♥ A Filha do Norte ♥
Ed: 01 - Talentos da Literatura Brasileira
Sinopse:
Tudo começa quando Michelle e Meredith saem para ver as flores. Uma tempestade faz com que a bruxa perca Michelle de vista. A menina, desnorteada, sai em busca de ajuda e avista uma mansão enorme e antiga. Pensando que não mora ninguém na casa, Michelle entra no local para se abrigar e é surpreendida ao ser recebida por uma governanta tão sinistra quanto a casa, que a deixa com medo. Seu instinto lhe diz que há algo de errado, mas essa sensação passa quando entra na casa e se depara com um ambiente completamente diferente daquela fachada macabra que vira. O interior da mansão é maravilhoso, bonito e sofisticado, assim como os seus donos: os irmãos Vergamini. O que Michelle não imagina é que às vezes é necessário ouvir nossos instintos. Ela está em perigo e talvez nem suas amigas, Elza e Meredith, as bruxas do Leste e do Sul, consigam salvá-la.



"Sem quote"



SOMBRIO E DIVERTIDO



Todo início de ano é o mesmo papo, em todo verão e dia de calor é o mesmo assunto, mas é sério... eu e o calor não funcionamos bem juntos. Na verdade, não nos amamos e não nos suportamos, pelo simples fato de não conseguir me sentir confortável de maneira nenhuma, em lugar nenhum, o suficiente para prender minha atenção na leitura ou em qualquer outra coisa. Estou a ler o livro da Luisa há exatas duas semanas e o problema não está no livro, está em mim e meu horror velado ao calor. Porém, como gosto de dizer... "antes tarde do que nunca", cá estou eu para resenhá-lo a vocês.

Recebi o livro em parceria com a autora e estava aguardando ansiosa a leitura. Se tem algo que eu gosto são livros com minhas comadres de feitiçaria e ele tinha tudo para me agradar. Este é só o primeiro volume de uma série que a autora está trabalhando, então ainda ficou alguma coisa solta, mas nada que desabone a leitura dessa primeira parte, na verdade só te deixa mais curioso para saber o que vai acontecer no livro seguinte.

Filha do Norte é um livro bem dinâmico, com muitos diálogos de fácil leitura, recheado de cenas cômicas e um toque de mistério. Todo o ambiente retratado é bem sombrio e alguns elementos clássicos da literatura serão encontrados na trama.

Eu tive alguns problemas com a protagonista, pois não senti muita firmeza nela, por exemplo, não achei que ela tem uma personalidade bem definida. É muito boa e acredita no melhor das pessoas, tem uma maturidade surpreendente para lidar com o pior dos outros e de si mesma, mas ela tem uns chiliques como se tivesse seis anos de idade, ela arruma uns dramas do nada, é impulsiva e faz um monte de cagada sem pensar nas consequências e isso não condisse com a maturidade apresentada. Mesmo que tenham sofrido vários abusos quando criança, presenciado a morte dos próprios pais, nada disso é desculpa para ela ter esses surtos... porque né? Maturidade é um coisa que você mantém com ou sem trauma, porque é o trauma que a formou. Enfim...

O livro ganharia cinco estrelas comigo se não fosse esse detalhe. Vocês sabem como sou chata quanto a maturidade dos personagens né? E esse fato só não estragou toda a leitura para mim, porque realmente fiquei bem curiosa para conhecer a história dos Vergamini, o que no fim é o real foco desse primeiro volume.

Além de bruxas de pele esverdeada voando em vassouras, provavelmente com sapatos com pontas longas e encurvadas para cima com verrugas no nariz...rsrs. Teremos também fantasmas, vampiros, lobisomens, múmias e um morto vivo digno dos laboratórios do Dr. Frankenstein, e eles serão nossos vilões de meia tigela. 

Tudo começa quando Michelle fugindo de um mal tenebroso de seu passado chega a pequena vila de Mafaldi. É uma menina muito doce e trabalhadora, que logo encanta a todos os moradores do local e é acolhida por duas feiticeiras disfarçadas de avó e neta. Ali seria o lugar perfeito para ela se esconder de seu perseguidor, mas ela sabia que não poderia ficar mais que o necessário para não por as pessoas que a acolheram tão bem em risco. Enquanto segue sua vida no pequeno vilarejo, nossa protagonista não faz ideia que Mafaldi tem o seu próprio mal, tem seu próprio passado assombrado e ao seguir com Meredith até a floresta para ver as raras e belas flores de luna, ela acaba se deparando com uma decadente mansão no meio do nada.

Temerosa com o que pode haver lá, ela decidi pedir ajuda a quem quer que vivesse naquele lugar. Há cem anos os esnobes irmãos Vergamini foram amaldiçoados pelas duas bruxas que acolheram Michelle, e cada um deles vive sob a sina de um aspecto horroroso e usam todos os poderes que receberam para atitudes malévolas. Eles são egoístas, metidos e muito, muito maus mesmo, ao menos é o que acreditavam ser até conhecer a doce e meiga menina que bate a sua porta.

O líder deles é Danton, o vampiro, ele é o mais ruim de todos eles. Irritado com o que está acontecendo com os irmãos caçulas, ele parte deixando Michelle sob o julgo de Frank, o monstro morto vivo que é um gênio na medicina e na botânica. Com a partida do líder, logo Michelle vai ganhando cada um dos irmãos e aproximando-os aos poucos, fazendo dos grandes assassinos, uma família. Ao lado dos Vergamini, Michele sente que finalmente encontrou um lar... mas Danton ainda é um problema e a violência de seu passado pode estar mais perto do que ela poderia imaginar. Os rapazes vão aceitando Michelle, cuidando e protegendo-a até de si mesma, sem saber de verdade quem ela é... apenas Wolf, o lobisomem, sabe que ela é a filha do norte e não pode contar a ninguém, até que chegue o momento certo para que tudo se revele.

Me diverti muito com a leitura do livro, pois esses irmãos são muito figura, ela vai lidando com cada um em separado e é impossível não se encantar por cada um deles e torcer para que aquelas almas feridas encontrem a verdadeira paz. 

Com todos os meus contras sobre a protagonista, pois o que disse me incomodou um pouco, garanto que a leitura vale muito a pena de ser feita e que descobrir os homens maravilhosos que os Vergamini são é uma delicia. Impossível não se apaixonar pelo harém da Michelle. 

Que o próximo volume não tarde a ser lançado, pois estou curiosa para saber quem é esse cara que dizimou a família da Michelle (já tenho suspeitas) e claro... se os seis irmãos conseguirão derrubar a tirania de Danton que voltou com tudo nos últimos instantes do livro. Muita água ainda vai rolar sob essa ponte e muito mistério ainda terá de ser resolvido... esse foi só o inicio.

Adquira seu exemplar mandando uma mensagem inbox para a autora >> AQUI <<

25 Comentários

  1. Nossa :O
    Que história incrível é A Filha do Norte, quando li a sinopse por estranho que pareça lembrei de "João e Maria" kkkkkk
    Mas pelo que vi foi só lembrete mesmo...
    Ter tantas criaturas sobrenaturais acabam me atraindo, principalmente quando se tem bruxas e ver outros personagens interessantes é muito bom :3
    Gostei da resenha e achei muito interessante, só espero que a continuação chegue logo porque eu sou meio ansiosa quando um livro tem continuação.
    Abraços! o/

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi raíssa, ainda ontem li uma resenha deste livro que me deixou bem interessada, coisa aliás que continuo. Mas como é uma série, vou esperar mais um pouco antes de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Oie, tudo bem? Parabéns pela parceria, em primeiro lugar. Bom, eu li há pouco uma resenha do livro, se minha lista de leituranão estivesse tão enorme talvez eu adicionasse ele...

    ResponderExcluir
  4. Olá
    Quando li a resenha achei um pouco confuso, mas depois lendo sua resenha amei o livro, adoro essas coisas de juntar vários seres sobrenaturais e fiquei com a impressão de ser uma fábula.
    Pena que a personagem principal de esses chiliques, eu também não tenho paciência para isso não XD
    Beijos

    http://poyozodance.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O nome do livro me lembrou Game Of Thrones, sério hehehehe, talvez seja pelo "Norte".
    Tenho certo receio com vampiros em livros, ficou maçante demais pra mim. Mas por outro lado confesso que achei a história boa, só não sei se iria rolar pra mim.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. saudações literárias! Amo livros com temática de sobrenatural, fica mais emocionante em ler na parte da noite. Esse livro vai pra lista de desejados.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não curto livros com temática sobrenatural, mas curti essa premissa. A capa está muito bonita. Não o leria, mas pra quem gosta, é prato cheio. A NS está de parabéns pelo trabalho de capa!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Eu li o livro, e sinceramente ele deixou a desejar. Pela sinopse imaginei que ia ser o livro, mas a história toda é muito previsível, depois do segundo vergamini já sabia que a Michele iria mudar todos eles (menos o Danton). Acho que faltou ação no livro, mais contexto para as bruxas (que não tiveram influencia nenhuma, só apareciam de vez em quando), enfim, esperava mais da premissa.. Quem sabe o segundo livro seja melhor e conquiste aquilo que o primeiro não conquistou.

    Uma nota de 0 a 5, dou nota 3.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Infelizmente, Filha do Norte não despertou minha curiosidade, talvez por você ter dito que a personalidade da personagem não lhe pareceu muito definida ou por toda a premissa do livro.
    Apesar disso, espero que o próximo volume te agrade.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!!! Então,esse é daqueles livros que eu não leria,pois se têm um assunto em livro que eu não gosto,diferentemente de você é de bruxaria,feitiçaria,aventura e mágica rs Me acostumei muito aos romances apenas,então esse é um estilo que eu não leio,mas achei muito boa sua resenha,o livro em horas me parece até ser divertido,então creio que deve ser muito bom para quem curte o estilo ;)

    O que me chamou a atenção foi o que você disse da maturidade da personagem principal,e eu super compreendo sua "revolta" quanto á isso,pois se têm uma coisa que me estressa são personagens imaturas,que tomam umas atitudes que deixam a gente pe da vida..affs É bem ruim mesmo :/ Masss,como você disse que têm sequência,quem sabe então nele a personagem amadurece não?! As vezes isso é até bom,pois ao longo da continuação vemos o amadurecimento da personagem com o tempo e com as situações. Espero que isso aconteça. Pelo que você disse do mistério que ficou em aberto,creio que ela então conseguirá manter o gás no próximo livro!

    Enfim,a autora é nacional né,muito sucesso á ela!!!
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Eu não conhecia o livro e gostei bastante do enredo e da capa. É uma pena a personagem não ser bem desenvolvida, por que isso acaba irritando o leitor. As vezes até cansa para ler.
    Mesmo assim gostei da história e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!
    http://www.eraumavezolivro.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gosto de qualquer livro que tenha bruxas em sua premissa, acho que me dá um 'gás' pra ler. Mas, nem todos acabam me agradando depois. Este, parece ser um daqueles que eu devoraria, mesmo com os surtos da personagem. Vou coloca rna listinha...! Seu texto está perfeito!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  13. Adorei a resenha. Gosto muito de criaturas magicas/mitológicas, a proposta do livro é bem interessante e a maneira como você falou sobre a construção dos personagens- especialmente o vampiro ( <3 ) chamou minha atenção. Vou procurar pra ler

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Apesar dessa resenha muito bem feita eu não fiquei curiosa pela leitura..
    Uma pena :(
    abraços

    ResponderExcluir
  15. Oiee, Tenho uma amiga que ama esse estilo literário e por isso vou indicar a leitura para ela, pois mesmo me deixando bem curiosa, nçao sei se o leria

    Beijos da Fê
    As Catarina´s / Fanpage / Instagram

    ResponderExcluir
  16. Hello!

    Bacana demais que os blogs estão resenhando livros diferentes, nao conhecia A Filha do Norte e achei a premissa bem interessante.
    Uma pena que nao tenha se afeiçoado a protagonista, qdo isso acontece a gente nao gosta tanto da leitura, pelo menos no meu caso.
    Mas vejo que no geral a leitura é super recomendado e vou tentar ler sim, achei a capa bem linda.
    Beijos!

    Livros e Sushi • Facebook InstagramTwitter

    ResponderExcluir
  17. Olá! Ah! Fiquei louca para ler esse livro!! Curto bastante as criaturas presentes na história, gosto bastante de histórias com bruxas...Deve ser ben gostoso de ler mesmo! Beijos!
    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi! Quando li o título do seu post já fiquei super animada! Eu estou participando do book tour de Filha do Norte e estou bem ansiosa pela leitura. Adoro literatura sobrenatural e principalmente as que tem bruxas. Sua resenha está impecável, parabéns! Beijos.

    Ei Carol, Leia!

    ResponderExcluir
  19. Oi!!!!!!

    Também acho que a protagonista muitas das vezes deixa a desejar, se tratando de maturidade a questão piora. Em relação ao livro, mesmo com os pontos negativos, ele me atraiu, adoro livros nesse estilo.


    beijos!

    ResponderExcluir
  20. oi,

    Nossa...que livro é esse gente? que enredo!!! nem li e também fiquei curiosa e anciosa pelo próximo...pois tenho que te dizer que saí daqui e fio lá no skoob adicionar a minha meta de leitura!!!!

    ah, e o calor???? faço minhas as tuas palavras...ô época do ano que eu não gosto!!!!

    linda resenha!!!

    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Adoro histórias com fantasmas, vampiros, lobisomens, bruxas e fiquei interessada na leitura do livro. Ficaria incomodada com a protagonista, mas leria pelo contexto da obra. Achei a premissa bem legal e saber que se divertiu me anima.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia esse livro, mas me interessei tem sobrenatural que adoro nas historias, sem falar os segredos que envolve a trama. Não gosto quando não da para saber que personagem esta falando, fico voltando a leitura isso é desagradável e atrapalha a fluidez do livro. Mas gostei da resenha e ele foi pra minha lista de compras.

    ResponderExcluir
  23. Me confundo com essas narrativas em primeira pessoa e fico sem saber quem está falando. Achei o livro interessante por causa do universo mágico que ele tem. Gostei de saber que a autora conseguiu desenvolver seus personagens criando expectativa no leitor.

    ResponderExcluir
  24. Raíssa, eu ainda não conhecia o livro mas o enredo me chamou atenção. Não gosto muito quando o livro demora pra chamar minha atenção mas sendo bom, nem ligo porque depois que chama eu não largo mais. Pelo que você falou desse, eu acho que gostaria da história e fiquei bem curioso. A construção de alguns personagens me desagradaram em primeira apresentação, mas espero gostar na leitura completa.

    ResponderExcluir
  25. Oiiie
    QUE LINDA A CAPAAA HAHA adorei, e parece ser uma história muito legal, gostei bastante da resenha, não é o gênero que costumo ler mas bela dica

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir