Esse filme vi praticamente junto com o filme A Outra, mas final de semana passado o revi em um canal fechado.
O filme trata de um drama, baseado na história da real duquesa de Devonshire, ou seja é biográfico. Mas é extremamente bem feito, sem falar na trama inspiradora interpretada por Keira Knightley, de Orgulho e Preconceito, como Georgiana Devonshire e Joseph Finnes, de O Morro dos Ventos Uivantes, como o duque déspota com quem se casa (confesso que amo filmes com esse cara, pois ele arrebenta na interpretação de qualquer papel. Para mim é um ator completo.)

Estamos mais uma vez na Inglaterra entre o final do século XVIII e o XIX. Georgiana ou G ainda não foi apresentada a sociedade quando sua mãe fecha seu matrimônio com o solteirão Duque de Devonshire. Iludida por um amor que não existe G é entregue para um homem bruto, que dá mais atenção aos seus cães que à ela.

Como sempre havia desenhado seus próprios vestidos e criado sua própria moda, passava seus dias criando peças para si. Até que em um jantar entre membros de um famoso partido inglês ela conquista todos a sua volta com seu carisma e inteligência. Entrando assim para o meio político ao qual seu marido não participava.

Lançando moda com seus vestidos exuberantes. G conquista toda a Inglaterra em sua empreitada politica. Até que um antigo amor de infância retorna a sua vida... balançando novamente seu coração.

G tem apenas uma amiga e a leva para viver consigo, mas esta é chantageada pelo Duque e se torna sua amante. Levando uma vida de opulência, mas de extrema infelicidade, pois seu marido faz questão de que seja assim até que ela lhe dê um filho homem...

Então ela decide fazer um acordo com seu marido, que acaba violentando-a. E é dessa união que nasce o filho varão tão esperado. Como havia sido acordado, ela estava livre e durante meses, em sua casa de campo, ela vive momentos de verdadeira paixão ao lado do homem que ama verdadeiramente... Mas seu idílio termina quando o duque descobre que seu amante também está na mesma cidade que ela e vai chantagea-la: ou ela volta para ele ou ele destruirá todas as chances de seu amado na política assim como a proibirá de ver seus amados filhos...

Decidida a retornar para o Duque, ela entende o que levou sua melhor amiga para a cama de seu marido. E também com ela vai o filho de seu grande amor... a quem ela tem de abrir mão mais uma vez para não perder os filhos e estragar a vida política de seu amado...

G continua vivendo sua infelicidade no termino de sua vida abençoa a união do duque e sua melhor amiga...


Em A Duquesa o filme conta a vida da Duquesa de Devonshire, Georgiana Cavendish (Keira Knightley), que viveu de 1757 a 1806. De beleza invejada nas rodas sociais inglesas, Georgiana usou um pouco mais do que suas influências para participar do cenário político, numa época em que o direito de voto ainda levaria um século para ser concedido às mulheres.

Deixe um comentário