♥ Meio Rei ♥
Ed: 01  - Arqueiro
Sinopse:
Jurei vingar a morte do meu pai. Posso até ser meio homem, mas sou capaz de fazer um juramento por inteiro. 
Filho caçula do rei Uthrik, Yarvi nasceu com a mão deformada e sempre foi considerado fraco pela família. Num mundo em que as leis são ditadas por pessoas de braço forte e coração frio, ser incapaz de brandir uma espada ou portar um escudo é o pior defeito de um homem. Mas o que falta a Yarvi em força física lhe sobra em inteligência. Por isso ele estuda para ser ministro e, pelo resto da vida, curar e aconselhar. Ou pelo menos era o que ele pensava. Certa noite, o jovem recebe a notícia de que o pai e o irmão mais velho foram assassinados e não lhe resta escolha a não ser assumir o trono. De uma hora para outra, ele precisa endurecer para vingar as duas mortes. E logo sua jornada o lança numa saga de crueldade e amargura, traição e cinismo, em que as decisões de Yarvi determinarão o destino do reino e de todo o povo. Joe Abercrombie nos apresenta um protagonista surpreendente, numa história de percalços e amadurecimento que abre a trilogia Mar Despedaçado.



"Um bom rei sacrifica tudo para vencer e esfaqueia quem for preciso, como puder. 
O grande guerreiro é o que ainda respira enquanto os corvos se refestelam. 
Um grande rei é o que observa as carcaças dos inimigos queimarem." 
pág 196






MARAVILHOSO!!!





Fazia tempo que eu não lia uma boa fantasia, então quando solicitei esse livro em parceria com a editora, além da vontade de conhecer a escrita de Joe Abercrombie, também colocaria em dia a minha defasagem de leituras desse gênero que eu amo tanto.

Como disse no vídeo de recebidos do mês passado, estava totalmente arrebatada pela beleza da capa e louca para conhecer a história e Yarvi, um garoto de dezesseis anos obrigado a assumir um reino ao qual ele não tinha perfil nenhum e jurar vingar a morte do pai e do irmão.

Só de ler a sinopse eu já sabia que adoraria o livro, gosto de todo esse código de honra medieval, onde a justiça era feita na ponta do aço e grandes batalhas épicas eram travadas, mas confesso que não estava preparada para tudo que encontrei nesse livro. Foi simplesmente eletrizante e emocionante ver o descortinar da saga desse garoto que não tinha nada para ser rei, não tinha experiencia, nem coragem, nem força o suficiente para o tamanho do fardo que teria de carregar.

A escrita do autor também não ficou atrás, é maravilhosa! Seus diálogo sagazes e nos levam a refletir sobre várias situações. Não é só um livro de fantasia, é também um história de superação, que nos mostra que nem sempre os melhores guerreiros tem a espada mais afiada e sim uma mente mortal.

Yarvi é o filho mais novo e nada querido do grande rei guerreiro de Gettland. Ele nasceu com uma das mãos deformadas, um cotoco com apenas dois dedos retorcidos, e sempre foi rechaçado por todos do reino por não ser um grande guerreiro como seu pai, seus tios e seu irmão o eram. Nunca fora bom em manejar espadas e não tinha uma mão boa para erguer um escudo. Por não ser muito util para a guerra, decide então iniciar seus estudos para ministro, se tornar um homem de fé, um homem de paz, talvez seja para ele a melhor forma de conseguir algum respeito.

Quando seus estudos estão quase terminando e o ultimo teste para se tornar em fim um ministro se aproxima, ele recebe a noticia de que seu pai e irmão, haviam sido emboscados e mortos por um velho inimigo de guerra. Com a responsabilidade de ser o novo rei, ele sabe que não tem competência para assumir o trono, mas fará de tudo para ser ao menos metade do rei que esperam que ele fosse.

Sob a promessa de vingar a morte de seu pai, ele parte para a batalha, apenas para descobrir que o inimigo estava mais próximo do que ele imaginava. Dado como morto, Yarvi acaba preso pelo homem que ele acreditou ser o assassino de seu pai, usando sua mente afiada ele consegue se livrar do mercador de carnes e acaba parando nos remos de um navio mercante como escravo, onde a crueldade e as privações serão sua única forma de vida.

Embrutecido pela traição que sofrera, fortificado pela sede de vingança que ainda sente e amargurado pelas pérfidas tramas que foram orquestrada para que seu trono foi usurpado, ele trama para escapar do navio ao lado dos amigos que fez ali. Sumael, Jaud, Rulf, Ankran e Nada são as únicas pessoas que pode depositar sua confiança.

Uma longa jornada os levará novamente até o homem que o vendeu como escravo e para derrubar o próprio tio, Yarvi, terá de usar sua sagacidade e unir-se ao inimigo contando-lhe a verdade sobre suas origens e propor uma aliança. Nada pode dar errado em seu plano, a não ser, é claro, o ressurgimento de outro tio, o tio que nunca conheceu, mas que esteve ao seu lado por muito tempo, sem ele imaginar... O verdadeiro rei de Gettland estava de volta e Yarvi, não precisará mais reinar, só que há um problema. Seus problemas não estarão resolvidos, de aleijado inútil a traidor do reino ele precisa provar ao tio que não tem anseios de tomar o trono negro dele. Suas opções são: o exílio ou a morte, mas algo menos drástico será aceito e enfim ele irá fazer seus votos diante dos deuses e se tornar um ministro, sem saber que sua vingança ainda não estava terminada e que muitas coisas ainda viriam a acontecer...

Ao terminar a leitura desse livro, entendi o porque do autor ser tão aclamado e já ter sido premiado logo em sua primeira viagem ao mundo da fantasia, sua escrita é simplesmente maravilhosa! Estou totalmente encantada, como disse, os diálogos são sagazes, todas as situações levam ao amadurecimento do protagonista, que de menino assustado se torna um homem no decorrer dos acontecimentos da trama. Achei ele precipitado em muitas de suas ações, mas ele não tarda a entender seus erros aprender com aquilo. Pode não ser forte, não ser um guerreiro, mas sua persistência em conseguir cumprir aquilo que havia jurado sobre o túmulo do pai e do irmão, lhe dão forças para crescer, lhe dão forças para lutar pela vida, por mais desesperadora que seja a trajetória.

Mal posso esperar para que os demais livros da série Mar Despedaçado sejam lançados, espero que a Arqueiro não demore muito, pois a forma como esse livro terminou, já sei que muita coisa vai vir nos próximos livros e todas serão eletrizantes. 

Enfim... Tenho certeza que os amantes de fantasia ficarão extasiados e certeza também, que aqueles que gostam de uma boa trama, cheia de reviravoltas, segredos, traições e superação irão gostar bastante. Eu estou simplesmente extasiada com o que encontrei, mas eu sou suspeita, sou totalmente apaixonada pela Idade Média e todos seus códigos de honra e etc... rs... 


book cover of 

Half a King
(Este livro nao foi publicado em Portugal)

18 Comentários

  1. Mais um livro pra estante de desejados, minha fila não diminui nunca! Como boa amante da fantasia não posso ignorar um livro desse depois de uma resenha dessas! Só q to numa vibe de não começar series q ainda não acabaram, então vou só add na minha lista e acompanhar pelas resenhas ;)

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Já havia lido Joe Abercrombie (trilogia A primeira lei) e deixei essa nova (mar despedaçado) de lado, pq estoava esperando sair pelo menos mais um livro.
    Mas sua resenha me deixou muito ansiosa hehehe vou começar a ler Meio Rei antes do que eu imaginava :)
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Que resenha ótima essa! Consegui sentir um pouco da história do livro com todo o caminho e o drama vivido por Yarvi, imaginei o cenário, as batalhas, tudo! Com certeza esse vai para a lista. Quero saber bem mais!
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Também amo fantasias, e também estou lendo pouco o gênero ultimanente e preciso mudar isso. A capa de livro já ne conquistou e a história parece incrível, bem dark, esse ê um livro que vai para minha lista, tanto minha quanto para o meu irmão

    ResponderExcluir
  5. Oiee

    Eu não leio muito fantasia, mas essa chamou muito minha atenção, adoro essas coisas da idade média. Fiquei curiosa!
    O me mata é quando termina com aquele gosto de quero mais e não sabemos se vai demorar para lançar o próximo.
    Já vai para minha lista de desejados!

    bjs
    Fernanda
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Não conhecia e adorei, já foi para a minha lista de desejados e espero gostar tanto quanto você.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Eita! A história parece ser muito boa mesmo, confesso que nunca li nada desse autor e que lendo sua resenha fiquei muito curiosa. Esse tal final... Ok, vc foi má, deixou tudo no ar... rs
    Entrou pra listinha de desejados, quem sabe ainda consiga lê-lo. Esse detalhe da mão dele e da inteligência, me deixou meio curiosa como um homem - pelo que entendi - tão inteligente pode ser tão precipitado... mas ok, só lendo. rs

    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Olá linda,

    A escrita de Joe é deslumbrante e o desdobramento dos acontecimentos sempre é bem detalhado e sem pontas soltas, além de personagem que nos cativam em suas primeiras aparições e ficamos tão conectados com eles que acabamos sentindo tudo que eles passam no decorrer das obras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá! Amei essa premissa, curto tanto fantasia e quando entra Reis no meio fica melhor ainda! Nunca li nada do Joe, mas as coisas que leio sobre ele são sempre positivas e a capa está magnifica, beijos!

    Entre Livros e Pergaminhos

    ResponderExcluir
  10. Oie
    acho que já ouvi falar do livro e espero poder indicar a uns amigos que vão amar, pra mim não é algo que curto tanto

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oie.
    Tenho que confessar que além de uma capa maravilhosa esse livro tem uma premissa mega interessante, não é o gênero que costumo ler, mas sua resenha me deixou encantada e extremamente curiosa... confesso.
    Saber que o livro além de tudo também é um livro sobre superação, saber que o personagem vai amadurecendo (adoro acompanhar esses amadurecimento) me deixou louca para conferir a estória.

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Já li outras obras do autor antes, então a vontade de ler este livro é imensa. Sem dúvidas parece ser uma história muito bem ambientada, com aventuras e um personagem super cativante. Quero muito ler logo essa belezura.

    Abraços
    Cá Entre Nós

    ResponderExcluir
  13. Olá!
    Eu nunca li nada do autor, mas tenho vontade de conhecer a escrita dele.
    Eu adoro livros do gênero e a premissa dessa obra parece maravilhosa!
    O fato de haver diálogos sagazes, reviravoltas e podermos acompanhar o amadurecimento do personagem durante a narrativa me agradam bastante.
    Fiquei curiosa sobre o desenrolar da história.
    Quero muito ler! Ótima resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Engraçado, eu curto filmes e séries de fantasia, mas livro é bem difícil de eu ler. Porém, achei a história de Yarvi bem interessante. Que bom que vc gostou, parece mesmo uma boa dica para os fãs de fantasia.
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca li nada do Joe e fantasia não é meu gênero preferido. Mas... Como esse ano eu resolvi me desafiar um pouco mais e sair da zona de conforto, arrisquei e solicitei o livro para resenha. Estou lendo ele mais devagar do que deveria, mas por ser um gênero diferente não quero me apressar. Até porque já percebi que ele tem grandes reviravoltas, traições e quero estar atenta aos detalhes.
    Ainda não cheguei na metade do livro, mas, já percebi o quão empolgante é a escrita do autor e já quero os outros livros da série também. Estou curiosa em para onde o final irá me levar... :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  16. Mais um livro para a lista.
    O maldade...

    Eu já tinha visto esse livro, mas não havia nenhuma resenha para ler. A sua foi a primeira e eu adorei. A premissa é bem interessante.

    Gostei muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Mais um livro para a lista.
    O maldade...

    Eu já tinha visto esse livro, mas não havia nenhuma resenha para ler. A sua foi a primeira e eu adorei. A premissa é bem interessante.

    Gostei muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. Mais um livro da Arqueiro que estou louca para ler. Já tinha visto esse livro e desde então quero muito ler. Estou bastante curiosa em relação a narrativa. Espero gostar muito dele.

    ResponderExcluir