♥ A Teoria de Tudo ♥
Ed: 02 - Única

Sinopse:
A história de Stephen Hawking é contada pela luz da genialidade e do amor que não vê obstáculos. Quando Jane conhece Stephen, percebe que está entrando para uma família que é pelo menos diferente. Com grande sede de conhecimento, os Hawking possuíam o hábito de levar material de leitura para o jantar, ir a óperas e concertos e estimular o brilhantismo em seus filhos entre eles aquele que seria conhecido como um dos maiores gênios da humanidade, Stephen. Descubra a história por trás de Stephen Hawking, cientista e autor de sucessos como Uma breve história do tempo, que já vendeu mais de 25 milhões de exemplares. Diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica aos 21 anos, enquanto conhecia a jovem tímida Jane, Hawking superou todas as expectativas dos médicos sobre suas chances de sobrevivência a partir da perseverança de sua mulher. Mesmo ao descobrir que a condição de Stephen apenas pioraria, Jane seguiu firme na decisão de compartilhar a vida com aquele que havia lhe encantado. Ao contar uma trajetória de 25 anos de casamento e três filhos, ela mostra uma história universal e tocante, narrada sob um ponto de vista único. Stephen Hawking chega o mais próximo que alguém já conseguiu de explicar o sentido da vida, enquanto Jane nos mostra que já o conhecia desde sempre: ele está na nossa capacidade de amar e de superar limites em nome daqueles que escolhemos para compartilhar a vida. O livro que inspirou o emocionante filme A Teoria de Tudo.




NÃO FUNCIONOU!!!


Poxa, uma das piores coisas da vida literária é pegar um livro que você estava doido para ler e ele simplesmente não fluir como o esperado. Eu já sabia que o livro se trata de uma biografia romanceada, mas quando vi o trailer do filme e chorei horrores, pensei: "Caramba! Eu preciso ler esse livro antes de ver o filme!". E vi uma oportunidade de conhecer a obra quando firmei parceria com a editora Única em 2015, então o solicitei como ultima obra do hiato das parcerias e desde lá tem sido um parto doloroso demais continuar lendo o livro.

Eu poderia simplesmente ver o filme, vir aqui, falar superficialmente sobre o livro como se realmente tivesse lido, mas isso não seria sincero com vocês, muito menos com a confiança dada a mim pela editora. Talvez fosse uma forma mais amena de lidar com assunto, mas vocês sabem que não consigo falar pela metade.

O livro é, sem sombra de dúvidas,  muito bem escrito, a tradução foi rica e acho que trouxe bem o jeitinho inglês da autora para o nosso português, mas infelizmente para mim ele não funcionou em nada. Jane Hawking perde tempo descrevendo coisas que, pra mim, não tem utilidade nenhuma, minúcias de coisas tão sem importância que torna o livro arrastado e dificil de ler. A leitura não é fluida, não é rápida e, até onde eu li, totalmente cansativa.

Sério! Algumas vezes me peguei dormindo e quando despertava, simplesmente não fazia ideia de onde havia parado a leitura e tinha de começar tudo novamente. O livro não me prendeu em momento algum e acabei vendo uma semana, virar duas e quando vi que por conta desse livro eu iria atrasar outras leituras de outras parcerias, resolvi abandonar e partir para outras aventuras.

Os politicamente chatos e corretos dirão: 'eu nunca abandono uma leitura, por pior que ela seja'.

Caro amigo, você vai me desculpar, mas você deve sofrer de algum retardo ou não faz mais nada da sua vidinha. Eu trabalho fora, estudo e ainda tenho outras parcerias para administrar, além de uma vida pessoal e social bem interessante e movimentada, leitura pra mim é sempre um prazer, até mesmo as de parceria. Nada relacionado a este blog é feito por obrigação, nada é feito de forma forçada. E existe a premissa de que tudo na vida, quando não nos agrada, ou nos faz mal, ou nos prejudica, é melhor deixar ir... eu penso dessa forma. Então, antes de prejudicar toda e qualquer outra leitura, preferi abandonar.

Não há duvida alguma de que Jane Hawking, tenha sido e ainda é, uma mulher incrível, que tenha estado ao lado do Stephen nos piores momentos de sua doença e que deu a ele toda a força necessária para continuar lutando por tudo, mas seu livro não fluiu como eu esperava e por enquanto está descartada continuidade da leitura. Vou dar um hiato para esse livro e tentar pegá-lo daqui um mês ou dois para ler novamente, mas sinceramente, não estou muito positiva quanto a isso.

Verei o filme agora no Carnaval e trarei para vocês minha opinião sobre ele também em breve, mas por enquanto isso é tudo que tenho a dizer sobre o livro. Realmente, ele não funcionou para mim e só de pensar na quantidade de páginas que há no livro mais o texto arrastado e extremamente detalhado, já me sinto cansada só de pensar.

Talvez o problema seja comigo, ou talvez o problema seja o livro, ou ainda que o problema seja com nós dois, mas não fluiu e não vou me forçar a fazer algo que não é do meu agrado por enquanto. Irei sortear o livro em breve para vocês, mas antes disso ainda tentarei mais um pouquinho... mas não garanto nada.

14 Comentários

  1. Oi, Raíssa! Tudo bem?
    Nossa, mesmo não gostando de histórias românticas, eu confesso que a leitura deste livro tinha me interessado muito ao ler a sinopse, justamente por ser uma biografia. Me senti um pouco decepcionada agora após ler sua resenha. hahaha Mas admiro sua sinceridade e concordo com você no fato de que alguns livros exigem mais de nós do que conseguimos aguentar. Verei esse filme antes de pensar em ler o livro. E espero que encontre leituras melhores pela frente! ^-^

    ResponderExcluir
  2. Oi raíssa, confesso que tenho mais vontade de ver o filme do que ler o livro, e não me pergunte o porquê disso...
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Ouvi todos que leram falarem a mesma coisa, sobre a narrativa cansativa. ssim que vi o lançamento também quis ler logo, mas acabei vendo o filme primeiro e agora não pretendo ler o livro, por contas das críticas, e agora a sua também rs
    Uma coisa eu posso afirmar: o filme é sensacional!! Acho que porque fosse de ser mais detalhado e muito sensível e comovente. Tenho certeza que do filme você vai gostar. Me chama para ver sua opinião.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu só abandonei três livros até hoje, não gosto de abandonar as leituras, realmente, mas esses livros que abandonei passaram do limite do suportável. Normalmente tento dar uma chance até onde dá, mas entendo o que você diz, realmente é ruim perder tempo com um livro que não agrada enquanto poderia estar lendo algo melhor. rsrs
    Gostei da sua sinceridade! E eu assisti o filme e chorei muito,mas pelo jeito é melhor ficar longe da leitura.rs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Se te consola, você não é a única que não rolou a leitura.
    Eu mesmo já não tinha me empolgado, e após ler várias opiniões como a sua, desisti totalmente. Até gosto de biografias, mas não convenceu ninguém.
    Mas o que consola é saber que leituras melhores virão!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Ai que coisa chata esperar muito de um livro e a leitura simplesmente não te conquistar, não te envolver, não te viciar. A temática do livro é ótima, a história de um dos homens mais inteligentes do mundo, e como você, chorei no trailer e eu também me emocionei bastante no filme e ainda tenho curiosidade para ler o livro que inspirou a adaptação. espero que funcione para mim.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Raíssa, tudo bem?

    Eu lembro que quando foi lançado este livro, eu havia me apaixonado pela premissa e pela arte da capa, mas o tamanho me decepcionou bastante. Livros acima de 300 páginas me deixam meio atordoada e com propensão a largar, rs.

    Achei ótimo não ter gasto 40 dilmas nele. Deixo meu escasso dinheiro pra completar minhas coleções, rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu não li livro, mas assisti o filme e gostei muuuito. Acho que o fato da leitura ser um pouco massante me tiraria a vontade de ler, maaas o filme foi sensacional. Achei o ator incrível e ficou muito condizente com o Hawking mesmo. Vi que muita gente ficou de ressaca depois da leitura. Eu só leria porque acho que no filme algumas coisas ficaram um pouco superficiais.

    ResponderExcluir
  9. Odeio Biografias, nunca li (tirando nas aulas de história) e não pretendo ler tão cedo! Quando li a sinopse já imaginei que seria uma biografia, conhecia esse nome, mas não me lembrava da onde. Sua resenha me deixou com menos vontade ainda de ler uma biografia.
    A capa é linda, mas não leria. Beijos.

    potato-purple.blogspot.com
    youtube.com/potatopurpleblog

    ResponderExcluir
  10. Não me interessei por essa história, não sou muito fã de livros biográficos, a não ser que seja a biografia de alguém que admiro muito. Se um dia eu resolver ler vai ter que ser em ebook, fonte pequena costuma me incomodar bastante. Pra falar a verdade, esses momentos de narrativa cansativa e maçante não estão me dando coragem para conhecer toda a parte emocionante da história.

    ResponderExcluir
  11. Olá Raissa!
    Eu acho que sou uma das poucas pessoas que realmente até hoje não quis ver o filme e se quer quis ler o livro u.u
    Tenho ambos aqui em casa, mas até hoje não me chamaram atenção e estão ainda ali guardadinhos.
    Entendo você quando diz que uma leitura é cansativa e acaba que você esquece quando leu anteriormente passei por uma dessas com um livro que ganhei de aniversário e até hoje fico naquilo como consegui ler.
    Gostei da sua sinceridade e no que você disse sobre o livro.
    Até uma próxima!!! o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Raíssa,nossa te entendo super bem,e para mim até que você foi bem persistente viu,se fosse eu já teria largado no começo,pois a vida é curta,ainda mais para mim que trabalho e faço faculdade nÃo dá para "perder" tempo com leituras que não agradam...é seu direito de não gostar e de nÃo terminar... Boa sorte se você decidir voltar,depois nos conte.

    Olha,eu gostei bastante do enredo do livro,e me chamou a atenção pois mescla história de amor com superaçÃo pelo o que eu vi né,e deve ser muito bonito a relação da mulher com seu esposo que sofre dessa doença,sabendo que ele só irá piorar e tudo mais..deve demostrar um grande amor ! Masss,de verdade,não creio que eu leria,por causa do final,quer dizer,eu nÃo sei qual é o final,mas creio que seja meio óbvio nÉ? rs e eu odeio finais assim,mesmo que o decorrer do livro valha a pena,mas eu fico muito deprê depois rs Então prefiro evitar!

    E o que você citou das milhares descrições detalhadas sobre detalhes quase insignificantes,isso cansa mesmo a leitura,em qualquer estilo de livro. Poxa,têm autores que gastam muito tempo nisso e esquecem do principal do livro :/

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Raissa!
    Me interessei pelo filme, principalmente depois das indicações ao Oscar e o Eddie ter ganho como melhor ator mas nunca cheguei a assistir o filme, não sou muito fã de história reais. Com o livro sinto que "não é a minha praia" eu não gosto de biografias, principalmente essas super tristes. Eu não leria o livro ainda mais depois de você dizer que não é um leitura fluida e cansativa.
    Ah, e parabéns pela resenha sincera, muitos poderiam apenas ter falado que adoraram mesmo não gostando só pela editora mas você foi sincera e deu sua total opinião. Adorei.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Raíssa, muitos amigos me recomendam e falam o que acharam do livro, mas o que me chamou mais a atenção foi um comentário sobre o livro falando que a autora da resenha escreveu o livro em três momentos: a apresentação, o fim, e depois a reflexão sobre tudo. Baseado nisso, pretendo ler o livro, sim!

    ResponderExcluir