(Este livro não é recomendado para menores de 18 anos)
♥ Raio de Sol ♥
Ed: 01 - Outro Planeta
Sinopse:
Segredos.
Todo mundo tem um.
Alguns são maiores que os outros.
Alguns, quando revelados,
Podem curar você...
E outros podem acabar com você.
Faça épico, costuma dizer Kate Sedgwick quando quer estimular alguém a dar o melhor de si. Nascida numa família-problema, com direito a mortes e abandono, a garota de dezenove anos sempre buscou fazer a diferença. Em vez de passar os dias lamentando os infortúnios da vida, como tantos fariam em seu lugar, sempre vê as coisas pelo lado positivo não é por outro motivo que Gus, seu melhor amigo, a chama de Raio de Sol. E é por isso que, quando passa na faculdade e se muda da ensolarada San Diego, na Califórnia, para a fria cidade de Grant, em Minnesota, ela leva consigo apenas boas lembranças e perspectivas. O que ela não espera é que será surpreendida pelo amor único aspecto da vida em relação ao qual nunca quis ser otimista ao conhecer Keller Banks, um rapaz que parece corresponder aos seus sentimentos. Acontece que tanto ele quanto ela têm um segredo. E segredos, às vezes, podem mudar tudo.



"Sei que está triste agora. Sinta a dor, mas não se agarre a ela.
A dor sufoca a vida, deixe que passe. Se lembre de mim e fique feliz.
Você tem uma vida incrível pela frente. Aproveite cada minuto.
Começando agora."
pág. 440




LINDO! PORÉM TRISTE...



Quem acompanha o blog há mais tempo sabe que eu corro às léguas de livros com finais trágicos e tristes. Eu acredito que a vida em si já é uma tragédia sem tamanho, então quando vou ler, quero sair da realidade e me emocionar com finais felizes. O livro pode ser um drama, as personagens podem sofrer agruras o enredo inteiro, eu posso chorar, rir, morrer de raiva, mas pra mim o final tem de ser feliz, tem de me encher de esperança e positividade... é pra isso que eu leio. Por isso livros como Raio de Sol, são raramente lidos e resenhados por mim, eu simplesmente fujo deles, mesmo que eu os leia e até goste prefiro me abster de horas banhada de ranho, lágrimas e milhares de .

Li resenhas maravilhosas sobre esse livro, resenhas que me prepararam para a bela lição de vida que iria encontrar em suas páginas, disseram que iria me emocionar, mas nenhuma havia deixado claro o final trágico que encontraria. 

Quando comecei a ler o livro de cara me encantei pelo Gus, acho que a maioria dos leitores se encantaram com ele. Não vou menosprezar o Keller, ele é um cara incrível, mas nada se compara ao Gustov, nada se compara ao seu amor incondicional e amizade verdadeira, por isso fui dar uma conferida nos últimos capítulos e estava lá, a tragédia. Quase desisti da leitura, fiquei um dia sem pegar no livro por pura birra, mas acabei voltando a ler para ver no que iria dar e apesar de não ter curtido o final, gostei muito da leitura e mais ainda da lição de vida, amizade e esperança passada pela autora em cada uma das páginas desse livro.

Fiquei super feliz de saber que a Planeta também irá publicar o livro do Gus, senti muita falta da participação dele em Raio de Sol... e espero que não tenha nenhum final triste e sim, uma bela história de superação... ele vai precisar. Enfim... só lendo para saber o quão maravilhoso é esse cara, em todos os sentidos. Ele merece um livro só dele e eu quero muito saber o que vai acontecer depois de tudo o que aconteceu por aqui.

O livro é narrado, na maioria dos capítulos, por Kate, uma jovem que desde muito nova tomou para si responsabilidades que não cabiam a ela e sofreu muito em prol do bem estar de sua irmã mais velha, Grace, que tinha síndrome de Down. Apesar de todo o passado tenebroso e das perdas irreparáveis, Kate nunca deixou de ver o lado bom de tudo, nunca se permitiu um momento de tristeza e descobriu que a felicidade vive nas pequenas coisas. O modelo de família ideal, ela conheceu com Audrey e Gustov, mãe e filho, que eram seus vizinhos quando era muito criança.

Desde então, Kate e Gus são amigos inseparáveis. Após perder a irmã, Kate descobre nos exames de rotina que tem poucos meses de vida e decide guardar isso para si, para não atrapalhar a carreira musical de Gus. O rapaz seria capaz de tudo por Kate, até mesmo largar seu sonho de fama e sucesso para ficar ao lado dela, mas ela prefere não fazer isso e guarda pra si seus problemas. Sua meta? Viver cada dia intensamente e positivamente.

Ela quer ir para a faculdade e para isso terá de se afastar de Gus, o que acaba levando a ambos a uma noite intensa de amor. Ela também havia sentido aquela forte ligação, ela sempre amara Gus, assim como sabia que ele a amava, mas ela não poderia alimentar esse sentimento por ele, não seria certo, não sabendo que seus dias eram contados. Então prefere manter a amizade como se nada tivesse acontecido. Pode parecer estranho, depois de tudo o que aconteceu entre eles, mas Gus também acha que o melhor modo de lidar com o ocorrido é ignorar aquela noite, mesmo que ela tenha sido a coisa mais maravilhosa da vida de ambos. Ele não acredita ser homem para ela e abre mão de tudo o que sente para que ela possa seguir seus sonhos e ser feliz, torcendo para que ela encontre um cara que a ame e respeite tanto quanto ele. 

Kate é uma pessoa tão solar que é impossível para as pessoas não se encantarem com ela. Então, logo que chega em sua faculdade em Minnesota já angaria amigos incríveis. Entre esses amigos, ela conhece Keller, um rapaz lindo, que tem seus próprios esqueletos no armário. Uma forte atração surge entre eles e por mais tentada que Kate esteja a se entregar aquele sentimento, ela prefere manter distância. O que não os impedirá de viver uma linda história de amor.

Conhecer o segredo um do outro será essencial para que o envolvimento entre eles se torne mais sólido e intenso. Ainda é difícil para Kate confessar seu amor, mas sua presença ao lado de Keller ajudando-o a lidar com seu passado, com os pais e com seu futuro será primordial para a libertação do rapaz... Sua saúde está cada vez mais deteriorada e esconder dos seus amigos sua situação será cada dia mais difícil.

Vendo a trama como eu relatei, parece que não tem nada demais, que este é só mais um livro com final triste, mas é aí que nos enganamos... Ele vai além disso, é a uma história de amor, amizade e superação. Como disse, Kate é uma jovem incrível, que não gosta de pensar nas coisas ruins da vida quando pode estar usando as horas do seu dia fazendo coisas incríveis para pessoas que lhe são caras. Não é apenas a história de Kate e Keller, é uma história de como uma pessoa com a carga de Kate é capaz de mudar vidas onde quer que esteja.

Como iniciei a resenha falando, não é o tipo de leitura que me agrade, mas o livro me surpreendeu, não no quesito dramático, mas nas histórias que vamos conhecendo e nas pessoas que vão florescendo. Não sei se consegui imprimir aqui tudo o que vi e aprendi com a leitura dessa história, mas espero ter deixado claro, que apesar do meu desgosto com o encerramento do livro, a leitura foi maravilhosa, de uma lição de vida sem igual. Então, se você for como eu e não curte livros assim, dê uma chance a esse... ele é lindo, apesar dos pesares! Vocês não irão de arrepender.

Ah! Para fechar... Quando terminei de ler esse livro, não conseguia tirar da cabeça o quanto a musica a seguir combinava com a leitura então, deixo aí a música legendada para vocês entenderem o porque.


* * *

Resultado de imagem para kim holden fantastic fiction Bright Side
(Este livro não foi publicado em Portugal)

17 Comentários

  1. Nooooossa, ainda estou achando que esse livro foi feito baseado nessa música ou a música foi feita baseada no livro. Porque é impossível não ser.
    Exatamente assim, cópia.
    Adorei a melodia da música, a letra, Eu tive que deixar você partir para o pôr do sol.
    Muito boa a resenha! Me deixou presa aqui no vídeo.

    http://www.revelandosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ola
    Nossa sou bem como você, de triste já basta tudo por aí, quero livro com final feliz, ou pelo menos que termine com esperança, que os vilões paguem pelo que fizeram, essas coisas de 'novela'
    Então acho que vou passar a dica.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Nossa, já li também várias resenhas falando muito bem desse livro mas nunca fiquei sabendo que havia um final trágico! Que triste vocÊ descobrir antes de chegar nessa parte da leitura!
    Mas mesmo assim estou morrendo de vontade de realizar essa leitura.
    Beijos.
    http://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá, assim como você não gosto de fins trágicos, a vida já é tão triste né? Nenhuma resenha prepara para o fim trágico, mas eu já esperava isso porque todo mundo fala de lágrimas rolando solta, por isso, embora tenha o livro vou postergar até onde não puder mais kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Oi. Já tinha visto esse livro em algum lugar, mas não me lembro agora. Parece ser interessante a premiesa. Fiquei curiosa. Vou anotar o nome e conferir depois.

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona acho que o maior presente é conviver com pessoas assim, que são esse Raio de Sol em nossas vidas, eu assim como você evito livros com essa temática, mas li tantos elogios que terei que ler, essa grande lição de positividade perante a vida. A capa do livro é linda. beijos e ótima resenha

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Já vi algumas resenhas desse livro e todos acham a mesma coisa. lindo, mas triste. Esses livros com lições de vida são assim mesmo. impactantes, embora lidos. Estou bem curiosa em ler essa obra.
    sua resenha está ótima! Parabéns!!


    #Ana
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi!
    Li várias resenhas desse livro e todas elas foram extremamente positivas que me instigaram a ler esse livro que parece ter uma história linda e motivante. Adoro um bom drama e já coloquei esse na minha lista de leituras futuras.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu só vi resenhas falando bem desse livro e que ele tinha um drama mas não imaginei que tinha um final trágico. E eu não gosto de livros com finais trágicos, pelo menos não os que eu não sei o que acontece antes de acontecer. Sofro demais quando pego livros assim e não sei se estou preparada para ler esse antes de saber o que acontece. E embora pela sua resenha tenha entendido que o Keller tem seu papel, não consigo entender pq alguns personagens largam tudo achando que não são bons o suficiente para o outro... quer dizer, eu entendo que ela não queira que ele largue seus sonhos já que ela está com os dias contados, mas porque ele não tenta insistir um pouco se a ama?
    Affff
    Já vi que vou ter que caçar alguns spoilers antes de começar a ler o livro - senão é melhor nem chegar no final... como vc disse, a vida já é trágica demais sem a gente esperar então ao menos eu saberei mais e melhor no que estou me metendo...rs
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  10. Diferente de você, adoro histórias dramáticas e trágicas.rs. Gosto quando o autor mata até a personagem principal.
    Não conhecia Raio de Sol e nem o autor, mas pela sua resenha este livro se encaixa no que gosto de ler e vou procurar ele.

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Fico feliz em saber que mesmo que não seja uma leitura que te agrade tanto pelo fato de ter um final triste e todo esse drama, que tenha te surpreendido.
    Também não gosto muito de livros com essa pegada, pois como você prefiro ler algo mais alegre e que fuja de tanto chororo, algo que me faça rir e esquecer do mundo a minha volta.
    Mas tenho visto muita gente falando bem de Raio de Sol e talvez, assim como você, arriscarei a leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Amei essa leitura! Claro que eu preferia um final diferente, mas não dava pra isso acontecer. Acho que foi o livro que mais me fez chorar na vida, desde a hora que descobri o que ia acontecer não parei mais de chorar, isso quer dizer que chorei umas 170 páginas seguidas. Também estou curiosa pelo livro do Gus, espero que saia logo por aqui.

    ResponderExcluir
  13. Olá,

    Confesso que não consegui me interessar por essa história, pois sei que é triste, com morte e tudo mais, estou evitando esse tipo de livro porque fico com meu emocional super atrapalhado haha. Ainda assim, gostei das suas considerações e é uma obra que vou deixar mais para o futuro.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  14. Ual,esse livro realmente deve ter algo especial pois toda resenha que eu leio dele a pessoa se sentiu extremamente tocada por ele ,preciso urgentemente fazer essa leitura e entender esses sentimentos que esse livro passa

    ResponderExcluir
  15. Oie
    ando bem curiosa pela leitura pois vejo alguns elogios e o enredo chama muito a minha atenção, sem contar essa capa tão lindinha

    Beijops
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oie!!
    Tá ai um livro que eu tenho muita curiosidade para ler. A capa é linda demais e adoro histórias com esse enredo. Saber que é surpreendente, melhor ainda.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Oi! A história do livro parece cativante... nossa... e adoro quando encaixa perfeitamente com uma música *-----* Muito bom.

    bjs - Papierllon

    ResponderExcluir