Estou para assistir essa série desde que ela foi lançada, mas sempre fui deixando de lado porque por mais que eu ame filmes, livros e séries que se passam nas duas grandes guerras que já houveram, eu sempre choro miseravelmente quando resolvo assistir ou ler.

A série é baseada no livro de mesmo título, escrito por Stephen E. Ambrose, historiador especialista em Segunda Guerra Mundial que também faz parte da produção da série. Na produção da série temos nomes conhecidos como Steven Spielberg e Tom Hanks. No Brasil, o livro foi publicado pela Bertrand Brasil, sob o título Band Of Brothers - Companhia de Heróis também em 2001.

Tanto série quando o livro, contam a história da “E” Easy Company, o 506º Regimento da 101ª Divisão Aerotransportada (paraquedistas), desde o treinamento inicial da equipe, em 1942, até o final da 2ª Guerra Mundial (1945). 

A série é composta de uma única temporada com dez episódios de aproximadamente uma hora e dez cada um. No início de cada episódio teremos relatos dos homens sobreviventes que fizeram parte desse grupo. Eles farão alguns comentários sobre a batalha que virá a seguir, assim como as lembranças daquela época ainda os afetam, mas também como seus companheiros enfrentaram a morte com bravura, tenham eles sobrevivido ou não, aos extenuantes dois anos de guerra.

Começaremos o primeiro episódio com a primeira missão do grupo, o famoso Dia D se aproxima e a Easy Company, está pronta para seu primeiro salto sobre terras inimigas. Enquanto aguardam a melhora do tempo, os dois oficiais que comandam o grupo relembram o tempo, não muito distante daquele onde a maior preocupação deles era ter de lidar com um oficial rígido em disciplina, ótimo instrutor, mas incompetente em campo.

Ansiosos para o primeiro salto e para por em prática os rapazes passam pela primeira intempérie, quando tem de saltar de seus aviões antes do local combinado sob fogo inimigo. Separados por essa razão, cada um busca encontrar os pontos de localização e cumprirem a missão a qual foram designados. Obviamente, muitos morrem ainda em pleno ar e a Easy volta completamente defasada para a Inglaterra.

Com destaque de bravura, o grupo é mandado seguidamente para missões cada vez mais suicidas, obtendo ou não a vitória. Porém o foco da série não é apenas as batalhas, o heroísmo e a bravura é também o convívio, a amizade, a camaradagem. A preocupação de seu comandante, a forma como ele tenta liderar o grupo sem que haja tantas baixas e como cada um está lidando com as perdas, assim como o respeito e a admiração que cada um dos homens deposita sobre ele.


A cada missão um amigo ou mais amigos deixam o grupo. O psicológico de cada homem está abalado e no decorrer de tantos anos, eles começam a cogitar qual a relevância de estarem ali, de estarem lutando contra os alemães. Qual seria o real motivo para que tantos houvessem se sacrificado por aquela causa?

A guerra está quase terminando, três anos longe de casa, presenciando tantas atrocidades e carnificina, tudo o que querem é poder sobreviver as ultimas missões e terminarem com aquele pesadelo. É nesse momento que eles encontram, após a tomada de uma cidade alemã, o primeiro campo de concentração.

Eles não poderiam imaginar que havia algo muito pior que a própria guerra acontecendo em território alemão e testemunhar tanta morte, fome e doença dentro daquele lugar os deixa em choque. Hitler agora está morto, outros campos de concentração estão sendo descobertos e cada vez que mais noticias chegam a eles, mais chocados ficam com a crueldade alemã.

Para não me alongar muito mais, acho que não preciso dizer que indico a série. Ela por si só, com todos os prêmios que ganhou, já nos mostra o quão boa ela é. O conteúdo histórico é incrível, mas conhecer cada uma dessas figuras é simplesmente emocionante. A forma como as amizades vão se formando, como eles vão lidando com as baixas do grupo, tudo, mostra que além de soldados ali haviam homens também.

Vale muito tirar um final de semana para assistir a série inteirinha e se emocionar com esses homens, alguns vivos até hoje.


:: ASSISTA ONLINE LEGENDADO - AQUI :: 
(Em alguns episódios a legenda está com problema, palavras com acento não aparecem, mas não atrapalha o entendimento do que está sendo dito.)

Deixe um comentário