♥ O Livros do Negros ♥
Ed: 01 - Primavera Editorial
Sinopse:
O Livro dos Negros conta a história de Aminata Diallo, uma das personagens femininas mais fortes e marcantes da ficção contemporânea. Aminata foi sequestrada, ainda criança, na África, e vendida como escrava na Carolina do Sul. Após a Revolução Americana, ela foge para o Canadá e escapa da vida de escrava para tentar uma nova história em liberdade. O livro traz uma história que nenhum ouvinte e nenhum leitor esquecerão. O nome “O Livro dos Negros” se deu devido ao documento histórico, mantido por oficiais navais britânicos, ao fim da Revolução Americana. O documento oficializou os negros que serviram ao rei na Guerra e fugiram para Manhattan, no Canadá, em 1783. Apenas os negros que estivessem no Livro dos Negros poderiam escapar e conseguir sua liberdade. Aminata Diallo percorre toda uma longa trajetória com a finalidade de conseguir entrar no livro dos negros e conquistar sua liberdade. A obra, marcante e inesquecível, tornou-se uma miniserie de sucesso nos Estados Unidos. Dirigida e escrita por Clemente Virgo (The Wire) e protagonizada pela atriz Aunjanne Ellis e Cuba Gooding Jr., vencedor do Oscar em 1996.



"Encarar o rosto de outra pessoa é fazer duas coisas: 
reconhecer a humanidade do outro e assumir a sua. 
Quando iniciei minha longa marcha para longe de casa, 
descobri que havia pessoas no mundo que não me conheciam, 
não me amavam e não se importavam se eu estava viva ou morta." 
pág. 35




MARAVILHOSO!



Vocês não fazem ideia de como é difícil começar a falar desse livro. Primeiro, porque a leitura acabou se alongando mais do que o normal já que essa que vos fala viajou e no rolo todo que deu na viagem esqueceu o livro, até ele ser reenviado a mim, foi quase um mês. Porém, antes tarde do que nunca, eis-me aqui, num duro dilema sobre como começar a falar dele para vocês

Não vou mentir, não será fácil passar para vocês tudo o que encontrei nas páginas desse livro. A história de Aminata Diallo é repleta de dor, perdas, fome e miséria, mas também repleta de esperança, sonhos e força de vontade. Foi um grande e maravilhoso prazer, conhecer essa personagem incrível que foi arrancada do seio de seu povo para a escravidão, mas que com sua inteligência e perspicácia conseguiu vencer e ganhar sua liberdade. Aminata é um exemplo para todos que acreditam que tudo está acabado.

A escrita de Lawrence Hill é incrível, envolvente e de fácil leitura. Sua personagem é tão incrível que é impossível largar a leitura, por piores que sejam as intempéries vividas por ela, a forma como ela luta para vencer é muito inspirador. Vou confessar que fiquei com raiva dela quase no finzinho quando ela resolve ser cabeça dura além da conta e acaba fazendo uma burrice que... arg... deu vontade de enforcar a mulher, mas ela consegue se livrar da burrada e o livro se encerra muito bem.

O livro começa com uma velha Aminata vivendo em Londres e lutando ao lado dos abolicionistas pela liberdade de seu povo. Ela é uma sobrevivente, um exemplo para demais negros cativos e libertos e essa sua garra unida a sua trajetória de vida se torna uma chave primordial para abrir os grilhões que ainda prendem tantos irmãos de raça.

Decidida a contar sua história, ela começa a os apresentar a menina Aminata, ainda vivendo em sua aldeia em Bayo, ao lado dos pais que a amam. Uma menina inteligente, com sede de conhecimento. Ela ajuda a mãe como parteira e em um dos partos em que acompanha a mãe, ela e Fomba (um escravo de sua tribo) são presos por traficantes negreiros que matam sua mãe... 

Sem os pais e sem conhecer o seu destino, ela atravessa a África ao lado de outros cativos passando por todo tipo de privação. Ela não consegue entender o fato de ter tantos irmãos negros ao lado dos homens brancos que devastam sua terra e cativam pessoas de forma tão cruel.

Do trajeto árido até os navios negreiros a menina de apenas onze anos conhece enfim a crueldade humana e as incertezas de seu futuro. Tudo o que ela quer é voltar ao seu povo, para sua terra e viver livre, mas não é o que acontece e dos navios negreiros a Carolina do Sul, ela entende que a prisão do corpo não tem necessariamente que aprisionar sua alma, muito menos a sua inteligência e com o passar dos anos, além de se destacar como parteira, ela começa a aprender a ler e a escrever.

Entre altos e baixos, Aminata se torna uma mulher conhecida pela seu conhecimento, escrita, cálculos e pela sua mente sagaz. Longe do homem que ama, afastada dos dois filhos que teve com ele. Ela segue sua vida em busca da tão sonhada liberdade. Após atravessar mais uma vez o Atlântico, ela descobre que a verdadeira liberdade não está em sua antiga terra, mas onde ela poderá ajudar seus irmãos a nunca mais se tornarem cativos.

Como disse, o livro é maravilhoso! Toda a trajetória de Aminata é tocando, emocionante e tremendamente inspiradora. Esse é um livro que deve estar nas estantes de muitos leitores, apreciado sem moderação, mas degustado com leveza. Há nele muito a aprender!

AH!! Quem leu a sinopse, sabe que o livro tem uma minissérie, vou procurar para assistir e depois trago minha opinião sobre ela para vocês também.

23316548
(Este livro não foi publicado em Portugal)

13 Comentários

  1. Oii...
    Que resenha linda.
    Esse livro de fato parece ser maravilhoso, a história parece tocante demais, mas infelizmente ele não me chamou a atenção a ponto de querer ler :/
    Quem sabe mais para frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oii...
    Que resenha linda.
    Esse livro de fato parece ser maravilhoso, a história parece tocante demais, mas infelizmente ele não me chamou a atenção a ponto de querer ler :/
    Quem sabe mais para frente.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oiii, como vai?
    Gente me segura que eu to caindo, que resenha maravilhosa é essa que tu escreveste? Realmente me interessei bastante e quero ler, crei que seria um livro que todos deveriam realizar a leitura.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Oi, adorei sua resenha, e que livro tocante, muito instigante e que deu uma louca vontade de ler e saber a trajetoria dela, saber como ela passou que que passou e como conseguiu sobreviver a tudo e já vou anotar a dica.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Que resenha maravilhosa, dá pra sentir tudo o que vc sentiu com o livro!
    Parece ser um livro maravilhoso, que além de nos empolgar, vai deixar uma lição. Maravilhoso!
    Vou procurar para ler
    Bjos

    Every Little Book

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Sua resenha está incrível. A leitura parece ser muito interessante e é legal saber que também existe a série. Espero pelas suas impressões dela em breve.
    Adorei a capa do livro.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Esse livro parece ser emocionalmente pesado, repleto de drama e totalmente tocante, deixando uma grande lição com a trajetória contada. Com certeza uma leitura emocionante que todos devem fazer.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Não é a primeira resenha que leio desse livro, e estou bem curiosa para conferir mais sobre ele. Com certeza vou me emocionar muito durante a leitura, e espero fazer isso em breve. Uma leitura muito indicada, e que me deixa curiosa.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  9. Olá! Logo de cara fiquei encantado pela capa, achei lindo demais! Lendo sua resenha, sentimos o gostinho de ter logo esse livro, vou procurar o mais rápido possível e garantir.

    ResponderExcluir
  10. Nossa! que resenha apaixonada!
    O livro parece ser muito emocionante. Tem que estar preparado para ler.
    Ótima dica de leitura! E quando for minha vez, espero ter ficado assim, tão mexida como você com essa leitura. Adoro livros assim arrebatadores!!

    Aminata Diallo

    ResponderExcluir
  11. Olá,

    Já havia visto esse livro e tinha muito curiosidade para saber do que se trata, gostei muito do que você expôs e esta além de ser uma obra de reflexão, é também de aprendizado e uma forma de abrir os olhos. Vou tentar ler o mais rápido possível.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  12. Olá, tudo bem?
    Nossa, sua resenha me deixou mto interessada no livro.
    Nao conhecia a obra e fiquei encantada com a premissa, achei interessante demais.
    E depois de tantos elogios a escrita da Lawrence Hill, fiquei ainda mais querosa com o livro hahaa.
    A capa está lindissima, e vou tentar ler ainda esse mes.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  13. Sem dúvidas é uma história muito intensa e fiquei curiosa com a leitura. Eu ainda não conhecia o livro mas fiquei interessada e espero poder gostar pois parece ser muito bom.

    ResponderExcluir