza, se ele for metade ou melhor do que George R. R. Martin foi, vou me ver ainda mais apaixonada por esses caminhos fantástico criados por eles.

book cover of 

A Game of Thrones

10 Comentários

  1. Quando começei a ler a guerra dos tronos,eu pensei"meu deus imagina uma resenha desse livro". Acredito que sua resenha ficou compacta e é realmente isso o que vc falou o que voce sente quando le os livros da serie. Confesso que nao conseguia para de ler esse e logo em seguida o 2.Acredito que o 2 distoe um pouco na 2 temporada. Começei o 3 livro,mas dessa vez vou seguir seu conselhoe intercalar com outros livros. Pq as cronicas sugam vc literalmente. Segundo o goodreads até agora o autor vai escrever 8 livros.

    ResponderExcluir
  2. Eu assisti um episódio da série na televisão e não me conquistou. A partir disso, vi o fenômeno dos livros seduzir leitores de todo gẽnero e pensei: Eu tenho que ler isso porque vou acabar sem assunto na roda, mas ainda não comprei. Adorei sua resenha, principalmente quando você fala em intercalar com outros livros, até pra não criar uma dependência não é? Ai, quero ler!!!

    ResponderExcluir
  3. eu tentei assistir a série, mas ela não me conquistou... Acredito que com os livros também vai ser assim, por isso não tenho muita vontade de ler por enquanto :(
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Vai ser que nem foi com " The Lord of the Rings "... me conquistou desdo inicio, ja estava de olho nesse livro, mais queria ter uma opinião confiável, já estava querendo ler , bom agora tenho bons motivos para querer esse livro! ÓTIMA RESENHA!

    ResponderExcluir
  5. Cara, quando ainda estava lendo, todas as pessoas ao meu redor, com exceção da que me emprestou o livro, me chamavam de louco e concordo plenamente quando você diz "Você realmente tem de ser aquele apaixonado pela temática, tem de ser aquele apreciador da língua portuguesa, tem de sentir o sabor de uma obra bem escrita para se ver preso a ela."
    Haha, confesso que também teria ficado perdido sem o Apêndice D:
    Eu li os livros primeiro e fui atrás da série logo depois e a fidelidade de um com relação ao outro é realmente incrível.
    Não sei se você concorda comigo, mas uma das coisas (além de tudo já citado na resenha) que é um ponto forte na leitura é o fato de o autor não nos poupar de nada, ele praticamente joga tudo na cara do leitor: Cenas de violência, sexo e o pior da própria raça humana.
    Vish, desculpa pelo comentário meio grandinho, acabo fazendo isso nas fanfics que leio também ehueuheuh
    Gostei bastante da sua resenha e espero as das continuações!

    ResponderExcluir
  6. Uma série que todo mundo já ouviu falar, mas que poucos tem coragem de encarar. Eu ainda não tive oportunidade de ler, mas não foi por falta de coragem
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Eu comecei a assistir a serie, perdi 2 capitulos e pronto... me embolei toda, já não sabia mais quem era quem... Fiquei perdida!
    Comprei o primeiro livro e está aqui na estante. To criando coragem para ler, afinal, são muitos diabos! Hahaha...

    Vou ter que pegar pra ler e me encontrar!
    Beijos!
    soueupri.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ai, ai, ai... Sou apaixonada por este livro! O prólogo me viciou, me pegou tão bem pegado que li o livro em uma semana. A história é tão envolvente e empolgante que não conseguia parar de ler(literalmente). De cara me apaixonei pela força do Bran, humildade do Jon, bravura da Arya e inteligencia do Tyrion(ô carinha esperto!). E odiei profunda e irrevogavelmente a Cat Stark, por mim ela teria sido decapitada no lugar do Eddard e ponto (deu pra sentir a profundidade do meu desagrado?). Li os capitulos dela (reclamando) porque tinha que ler...
    Sou louca pela temática. Para mim quanto mais fantasioso melhor e o fato da historia ser retratado no estilo medieval foi um prato cheio.
    A forma como o George apresentou os capítulos me cativou(cada capitulo é o ponto de vista de um personagem na mesma passagem de tempo). Acabou com minha preocupação do que tal fulano estava pensando ou fazendo naquele mesmo tempo! E não tem como perder o fio da meada!
    Devorei os volumes lançados em português e aguardo ansiosamente pelo próximo lançamento...>.<...
    Ainda não assisti ao seriado por medo de me decepcionar, mas pelo o que estou vendo isso não irá acontecer... Indo assistir! ...lol....

    ResponderExcluir
  9. Esta saga é o melhor que eu já li na minha vida! Eu amo a literatura George R. R. Martin! ❤️ Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do Game of Thrones. Estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história!

    ResponderExcluir
  10. Esta saga é o melhor que eu já li na minha vida! Eu amo a literatura George R. R. Martin! ❤️ Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do Game of Thrones. Estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história!

    ResponderExcluir