♥ Gigantes Adormecidos ♥
Ed: 01 - Suma de Letras
Sinopse:
Rose passeia de bicicleta pelo bosque perto de casa, quando de repente é engolida por uma cratera no chão. A cena intriga os bombeiros que chegam ao local para resgatá-la: uma menina de onze anos caída na palma de uma gigantesca mão de ferro. Dezessete anos depois, Rose é ph.D em física e a nova responsável por estudar o artefato que encontrou ainda criança. O objeto permanece um mistério, assim como os painéis que cercavam a câmara onde foi deixado. A datação por carbono desafia todas as convenções da ciência e da antropologia, e qualquer teoria razoável é rapidamente descartada. Quando outras partes do enorme corpo começam a surgir em diversos lugares do mundo, a dra. Rose Franklin reúne uma equipe para recuperá-las e montar o que parece ser um robô alienígena gigante quase tão antigo quanto a raça humana. Mas, uma vez montado o quebra-cabeças, ele se transformará em um instrumento para promover a paz ou causar destruição em massa? Parte ficção científica, parte thriller, Gigantes adormecidos é uma história viciante sobre a disputa pelo controle de um poder capaz de engolir todos nós.

"Se alguém olha para o céu, 
sem duvidas vai tentar chegar lá em algum momento, 
e espécies que conquistam o espaço precisam 
pelo menos estar abertas à possibilidade 
de que não estão sozinhos no Universo." 
pág. 31





SENSACIONAL!!!



Eu não sou uma grande amante de ficção científica, até porque não tenho muita paciência para autores que se prendem sistematicamente a detalhar todas características técnicas relacionada a ciência e tudo o mais. Por mais que ame Star Trek e Star Wars, ambos não estão totalmente inseridos nesse gênero e trazem para si outras características de sub-gêneros como space opera e afins (a subclassificação da sci-fi é meio complexa, e explico outra hora). Para não me alongar, basta saber que li poucos livros nesse tema, e desses poucos apenas um par me encantou alucinadamente. Porém, diante de tudo o que disse, não vou mentir... fiquei muito curiosa quando me foi apresentada a oportunidade de ler Gigantes Adormecidos em parceria com a Companhia das Letras e a agarrei sem pestanejar a probabilidade de saber onde essa mistura de sci-fi e thriller poderia me levar.

Quando o livro chegou, já me deixou encantada com a capa, estava fazendo outra leitura no momento, então decidi apreciá-lo por alguns minutos, pois estava muito encantada com a beleza que tinha nas mãos e quando vi... já tinha lido a metade do livro, depois disso não consegui mais largar até que o mesmo já estivesse completamente terminado.

'Uma grata surpresa', seria uma expressão muito chula para definir tudo que encontrei nas páginas desse livro, fui totalmente arrebatada pela trama que me consumiu inteiramente, mantendo-me pregada a cada página que se descortinava diante de mim. 

O livro é composto por vários relatórios, entrevistas, páginas de diários e a trama vai sendo trabalha sobre esses documentos. Por não ser trabalhado como o de costume, com uma narração mais completa, a leitura se torna ainda mais rápida e ainda mais intrigante, pois enquanto vamos conhecendo os envolvidos na pesquisa, a própria pesquisa, e também somos presos a curiosidade sobre a identidade de um homem misterioso que está encabeçando tudo, uma pessoa que não é do governo norte americano, não é da NASA, não é de lugar nenhum, mas que tem poderes acima até mesmo do presidente (será um Illuminati? Eis a questão). 

Sylvain Neuvel, criou personagens extremamente inteligentes, fortes e carismáticos, todos totalmente heterogêneos em personalidade, mas que trabalham incrivelmente bem juntos, até que eles enfiam uma geneticista intrometida na pesquisa e a coisa começa a desandar. Eu acabei me apegando a eles, mesmo que essa não tenha sido a melhor ideia. Então deixo com vocês a dica para não se apegar, isso irá evitar reclamações sobre a Síndrome George R. R. Martin.

Acho que me alonguei demais... rs... vamos para a história.

O livro começa com a dra. Rose Franklin sendo entrevistada pelo misterioso homem que irá encabeçar as pesquisas sobre o artefato encontrado anos atrás quando ela era ainda uma menininha de onze anos e havia caído em uma cratera no meio de uma reserva florestal próxima a sua casa. Naquela época pouco se falou sobre o acontecido e a gigantesca mão onde haviam encontrado a pequena Rose fora levada pelo Exercito para estudos que não levaram a nada.

Agora, cerca de dezessete anos após o acidente, Rose é uma conceituada física da Universidade de Chicago e foi selecionada pelo instituto para trabalhar justamente na tal mão que fora encontrada no seu breve sumiço na infância. Destino ou acaso, ela se encontra muito animada em recomeçar as buscas sobre a origem daquela enorme mão. Existem muitas teorias e todas a levam para o Espaço, para civilizações muitos mais avançadas que a nossa e mesmo que ela não acredite muito nisso, não pode descarta a possibilidade, pois diante de si se encontra algo anos luz distante de qualquer compreensão humana.

Após a queda de um helicóptero e o descobrimento de mais uma parte daquele ser de metal, Rose descobre que as partes encontradas reagem a uma substância radioativa e decide criar uma forma de mapear e encontrar os demais membros do corpo.

Problemas aqui e ali, o fato dos Estados Unidos estarem invadindo território estrangeiro em busca de sabe-se lá o quê, leva diversas nações a se voltarem contra eles e a eminencia de uma 3ª Guerra Mundial bate a porta. Para acalmar os ânimos após uma grande tragédia que expõe a pesquisa aos olhos alheios, a enorme robô alienígena é depositada numa fossa marinha em Porto Rico, extremamente funda e uma nova guerra fria se dá inicio entre várias nações que desejam aquela maquina de guerra para eles.

Tomando uma nova forma, várias nações se unem a empresas privadas para levantar a descoberta de sua tumba aquática e nada vai sair muito bem como o planejado. De uma pesquisa cientifica à uma busca por armamento de tecnologia alienígena super avançada, seremos apresentados a loucura, a ganancia e pela sede de poder do ser humano. Nos levando a duas questões: uma sobre o porque dos alienígenas terem deixado aquela máquina na terra e outra sobre se é correto ou não usar tal tecnologia para saciar ânsias humanas tão mesquinhas quanto as que seremos apresentados no decorrer da leitura.

Muitas coisas vão acontecer e quando digo muitas, são muitas mesmo. Passei de indignada a boquiaberta em poucos minutos de leitura enquanto a trama ia se agigantando diante de mim. Em determinado ponto acontece algo que me deixou passada e a inserção de mitologia trouxe um outro brilho na trama que tem uma maleabilidade de fatos assustadora. Muitas coisas acontecem em apenas 300 páginas e você não fica nem um minuto perdido ou tentando se encontrar na trama, você simplesmente está nela como um barco a deriva em alto mar durante a tempestade, você vai onde o autor quer que você vá e termina o livro de forma bombástica, te deixando doido para saber o que virá no próximo volume.

O livro é o primeiro volume de uma série que ainda está sendo escrita pelo autor. O segundo volume está com lançamento previsto para abril de 2017 e espero ter mais detalhes para passar a vocês mais para a frente. Por enquanto, tenho pouco a informar, além do fato de que todos que gostam de um bom thriller precisam ler esse livro urgentemente, pois eles é simplesmente maravilhoso!

Touched by the Book Cover Gods. After the insanely gorgeous cover for North America (scroll down for that one), here’s a look at the cover for the UK edition of Sleeping Giants.
(Este livro não foi publicado em Portugal)

13 Comentários

  1. Olá
    Uau adorei a resenha, vou comprar esse livro. Adoro mistério, scifi.
    A única coisa que me deixa meio nervosa é por ser uma série que ainda está sendo escrita. Mas vou arriscar pq gostei muito do que vc escreveu.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Oi

    nossa!!! adorei a sua resenha!!!

    sabe, eu gosto do estilo e tal, então pra mim será uma leitura fácil. Sim, porque eu vou atrás desse livro, quero lê-lo!!!

    além do mais, amei essa capa!!!! ela é linda!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Sua resenha está ótima, parabéns.
    sabe, não gosto de ficção científica, então dessa vez deixo passar..
    mas, a capa é lindona hein.
    bjs
    www.sobrevicios.com.br

    ResponderExcluir
  4. Nossa, acredita que eu não curti a capa? :(
    Eu ainda não conhecia o livro mas o enredo para ser muito bom mesmo e sua resenha me deixou super curiosa e espero poder realizar a leitura em breve e gostar tanto quanto você gostou <3

    ResponderExcluir
  5. Olá, como vai?
    Gente que livro é esse, confesso que achei cheio das ciências huahauahau meio estranho essa cratera, mas o mistério que envolve em relação da garota, da passagem dos anos realmente me despertou meu interesse, e lendo sua resenha nesta empolgação, não posso fazer nada além de anotar a dica. Parabéns, me convenceu. E que capa espetacular, linda mesmo.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Que capa linda!!!
    Eu só tenho um pequeno problema em começar a ler séries que não foram terminadas ainda, eu simplesmente não consigo.
    Mas eu daria uma chance para Gigantes Adormecidos, a temática me agrada muito, gosto de ler livros de ficção científica.
    Ótima resenha.

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Também não sou muito fã nesse gênero, mas fiquei curiosa quando disse que pegou só para apreciar e quando viu estava na metade do livro. com certeza é uma história que prende o leitor.
    Gostei bastante da capa
    Parabens pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Também não sou muito fã nesse gênero, mas fiquei curiosa quando disse que pegou só para apreciar e quando viu estava na metade do livro. com certeza é uma história que prende o leitor.
    Gostei bastante da capa
    Parabens pela resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oie
    que capa mais linda e ainda não conhecia o livro mas gostei da resenha, tem um tema bem diferente e que chama atenção, bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Não conhecia o livro, mas achei a premissa bem interessante, estou tentando ler mais livros sobre ficção científica e esse parece ser muito bom irei anotar a sua dica e assim que puder irei lê-lo. Adorei a sua resenha. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu amo ficção científica, pela sua reação são muitas coisas fantásticas que irão acontecer mesmo, posso dar uma sugestão? Leia Isaac Asimov, creio que você irá curtir bastante.

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Fiquei meio confusa com a história, mas deu para perceber que você gostou muito dele. Não sou muito de ler ficção científica, mas tenho saído da minha zona de conforto ultimamente e isso está me agradando muito. Quem sabe não dê uma chance a esse livro?
    Amei a sua resenha.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  13. Oi!!

    Parabéns pela resenha, comecei essa leitura hoje e passei por aqui para saber um poco mais! Fiquei bastante empolgada, parece que esse é um ótimo livro! Espero curtir!!

    Até mais,

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir