♥ Filosofia para Corajosos ♥
Edição: 04 - Planeta
Sinopse:
O objetivo deste livro é ajudar o leitor a pensar com a sua própria cabeça. Para tal, o filósofo e escritor Luiz Felipe Pondé, autor de vários best-sellers, se apoia na história da filosofia para apresentar argumentos para quem quer discutir todo e qualquer tipo de assunto com embasamento. Afinal, os grandes filósofos estudaram, pensaram e escreveram sobre os temas essenciais com os quais ainda lidamos no mundo contemporâneo. O livro está dividido em três partes: “Uma filosofia em primeira pessoa”, onde o autor conta como ele entende a filosofia; “Grandes tópicos da filosofia ao longo dos tempos”, que traz um repertório básico dos temas que todo mundo precisa conhecer mais a fundo; e “Por que acho o mundo contemporâneo ridículo”, uma análise ferina da sociedade atual.


"A vida sem espanto é burocrática e tudo que é burocrático,
compromete a beleza das coisas. E Dostoievski dizia que a beleza salvará o mundo.
Para mi, a filosofia é uma confissão dessa beleza.
E quero partilha-la com você."
pág. 21




DELICIOSAMENTE SARCÁSTICO!



Eu acompanho o trabalho do Luiz Filipe Pondé há algum tempo, lendo alguns de seus textos avulsos e acompanhando seu canal no Youtube. Quem me conhece mais intimamente, sabe que filosofia tem sido um banquete para mim nos últimos tempos e discorrer sobre as várias questões filosóficas da vida tem sido algo extremamente gratificante pra mim.

Quando solicitei esse livro para ler, não esperava menos do que o bom e velho sarcasmo, emoldurado em ironia e criticas firmes sobre vários pontos da vida cotidiana. Como o próprio título do livro fala é filosofia para corajosos, é leitura para quem não tem medo de pensar por si e vive fora da caixinha onde ditam o que pode ou não ser correto.

O livro já começa com uma introdução 'bofônica', onde quem tem muitos 'não me toques' poderá se sentir ofendido quando sua limitada inteligência for posta em questão, mas a vida é assim... não nascemos sabendo de tudo, muito menos agradando a todo mundo.

div style="text-align: justify;"> Nessa introdução Pondé nos apresenta seu livro, seu intento com ele e como nos fará pensar por nós mesmos diante de vários assuntos que serão abordados no decorrer da leitura. De capa a capa encontramos opiniões fortes do autor sobre pontos como relações amorosas, relações sociais, trabalho, religião, política, economia e educação.

Criticas ácidas permeiam esses diversos pontos, mas o livro não se limita a ser um compilado de opiniões do filósofo. Ele é também uma mescla de vários outros textos de filósofos clássicos. Pondé, não sai simplesmente dizendo o que ele pensa, mas nos trás também o que os grandes pensadores clássicos disseram sobre o tema decorrente no momento da leitura, o que nos leva a meditar sobre o assunto levantado em questão.

A ideia central do livro é nos fazer pensar, é nos fazer críticos de dadas situações levantadas na leitura, sendo assim a obra cumpre exatamente a sua proposta!

Terminei a leitura totalmente grata pelo que encontrei nas páginas do livro e cheia de questionamentos sobre várias situações do mundo contemporâneo e a forma como lido com ele. É realmente difícil pensar por si só em um mundo onde todo mundo quer impor e ditar algo na sua vida e na sua mente.

É triste ver nossa necessidade de viver dentro de padrões nos 'emburrecendo' dia após dia, nos fazendo acreditar em qualquer besteira que nos é dita pela mídia ou por aqueles que se acham os donos da verdade apenas por serem formadores de opinião. Somos levados a aceitar tudo que nos é dito e temos medo de questionar a veracidade dessas coisas e isso vai nos limitando.

Então, para não me delongar demais, deixo a dica para os corajosos que querem sair do rebanho e descobrir a força de seu próprio questionamento sobre tudo que permeia sua vida. Essa é a sua leitura.

Vou deixar alguns vídeos do autor sobre alguns assuntos que ele aborda no livro.

(Ele não fala sobre feminismo em si, mas sobre a alteração masculina por conta do mundo moderno)
(Ele explica mais profundamente Religião e sua importância moral e ética e sobre Ateísmo no livro)

22 Comentários

  1. Oi!

    Acho esses tipos de livros super interessantes! Minha matéria favorita na escola é filosofia, na qual eu sou muito boa e não perco uma aula! Graças a meu professor descobri esse mundo e não consigo mais largar!
    O livro que você resenhou me deixou bastante curiosa e ansiosa para a leitura. Amo quando a leitura flui de uma maneira que te faz pensar em tudo e em todos! Com certeza vou adicionar esse lindo à minha ''pequena'' lista de desejados, haha! Obrigada pela resenha e pela dica maravilhosa!

    Sucesso com o blog sempre!
    Beijos, Belle.
    floraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Já li alguns artigos do Pondé, e percebi que temos algumas idéias bem parecidas, eu sou um tipo de pessoa que aceita de pronto qualquer coisa, tem sempre aquele pontinho ou virgula, as vezes me acho até chata.
    Eu tenho um pouco de receio de ler livros de filosofia, alguns traumas por conta dos meus infinitos questionamentos, mas acho que essa leitura seria interessante para mim

    ResponderExcluir
  3. olá!
    Sua resenha é de empolgar qualquer leitor!
    Mas confesso que no momento eu estou lendo coisas mais superficiais, para distrair a cabeça.
    Dica anotada para leitura futura.
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Não é bem um tipo de livro eu eu procuro para ler, mas acredito que em algum momento a leitura poderia ser interessante. Sem dúvidas, é sim uma boa leitura mas para um público certo.

    ResponderExcluir
  5. Olá realmente o livro me parece bem interessante, livros que nos fazem pensar e ter senso crítico são ótimos, e temos que ouvir não só a nossa opnião e sim tambem a dos outros, o que não nos obriga a concordar com elas, uma ótima dica de livro

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?

    Não gostei muito da temática. Filosofia não é dos assuntos que mais gosto.
    Porém a crítica que ele parece fazer é bem interessante, quem sabe um dia eu poderia lê-lo.

    Beijos:*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Não conhecia ainda o livro e nem o autor mas achei a proposta do livro muito interessante. Adoro livros que nos fazem pensar e acho a leitura deles necessária, mesmo que ocorra só ocasionalmente. O livro ser pontuado de sarcasmo, pra mim, é só mais um ponto positivo haha.
    Beijos!
    Por Livros Incríveis

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia nada sobre o autor.
    Não curti muito a premissa do livro, simplesmente não me chamou muito atenção, mas valeu conhecer um pouco mais através dos videos o autor.

    #Ana

    LiteraKaos!

    ResponderExcluir
  9. Olá,

    Confesso que já vi algumas resenhas desse livro que não me convenceram a ler, mas eis que a sua me deixou um pouco curiosa e até fiquei interessada na premissa. Espero em breve poder embarcar nessa história.

    Abraços,
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  10. Linda que livro mais encantador, eu adoro esse gênero e esse tipo de leitura, porque realmente me agrada e me faz refletir sobre tantas coisas, a sua resenha despertou muito meu interesse e adorei que tenha trazido ao blog.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá.
    Eu nunca gostei muito de filosofia, eu sempre tive certos problemas em intender muita coisa que era passado na escola. Mas confesso que me interessei por este livro especialmente com você falando tão bem.
    Eu sempre gostei de ter um pensamento bem critico sobre tudo á minha volta. Eu acho que esse livro pode realmente me fazer questionar como fez com você. Espero que sim.
    Bjssss

    ResponderExcluir
  12. Olá,
    Livro bem polêmico não é?
    Desde o ensino médio tenho trauma de Filosofia, fui meio que obrigado a estudar mesmo no tempo que que a disciplina estava adentrando ao ensino médio, estudei os 3 anos e mais 1 ano e meio de filosofia na universidade, dá pra imaginar o sofrimento, não é? rsrsrs

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Confesso que Filosofia não é nenhum pouco uma das matérias que mais gosto, então só por isso fiquei bem desanimada em ler o livro. Mas vou assistir aos vídeos que você deixou, e se eu sentir uma afinidade com o autor talvez minha curiosidade pelo livro cresça.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Sempre sou a favor do questionamento, se as pessoas se pegasse a ele e procurasse saber mais sobre todo e qualquer fato, não seriam tão enganadas ou manipuladas. Sobre a leitura do livro, acho bastante interessante, mas tem que ser feita no momento certo, pois ele deve ser apreciado. Adorei a dica.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. Oi
    Acho que estou por fora do mundo virtual pois não conheço o autor ou o seu canal. Vou dar uma olhada com calma nos vídeos dele. Sobre o livro achei interessante apesar de não ser meu estilo habitual!

    Talita - Viciados em Leitura

    ResponderExcluir
  16. Ola gostei muito da proposta do livro ao nos faz pensar sobre vários temas, com uma escrita singular carregada na ironia, o que nos dá visão diferente e até irônica sobre os temas. Não conhecia o livro, sua resenha me deixou muito curiosa para a leitura, com certeza irei ler nas férias. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  17. Oie
    o titulo esta muito interessante, gostei, parece ser uma leitura pra refletir e filosofar mesmo, vou anotar a dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Adorei a sua visão sobre o livro, e que livro. A forma como o autor trata sobre os temas é bastante incomum e deixa o livro com um status bem elevado. Dica anotada, e vou ver mais coisas do autor, inclusive seus videos.

    ResponderExcluir
  19. Esse tipo de leitura não me atrai, gosto de refletir e questionar o que acontece mas não dessa forma. Normalmente escolho livros de ficção, e quanto mais distantes da realidade melhor. Mas que bom que gostou!

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Não conhecia o autor nem o livro, nem mesmo sabia que ele tem um canal no youtube. Adorei a capa do livro é realmente muito linda, mas a premissa não me conquistou mesmo sendo uma ótima premissa, mas infelizmente não é um livro que chama minha atenção, mesmo com todos os pontos positivos destacados aqui.

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia o livro, mas a ideia dele é muito boa. Acho muito importante que questione mais as coisas, que não se aceite tudo como verdade absoluta sem nenhuma contestação. Dica anotada.

    Tatiana

    ResponderExcluir
  22. Oi, eu conheço o autor de ouvir falar, mas não sei se eu encararia a obra nesse momento não. Porém tenho certeza de que é um livro interessante pra ler e garimpar sobre diversos assuntos.
    Beijooos

    ResponderExcluir