♥ Nietzsche para Estressados ♥
Ed: 01 - Sextante
Sinopse:
Nietzsche para Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações é um manual inteligente e estimulante que reúne 99 máximas do gênio alemão e sua aplicação a várias situações do dia a dia. A sabedoria de Nietzsche é de grande utilidade na busca de uma solução para uma série de problemas, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Este breve curso de filosofia cotidiana foi criado por Allan Percy para nos auxiliar nos momentos em que precisamos tomar decisões, recuperar o ânimo, encontrar o caminho certo e relativizar a importância dos fatos da vida. É indicado para quem procura inspiração no pensamento filosófico mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.
Cada capítulo é iniciado por um aforismo do mestre, seguido de uma interpretação atual. Muitas vezes, sua sabedoria é associada às ideias de outros autores renomados, enriquecendo ainda mais o assunto.
O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma mais inovadora de superar as dificuldades. Conheça algumas de suas frases marcantes:
- O que não nos mata nos fortalece
- O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
- Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
- O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte
- Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
- Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas



O conhecimento não ocupa espaço.
Vamos colocar a filosofia em nossa vida!
pág. 109.



É PRA PENSAR!!



Antes de mais nada, comecei a resenha pelas últimas frases do livro, pelo simples fato de que acredito realmente em cada uma dessas palavras. Esse livro foi uma escolha do Fábio no momento da solicitação dos livros em parceria com a editora, mas já era um livro que eu estava olhando há algum tempo. Não sou do tipo que curte ler auto-ajuda e por essa razão acabo deixando de lado essas vontades loucas de ler livros assim, porém dessa vez abri uma exceção.

Quando recebi o livro e constatei que era um livro curto e de rápida leitura, decidi folheá-lo para ver até onde ele iria me levar... e ele me levou há algumas poucas, mas interessantes descobertas sobre o poder que a Filosofia tem em nossas vidas. Quem não acompanha o blog no canal do Youtube, deve estar por fora dos meus atuais gostos filosóficos de literatura, mas saibam que por esse motivo o livro se tornou ainda mais interessante para mim. Por ser wiccana já li uma boa quantia de livros esotéricos que me ensinaram grande parte das dicas dadas por Allan Percy, mas não vou descartar totalmente as dicas dadas por ele em Nietzsche para Estressados, pois muitos dos pensadores citados por ele realmente complementaram muitos dos ensinamentos misticos que já tenho como bagagem.

Como disse, o livro é bem curto, cada página é uma citação de Nietzsche e uma explicação de como proceder do autor ou qualquer outro pensador que tenha algo que complemente as frases do pensador principal que é Nietzsche. 

O livro é indicado para quem realmente quer aprender a lidar com seu próprio estresse, mas esse leitor tem de estar aberto a vivenciar cada uma das dicas dadas pelo autor, pois, ao contrário do que acreditamos... as reais fontes de nosso estresse somos nós mesmo.

Então, estar aberto é a regra principal para quem quer encarar a leitura do livro. Por já estar habituada com alguns dos ensinamentos do livro a leitura para mim foi mais rápida do que possa ser para qualquer outra pessoa, mas é importante ir degustando a leitura aos poucos lendo cada parte e meditando nela. Quem fizer isso, irá realmente entender muitas coisas, mas o mais certo é que a pessoa seja capaz de entender a si mesma quando a leitura acabar.

Eu indicaria o livro a todos vocês, mas sei que nem todo mundo por aqui curte uma auto-ajuda. Então, indico apenas aqueles que buscam o auto-conhecimento, o livro irá agregar e muito sua auto descoberta.

Para a resenha não ficar muito curta selecionei algumas dicas que marquei no livro.

"Quem não sabe julgar o que merece crédito e o que merece ser esquecido presta atenção ao que não tem importância e se esquece do essencial." - pág. 20

"Mesmo que não esteja em suas mãos mudar uma situação dolorosa, é sempre possível escolher a forma de lidar com sofrimento." - pág. 40

"Somos donos do que calamos e escravos do que dizemos" - pág. 97

18 Comentários

  1. Gostei do livro. Nunca li de Nietzsche em minha vida, mas acredito que acrescentar um pouco de filosofia em nossa vida seja ótimo.
    Vou procurar ler esse livro em breve, ainda mais porque ele é curto, então a leitura se por via das dúvidas cansar, será rápida.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Oiii
    Nunca li nada de Nietzche, por mais que eu tenha muita curiosidade e neste semestre minha faculdade está começando a querer cobrar. Eu gostei que não é um livro extenso e nos faz refletir.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá!!!
    Eu nunca li nenhum livro de Allan Percy e posso dizer que é a primeira vez que ouço falar dele e dessa obra. Porém, apesar do livro parecer interessante e trazer uma auto-avaliação, um auto-conhecimento e fazer a gente refletir admito que não sei se um dia leria o livro.
    Pois de certa forma já li muitos livros assim e meio que já tenho algumas coisas na minha mente, mas quem sabe um dia né??
    Afinal, nunca diga nunca!
    Gostei da resenha e das frases postas do livro :3
    Até uma próxima o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Não sou de ler livros de auto-ajuda, mas os poucos que li eu gostei, e adorei a premissa do livro, e tenho vontade de ler, pois já ouvi falar sobre Nietzsche, mas só coisas superficiais e seria legal aprofundar. Bom saber que é bem curto mas cheio de aprendizagens!

    Virando Amor

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Não sou assim uma entusiasta da auto-ajuda ou de filosofia, mas tenho esse livro em minha lista porque tenho muita vontade de conhecer um pouco de Nietzche, e como Allan coloca as citações em um contexto de stress acho que usar na minha vida.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá, nunca li nada de Nietzsche, mas gosto de livros de auto-ajuda e irei acrescentar este a minha lista.
    beijos

    http://familialiteraria1.blogspot.com.br/2016/03/resenha-mais-pura-verdade-dan-gemeinhart.html

    ResponderExcluir
  7. Olá , não conhecia Nietzsche ainda,mas confesso que esse livro parece ser muito bom , a premissa é maravilhosa e o que mais me chamou atenção foi a primeira citação do livro que você colocou "O conhecimento não ocupa espaço.
    Vamos colocar a filosofia em nossa vida!" o livro também não é muito grande , então será uma leitura rápida é bem produtiva . Muito obrigada por essa dica de livro .

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Não curto auto-ajuda, mas esse livro é bom para nos levantar a auto-estima. Gostei dos quotes incluídos.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Hello!

    Não conhecia o livro Nietzsche para Estressados, e sou como vc, nao leio auto-ajuda, pelo menos eu nao estou sentindo a necessidade.
    Gostei mto de conhecer mais sobre o livro e como ele foi estruturado.
    Mas pra mim ainda nao daria certo.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Tudo bom?
    Já vi esse livro mas nunca tinha lido uma resenha dele!
    Parece ser bem interessante, nunca li nada do Nietzsche, sei apenas o básico da história dele mesmo.
    Também não sou fã de auto ajuda, nunca li... mas esse livro me chamou atenção!
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. ÔÔÔÔ... que resenha legal...

    eu não gosto de autoajuda, mas ainda assim achei muito legal a tua resenha e a forma como tu a escreveu. ler resenhas dese gênero e achar interessante é difícil, geralmente são cansativas! mas a tua está show...parabéns!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Eu não sei... eu tenho um certo preconceito com livros do gênero... tipo: "do it and everything will be ok". Mas, parece mesmo ser uma boa sugestão para quem está em busca de ideias para ter uma vida mais tranquila e que curte esse tipo de coisa. Pra mim, um pouco de sorvete e uma caminhada ao ar livre me "tiram de mim mesma" e já era stress rsrs

    bjos - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Eu já tentei ler alguns livros de auto ajuda, mas eles não me conquistam. Não que eu não ache a ideia interessante, esses livros sempre tem dicas ótimas, e que se enquadram no nosso dia a dia. Apenas não é um livro que eu procuro para ler...
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Não li esse livro, mas vindo do sábio Nietzsche com certeza nos fará pensar sobre todos os nossos atos no dia a dia. Principalmente nos atuais onde sempre temos tanto a fazer e “dias pequenos”. Pelas passagens que você colocou, acho que todos deveriam lê-lo.

    Beijos,
    Gabriel Albuquerque

    ResponderExcluir
  15. Oi, já conhecia o livro de capa, mas ele nunca chamou a atenção, mesmo eu gostando de auto ajuda não sei se o leria. Mas que bom que você gostou.

    http://mysecretworldbells.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sempre tive curiosidade de ler esse livro, mas por conta de ser auto-ajuda eu fico meio receosa. E eu adoro filosofia.
    Sua resenha me deixou menos receosa, mas ainda sim esse termo auto-ajuda parece ser mais forte que tudo. ahaha
    Eu vou dar uma passadinha na biblioteca aqui da minha cidade, quem sabe tenha para eu folhear?

    Beeijos, Erica Regina
    Blog Parado na Estante
    Fanpage Parado na Estante

    ResponderExcluir
  17. Oi, Raíssa!
    Nietzsche para Estressados não faz muito meu estilo de leitura atualmente mas li muitos livros desse gênero na minha adolescência, sem falar que o tema abordado é um assunto que me interessa e muito pois vivo me estrassando.
    Não sabia que a frase "O que não nos mata nos fortalece" era de Nietzsche e amei a frase "Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa", frase muito linda e verdadeira!
    Valeu pela dica e pelo conselho, vou degustar Nietzsche para Estressados com calma.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  18. Oi Raíssa, não li nada dele ainda, mas vou indicar para um amigo que é fã dele.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir