♥ Órfão X ♥
Ed: 01 - Planeta

Sinopse:
Quando garoto, Evan Smoak foi recrutado no orfanato onde vivia para fazer parte de um programa americano ultrassecreto. Rebatizado de Órfão X, ele foi treinado para ser um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar. Depois de longos anos de atividade, Evan deixa o programa e usa as habilidades de agente secreto para “desaparecer” e viver para um único propósito, agora sob o codinome de “Homem de lugar nenhum”: salvar e proteger pessoas pobres e indefesas como ele havia sido. No entanto, seu passado de matador sangrento passará a assombrá-lo e também a seus protegidos. Alguém tão bem treinado quanto ele – talvez um ex-colega de programa? – está na sua cola, para tentar eliminá-lo.


"A parte mais difícil não é transformar você em um assassino.
A parte mais difícil é mantê-lo humano."
pág 104




FODA PRA CARALHO!!!!



Eu prefiro não me animar demais nos palavrões quando escrevo minhas resenhas, é mais bonito, mais educado, mais profissional e tal, mas no caso desse livro é impossível descrevê-lo apenas com maravilhoso, incrível e etc. Como diria Leandro Hassum e Marcius Melhem em um antigo stand up deles sobre palavrões: alguns são libertadores e outros muito necessários para dar intensidade. Exemplo: um livro pode ser "ótimo", mas um livro "foda pra caralho" é muito melhor. Veja o stand up aqui.

Órfão X é um desses livros fodas pra caralho. Sabe quando você não consegue largar o livro e quando termina a leitura tua cabeça explode diante da resolução e fica pensando "PUTA QUE PARIU, VÉIO! QUE FODA"? Bem... se você já pensou isso, já disse isso ou já descreveu uma leitura assim, sabe como estou me sentindo nesse momento em relação a esse livro.

Quando solicitei esse livro em parceria com a editora Planeta, imaginei pela sinopse que seria um livro interessante, cheio de ação, mistérios o que me agradaria muito, mas nunca poderia imaginar o quão incrível seria tê-lo em mãos madrugada a dentro devorando cada página, sofrendo junto com o Evan, sorrindo das situações embaraçosas em que ele se mete e com o coração na mão quando ele enfrenta um inimigo. Mal posso esperar pela continuação, que para meu desespero só será lançada no ano que vem lá no exterior. #raissasofreatélá

É meu primeiro contato com a escrita de Hurwitz e posso afirmar com toda a certeza que ele entrou para meu hall de autores queridinhos. Sua escrita é envolvente e cheia de frases impactantes. Seu cuidado na pesquisa para criar um personagem cativante e heroico foi primoroso, as descrições das lutas, das batalhas a estrutura da trama... enfim... tudo foi perfeito. Órfão X não é só um livro de ação, não sei ao certo como explicar, é um livro que vai muito além disso. 

Evan Smoak não é um herói, na verdade ele é um anti-herói. Um homem sem origens, sem nome e de lugar nenhum. Para o governo norte americano ele é uma máquina de matar, para as demais pessoas a sua volta um cara enfadonho que trabalha com exportação de produtos de limpeza.

Há décadas atrás, quando ainda era um menino, Evan foi selecionado para integrar um novo projeto do governo chamado Órfão, onde pais adotivos especialistas em treinamentos operacionais secretos os treina para se tornarem assassinos precisos e invisíveis. Cada órfão é treinado por uma pessoa diferente, sob regras diferentes e de maneiras diferentes, mas nenhum deles conhece a verdadeira identidade dos demais integrantes do projeto e seus pais adotivos. 

Evan é o órfão X e sua dedicação, rapidez no aprendizado, logo o torna um dos melhores pupilos do programa e um dos maiores e mais perigosos assassinos do mundo. Após quebrar uma série de regras ele se encontrar com outro órfão e acaba desistindo de uma missão, o que o leva a desaparecer por algum tempo e trabalhar no anonimato.

Um dos seus melhores dons é sumir do mapa e por anos ele consegue se manter escondido. Acreditando que o projeto Órfão está encerrado, ele terá uma grata surpresa quando descobrir que está sendo perseguido por dois outros órfãos que foram treinados no mesmo período que ele.

Após sair do trabalho com o governo, Evan decide criar uma rede de ajuda a pessoas em perigo, trabalhando no anonimato. Apesar de todos que residem em seu prédio acreditarem que ele é apenas um simples exportador, Evan faz de seu apartamento seu quartel general, onde ele tem a mais alta tecnologia e os melhores sistemas de segurança. De seu QG ele aguarda ligações de pessoas em perigo, pessoas que realmente precisam da sua ajuda e é quando decide ajudar a jovem Morena a se livrar de um policial corrupto e pedófilo que seus problemas se iniciam.

Assim que termina o serviço com a menina ele lhe orienta a buscar outra pessoa que precise muito de sua ajuda e indicar a ela o número de seu telefone secreto. Normalmente existe um padrão entre uma missão e outra, mas dessa vez ele não se sente seguro com a nova pessoa que lhe pede ajuda. Ele não sabe em quem confiar e descobrir que existem órfãos atrás dele o deixa ainda mais alerta, levando-o a questionar vários pontos, desde a extinção do projeto órfão, até a veracidade do fato de que alguns dos jovens treinados terem desertado e se desvirtuado do programa.

Quem estava atrás dele? Quem estava manipulando todas aquelas situações para poder matá-lo? Bem... só lendo para você descobrir que nem tudo o que Evan foi levado a acreditar era verdade.... Como disse lá em cima o final do livro é de explodir a cabeça, eu não esperava por ele e é um dos motivos pelos quais preciso urgentemente da continuação dessa belezura.

Há uma leve insinuação de romance com uma promotora viúva que reside no prédio de Evan e seu envolvimento com ela e com o filho dela dá a leveza necessária na trama, nos divertindo e nos fazendo suspirar também. Evan é um cara extremamente metódico, sabe aquele cara que alinha tudo metodicamente? Nada pode estar sujo ou fora do lugar? Esse é o Evan e a Mia é totalmente o oposto, a casa dela é uma bagunça, há marcas de dedo nas paredes rabiscadas pelo filho de oito anos e as situações que ele passa com ela e o menino são bem divertidas, fazendo-o desejar ter para si aquele afeto familiar. 

Mas é obvio que por mais que Mia consiga ultrapassar a camada de gelo que envolve Evan e que ele anseie provar aquilo que nunca provou, a vida de ambos é complicada demais para rolar um romance. Porém, entretanto e todavia, um certo balão, lá nas ultimas páginas do livro, vindo de um certo menininho encantador, deixa no ar a possibilidade de uma próxima chance... será? 

Eu vou torcer muito para que ao término da série, Evan consiga ficar com a Mia, ela é uma mulher incrível, com um filho maravilhoso e Evan é um cara que precisa de todo amor do mundo. Como no quote que selecionei, por mais preciso que ele seja em suas missões, ele é um homem... mas não um homem qualquer, é um homem com um coração enorme, maravilhoso, que precisa encontrar um pouco de felicidade na vida. 

Ah! É bom frizar o quanto chorei com a cena dele resgatando a menina com Down dos traficantes de órgãos, gente é sério. Que cara incrível ele é, seu pai adotivo queria manter sua humanidade além da sua excelência como assassino, e garanto, o velho Jack conseguiu... Evan é maravilhoso tanto como assassino, quando como homem. 

Acho que não preciso dizer que indico esse livro de olhos fechados, não é? Pra mim já é um dos tops de 2016, ganhando batido de todos os livros que já li até agora.

Série Evan Smoak:
Órfão X || The Nowhere Man (2017)

book cover of 

Orphan X 

Wook.pt - Órfão X
A nossa capa é bonita, mas a capa da edição portuguesa é lindona ein?

15 Comentários

  1. Oie

    Depois dessa resenha fica impossível não morrer de curiosidade e querer ler o livro o mais breve possível!!!
    A começar que amei a capa!!!
    Queria também ter o dom de sumir do mapa kkkkkkk
    Parabéns pela resenha!!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, adorei sua resenha desde a primeira frase rs
    Minha paixão são livros de romance, mas adoro leituras diferentes bem recomendadas e sua resenha me deixou animada para ler sobre esse órfão. Além do mais pelo visto rola um romance rs Ainda por cima tem uma criança, o que sempre dá uma leveza a história mesmo. Adorei a resenha. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá
    É maravilhoso quando a gente encontra um livro foda assim, eu não tinha me atentado para esse livro porque ele me lembrou aquela triligia Jason Bourne, que não me agradou, mas depois de sua resenha fiquei bem curiosa, e acho que meu marido pode gostar ainda mais

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu já tinha visto esse livro por aí, mas ainda não tinha lido nenhuma resenha sobre ele. Depois de ler a sua, tô desesperada pelo livro!
    A premissa é ótima! Adorei saber que a escrita é envolvente e cheia de frases impactante, além de ter cenas bem descritas nas lutas e afins! O protagonista parece ser forte e sensível ao mesmo tempo.
    Ao meu ver, esse livro facilmente daria um filme!
    Adorei a resenha e quero muito ler a obra!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gosto muito de tramas assim e a premissa realmente é intrigante. Fiquei curiosa para saber como o passado do protagonista vai assombra-lo e como será sua vida, tentando desaparecer e ao mesmo tempo revivendo momentos. Não conhecia a obra, mas vou anotar a dica.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Nossa, fiquei muito empolgada com a sua resenha! Deu para perceber que o livro é realmente muito bom e eu sei exatamente qual é essa sensação que você descreveu no começo. Fiquei muito animada com essa série e pretendo ler logo logo!
    Beijos.
    https://arsenaldeideiasblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  7. FODA PRA CARALHO e quem nunca disse que o livro é muito zica e foda pra caralho kkkkkkkkkkkkk. Tu fez uma resenha tão gostosa dá para perceber que gostou mesmo do livro e por sinal conseguiu me convencer já quero correr para comprar.
    A sinopse já nos deixa com aquele gostinho de quero mais essas perguntas que precisam de resposta me deixam louca kkkkkkk.
    Amei de verdade a resenha
    Bju
    Mary Reis

    ResponderExcluir
  8. Oie
    que legal parece ser o livro, bem cheio de mistério e que prende, fiquei curiosa depois da sua resenha e vou anotar na lista de desejados

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá linda,

    O título do livro já me deixou louca para saber mais do Orfão X e tudo que estava por traz do que ele acreditava e tirando que sua resenha me despertou uma curiosidade sem fim.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oie!
    Depois de tanta espontaneidade na resenha, é impossível não ficar com vontade de ler esse livro. Confesso que fiquei bem intrigada com essa trama, e estou bem curiosa para conferir. Uma ótima resenha!

    bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  11. Ola menina depois dessa resenha empolgante serei obrigada a ler, a premissa em si já me chamou atenção, sua resenha confirmou que o livro é maravilhoso e envolve mesmo o leitor, além do fato do protagonista agir em pro do bem. Capa linda não conhecia o livro e serei obrigada a ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Que resenha de tirar o fôlego! Também solto uns palavrões de vez em quando, super normal. Não conhecia esse livro, mas depois de suas palavras, terei que ler, é uma ótima pedida para sair da zona de conforto literária! E a capa da edição portuguesa é show de bola!

    ResponderExcluir
  13. Que premissa incrível! Não conhecia o livro e você conseguiu me deixar super interessada na leitura!! Ansiosa para conferir essa obra e a escrita do autor, que te envolveu tanto. Espero ter a oportunidade logo :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ah menina!!!!!
    Vou confessar que não li sua resenha inteira pois eu já estava empolgada para começar a leitura desse livro - que é um dos próximos da lista - mas eu esperava apenas um livro interessante e tal. Agora, as expectativas fizeram que nem em desenho animado que estoura o limite do medidor, sabe? O pouco que eu li já me deixou 'empolgada pra caralho' e espero que a leitura seja assim para mim também. Senão vou voltar aqui e te incomodar um monte hahahahahaha
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  15. Olá,
    Simplesmente achei incrível a forma como você iniciou o post kkkkk ri muito.
    Mas foi a mesma sensação que tive quando li a sinopse! Adorei o fato de a trama conter um exímio assassino e enviado aos piores lugares do mundo para missões que ninguém mais conseguia executar!!! Fiquei super curiosa! Pretendo ler com certeza a série e espero por mais informações acerca dela.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir