♥ Mau Começo ♥
Ed: 33 - Seguinte
Sinopse:
Mau começo é o primeiro volume de uma série em que Lemony Snicket conta as desventuras dos irmãos Baudelaire. Violet, Klaus e Sunny são encantadores e inteligentes, mas ocupam o primeiro lugar na classificação das pessoas mais infelizes do mundo. De fato, a infelicidade segue os seus passos desde a primeira página, quando eles estão na praia e recebem uma trágica notícia. Esses ímãs que atraem desgraças terão de enfrentar, por exemplo, roupas que pinicam o corpo, um gosmento vilão dominado pela cobiça, um incêndio calamitoso e mingau frio no café da manhã. É por isso que, logo na quarta capa, Snicket avisa ao leitor: "Não há nada que o impeça de fechar o livro imediatamente e sair para uma outra leitura sobre coisas felizes, se é isso que você prefere". Em 2005, Jim Carrey estrelou uma versão cinematográfica dos três primeiros livros da série, no papel de conde Olaf.



"Se vocês se interessam por histórias com final feliz,
é melhor ler algum outro livro. Vou avisando, porque este é um livro
que não tem de jeito nenhum um final feliz, 
como também não tem de jeito nenhum um começo feliz, 
e em que os acontecimentos felizes no miolo da história são pouquíssimos."
pág. 09



PRA PENSAR!



Desde que vi a primeira vez o filme, com participação do Jim Carrey, que estou curiosa para saber mais profundamente sobre os Baudelaire. Com o tempo, confesso que, o interesse foi diminuindo, até que vi o primeiro trailer da série que será lançada na semana que vem na Netflix (13/01) e tornei a me interessar - obviamente a nova roupagem me parece muito mais próxima das obras literárias, mas ainda preciso esperar o lançamento para saber na íntegra o que vou realmente encontrar.

Com o lançamento da série, a editora Seguinte em parceria com a Submarino criaram um box lindo, onde estão reunidos dos 13 volumes gracinhas dessa história nada feliz, mas cheia de aventuras e mistérios. Com tanta movimentação sobre o assunto, cá estou eu com os dois primeiros volumes de Desventuras em Série para falar um pouco desse começo nada feliz de uma história ainda mais infeliz.

Os dois primeiros volumes, que recebi em parceria com o grupo Companhia das Letras, trás ilustrações lindas, letras grandes e um acabamento encantador, que vou mostrar depois em vídeo para vocês no canal no Youtube e no Instagram. Quanto a escrita de Lemony, não tenho muito a dizer, é um livro escrito para crianças, então não há nada de sobrenatural na escrita do autor, apesar de achar certos termos ainda um tanto complicados para o público alvo, a forma como ele consegue nos envolver e nos levar rapidamente pela leitura dessas 150 páginas de problemas enfrentados pelos jovens Baudelaire é impressionante.

O livro já começa com um alerta, onde o narrador/autor nos avisa que esta é uma história triste, que não há um final feliz e que se deseja finais felizes, pode fechar o livro por ali mesmo e procurar outra leitura. Se você não desistiu da leitura logo no primeiro capítulo, será, então, apresentado aos irmãos Baudelaire - lê-se Bod.ler - Violet, Klaus e Sunny - crianças extremamente inteligentes que passam seus dias, ou matutando engenhocas mecânicas, ou lendo incessantemente ou roendo alguma coisa.

Um belo dia, os irmãos recebem a triste notícia de que estão órfãos e é a partir daí que suas desventuras começam. Primeiramente, os irmãos são recebidos na casa de um velho conhecido da família e depois são enviados para a decrépita casa do conde Olaf, um primo distante que ninguém nunca ouvir falar.

Olaf é horrível e não está nem aí para o bem estar das crianças - só os aceitou em sua casa por acreditar que pegando a guarda dos pequenos poderia enfim por a mão na fortuna que seus pais haviam deixado para eles, mas ledo engano.

Violet só terá direito a mexer na herança quando for de maior, então - até que os pirralhos cresçam, ele terá de aturá-los, ao menos é o que pensava até ter uma brilhante ideia. Enquanto trama para roubar os irmãos, Olaf, os obriga a trabalhar diariamente limpando a casa, as chaminés, cortando lenha e etc. Além desses serviços duros para as crianças, quando o conde se encontra de mau humor sobra até uns safanões para eles, mas reclamar não adianta nada - parece que ninguém está disposto a ajudá-los e eles tem total certeza de que Olaf está tramando alguma coisa para por a mão na fortuna deles.

É quando a ideia estapafúrdia de uma encenação de casamento os leva a crer que ele está disposto a casar com Violet e se tornar o dono de tudo que é de direito dos pequenos. Desesperados os irmãos não sabem como se livrar dessa nova situação... ninguém os ouvia. Ninguém estava disposto a ajudá-los, porque ninguém acreditava neles...

Ao bolarem um plano para se livrarem de Olaf, só não podiam contar com a astúcia do conde que sequestra Sunny para obrigar Violet a se casar com ele - Como sair daquela enrascada? Como se livrar de um tutor tão malvado e asqueroso? Só lendo para saber!

Obviamente, os problemas dos irmãos estão só começando, esse é apenas o primeiro volume de treze, então muita coisa vai acontecer - Sim, é uma história triste, mas também uma história cheia de lições para nós. Tenho certeza de que o público infantil terá uma visão diferente de todo o enredo criado pelo autor, mas como adulta, eu entendi o quanto erramos ao não dar ouvidos aos pequenos. A maldade está em todo lugar, até mesmo dentro de nossas casas, então devemos sempre investigar se o que uma criança diz é ou não verdade, não importa o quão absurda possa parecer a situação.

Violet, Klaus e Sunny, são só personagens de uma obra de ficção, altamente perspicazes e inteligentes, mas também são apenas crianças tão vulneráveis quanto quaisquer outras que se encontram na mesma situação, ou pior do que a deles, na vida real.

Vale a pena ler e parar para pensar!

BOX PROMOCIONAL COM TODOS OS VOLUMES DA SÉRIE LITERÁRIA
- A VENDA NA SUBMARINO! -
http://www.submarino.com.br/produto/110115722/livro-caixa-desventuras-em-serie-13-volumes-?condition=NEW&oferta=3131303131353733312e30303737363537343030303636302e4e4557


TODOS OS EPISÓDIOS DA PRIMEIRA TEMPORADA DISPONÍVEIS NO DIA 13/01/17


13 Comentários

  1. Esse box é lindo demais, eu fiquei encantadíssima quando o vi. Só que até agora eu não sabia muito sobre. Adorei ler sua resenha tão entusiasmada, me deixou curiosa. :)

    ResponderExcluir
  2. Eu lembro que era bem novinha quando vi o filme e eu não gostei. Não sei bem explicar porquê, mas o filme me deixava ansiosa, nostálgica e com mau estar. No entanto, este ano, através de um projeto que eu decidi participar, eu tinha em mente ler a série toda, mas li apenas o primeiro livro e os sentimentos voltaram... Aí eu desisti, mas acho que vou dar mais uma oportunidade, com a série de Tv.
    Beijinho
    www.fofocas-literarias.blogspot.pt
    (Uma das minhas metas para 2017 é, finalmente, aumentar o meu número de seguidores, ou pelo menos as visitas no meu blog, porque sinto que tudo estagnou há mais um menos 1 ano. Então se vc quiser fazer uma visitinha, seguir, ou quem sabe, pelo menos deixar uma sugestão para melhorar, eu seria muito grata.)

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Eu já li esse livro e gostei bastante dessa história. Ao mesmo tempo que tem um tom sombrio, tem um tom cinico e até um toque divertido, pelo menos eu achei rsrs
    Eu gosto bastante dessa série, pena que acabei não comprando os outros volumes.
    Bjks!
    histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  4. Nunca animei de ler essa série, porque faço parte do grupo que prefere histórias mais leves. Vamos ver se agora o seriado me inspira. O box é lindo! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Que ótima resenha! Eu já tinha visto o livro em alguns sites mas nunca me chamou à atenção. Pelo que li parece uma história encantadora, com certeza irei ler!

    http://www.literaturanews.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não conhecia a série, nem os livros e nem na tv.
    Achei a premissa muito boa, um livro que eu leria com toda certeza. Se eu não tivesse lido sua resenha não teria me interessado de maneira alguma pelo livro, por conta da capa não ter me conquistado.
    Adoro quando o narrador já começa com esses avisos, tipo se comunicando com o leitor.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Assisti o filme outro dia e fiquei com muita pena dos irmãos Baudelaire. Não sei se eu acompanharia essas desventuras em treze volumes. É muita tristeza!! Concordo com você quando diz que devemos ouvir as crianças.
    Excelente resenha!

    Bjos,

    http://contosdacabana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Comigo aconteceu quase a mesma coisa que com você. Após ler o filme e descobrir que era uma adaptação dos três primeiros livros, fiquei super curiosa para saber mais sobre a família. Porém com o tempo acabei perdendo um pouco do interesse.
    Não sou de acompanhar séries, mas quero muito ler e poder assistir a esta! Adorei saber suas impressões e espero que a série faça jus ao original!

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá,
    Preciso muito começar a ler esta série, afinal tenho visto em suas impressões, que apesar de ser uma história triste, ela nos traz lições que levaremos para a vida toda. Estou aguardando ansiosamente a estreia da série no Netflix.

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    como você fiquei curiosa em conhecer os livros após assistir ao filme, mas na época não estava podendo me dedicar com afinco a leitura. Hoje mesmo assisti ao trailer no Netflix e essa vontade voltou com tudo, ainda mais com esse box lindo da editora.
    É uma história triste e com muitas lições a serem aprendidas, mas ainda tenho esperança, afinal são 13 livros né

    Beijos,
    Anne
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Esse box é maravilhoso mesmo, queria muito comprar. Eu estou até bem ansiosa pela série do netflix sabe? Não sabia dessas novas edições dos livros, mas é bom saber que tem boas ilustrações e isso acaba convencendo os leitores a adquirirem o livro. Adorei o alerta de que não é uma história com final feliz, pois estas são as que justamente me agradam muito. Adorei ler suas impressões, no momento não vou poder iniciar essa leitura, mas sei que um dia ainda darei uma chance a esses livros. E claro, pretendo ver a série no Netflix assim que lançar.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Hello! Tudo bem?
    Estou acompanhando as novidades da série e achando mto interessante tudo.
    Legal demais relançarem os livros, acho o box uma lindeza só.
    Já conhecia a historia e to vendo que vou amar reler tudo.
    A serie na tv vai ser um arraso tb, loka pra ver, hehe.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Meu sonho de consumo é esse box de Desventuras em Série. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas morro de vontade e aguardei ansiosamente a estreia do seriado na Netflix. Começarei a maratona hoje mesmo e logo logo comprarei esse box maravilhoso.
    Beijos.

    ResponderExcluir