Olá! Leitores, hoje vim falar de algo muito comum na blogosfera a falta de comentários e comunicação do leitor com o blogueiro. Não é algo incomum no meio, até mesmo os blogs com mais de dois mil seguidores tendem a ter problemas de comunicação com o público alvo. Por isso resolvi fazer um pequeno texto explicando algumas coisa que são de suma importância em um blog.

Na semana passada recebi um e-mail de uma parceira perguntando porque não estava postando os textos dela, pois uma leitora havia entrado em contato com ela para saber quando sairia o próximo capítulo.  Como todos sabem andei afastada por conta dos estudos e só agora estou pegando no tranco novamente por aqui.

Não ligo que os leitores entrem em contato comigo por e-mail, ou por mensagem no Facebook  Até gosto e aprecio a opinião de todos sobre o meu trabalho, que poucos sabem é intenso e dedicado apenas a vocês. Mas acredito que se tem algo a reclamar ou a perguntar, pergunte diretamente a mim. 

A referida leitora, disse ser uma leitora 'assídua' do blog, mas não sabia que eu estava afastada por motivo de força maior, coisa que expliquei em milhões de postagens, e mesmo assim, antes de entrar em contato comigo procurou a minha parceira, que aliás não tem nada a ver com as postagens aqui do blog, pois trabalho sozinha e com recursos próprios.

Você está se perguntando o que esse ocorrido tem a ver com o título do texto? Tudo, pois se trata de falta de comunicação do leitor e exemplifica bem a importância dos comentários em um blog.
Quando me afastei, decidi não postar por um tempo o referido texto, pois não havia muito fluxo de leitura, e nenhum comentário. Resumindo, o romance não emplacou e eu deixei pra lá decidindo postar aos poucos quando volta-se sem me preocupar muito. Os leitores não liam, não comentavam como nos outros textos, então achei que ninguém lia. 

Tudo que é postado em um blog, foi trabalhado muito tempo antes, editado, pesquisado e tudo isso necessita de TEMPO. Não é simplesmente copia, cola e posta; até isso precisa ser editado, analisado e programado para ser como o autor do blog quer, para ter a cara de quem está postando e para agradar ao leitor de forma organizada e bela.

Não estou falando para você sair comentando tudo que não gostou de forma ofensiva ou desrespeitosa, mas para você comentar quando algo lhe agrada. Comente que está louco para ler o próximo capítulo de um conto on-line, comente que gostou da dica... Dê a sua opinião.

Um blog é dedicado ao público e o público é quem faz o blog. É como aquela velha história do aluno faz a escola. Nenhum blogueiro tem bola de cristal, mesmo que tenhamos acesso ao fluxo de pessoas que viram a publicação não temos como saber se foi aceito ou não. 

COMENTEM! INTERAJAM! PARTICIPEM!

Todo o trabalho na blogosfera é dedicado a vocês! Prestigiem... Ler um livro toma tempo, assim como assistir a um filme ou série. Fazer um comentário sobre eles leva tempo, os texto tem de ser revisados e se manterem da forma o mais impessoal possível para que não haja spoiler's (mesmo que eles aconteçam algumas das vezes).

Tenho no blog campos específicos para a participação de leitores, em 'contato' há o e-mail do blog, no simbolo do Facebook você vai diretamente para a minha página no Face. Opção de contato vocês tem aos montes, USEM!

Temos de criar uma ligação, temos de criar um contato pessoal não apenas para melhorar o blog, mas para interagirmos de forma divertida, trocando ideias, opiniões. Tudo isso é muito importante para a blogosfera, aproveitem! Estamos aí para ouvir e responder.

Por hoje é só pessoal. Espero que entendam! Beijocas!

Um Comentário

  1. Pior que é verdade
    quase ninguem comenta né?
    uma pena, pq parece q ficamos no vácuo
    eu tenho um blog literário, mas sei que é pro meu prazer mesmo
    bjins
    Leila
    http://fanaticas-por-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir