Os Goonies
Ed. 00 - DarkSideBooks

Sinopse:
Às vésperas de serem despejados de seus lares, um grupo de crianças - os Goonies - segue em busca de um tesouro escondido, em uma história fantástica de amizade.




"Nossos pais e mães querem o melhor para nós, 
mas eles tem que fazer o que é bom para eles , 
porque é o jogo deles, é a vez deles, mas aqui em baixo é a nossa vez. 
Nosso tempo e nossa aventura e as nossas regras e planos." 
pag 113


Esse é o livro que foge às vias de regra. É um dos poucos livros baseados em filme que encontramos por aí. Em 1980, Steven Spielberg nos presenteou com o filme Os Goonies, uma aventura infanto-juvenil que virou gerações na sessão da tarde. Hoje, o filme não passa mais na TV, mas a DarkSide Books trouxe, para nós que amamos e para aqueles que ainda vão amar, o livro Os Goonies. Como no quote que selecionei a cima, 'esse é o nosso tempo e nossa aventura, vamos lá....'

Como disse, esse é um grande clássico conhecido por todo mundo com mais de vinte anos, se você tem mais de vinte e não conhece, lhe pergunto: "Viveu em uma bolha esses anos todos?" Eu peguei esse filme nos meados dos anos 90 em reprises incessantes da sessão da tarde, pois não sou assim tão velha e já via esse filme quando ele era classudo demais para minha geração. 

O livro, assim como o filme, é voltado para o publico infanto-juvenil, e foi escrito por James Kahn, roteirista de séries fantásticas como Star Wars e etc. A aventura é toda narrada por Mikey Walsh, então os acontecimentos e todas as ideias são de um menino asmático e mirrado que ao lado de seis amigos viverá uma grande aventura repleta de bandidos malvados, cavernas repletas de armadilhas e um tesouro pirata.

As Docas Goon é um bairro periférico que está para ser desapropriado pelo dono e um Clube de Golfe, as hipotecas serão cobradas e todos serão despejados para que um enorme campo de golfe seja construido. Todos terão de partir, os Goonies, se separarão e não serão mais os Goonies, será?

Um dia antes de serem despejados Mikey, Dado, Brand, Bocão, Gordo resolvem desbravar o sótão dos Walsh e lá descobrem um enorme arsenal de quinquilharias históricas do papai Walsh. Dentre essas quinquilharias há um mapa das docas Goon de muitos, muitos anos atrás e um dobrão de ouro.

Decididos a se divertir com esses objetos eles decidem buscar o tesouro de Willy Caolho, sem saber que naquela manhã, ou melhor, sem acreditar na história do mentiroso do Gordo, eles poderiam correr perigo. Fugindo de Brand e outras situações que encontram no caminho, eles acabam encontrando um velho restaurante nem tão abandonado quando imaginavam. Algo estava muito errado com aquela velha senhora e seus dois estranhos filhos, mas o mapa os levou até ali e mesmo estando com muito medo eles tem a certeza de que precisam continuar e achar o caminho até o X que guarda todo o tesouro do Willy Caolho. Talvez, de posse da fortuna do pirata eles pudessem comprar as hipotecas e continuar vivem ali. Continuarem a ser Gonnies...

Porém, a família que eles encontraram, é uma família perigosa, os Fratelli, bandidos da pior espécie, procurada pela polícia, com cadáveres na geladeira e um filho muito especial preso por correntes. Munidos de coragem seis meninos, agora acompanhados de Stef e Andy, duas meninas, resolvem viver essa ultima aventura nas Docas. Fugindo dos Fratelli pelos inúmeros corredores subterrâneos e desvendando mistérios engenhados há mais de 300 anos pelo pirata Caolho, eles encontrarão enigmas, perigos, monstros, esqueletos. Enfrentarão seus medos, seus receios e descobrirão a importância da amizade que os une.

Eu gostaria de poder contar cada pedacinho do que acontece com esses garotos, mas o sabor da aventura está no desenrolar do que vai acontecer. A leitura do livro é bem rápida e fácil, como disse, é um livro voltado para o público infanto-juvenil, mas nada disso estraga a magia de se aventurar com sua leitura. Muitas emoções e risadas te aguardam nas páginas desse livro, se não viu o filme, leia o livro... tenho certeza que você vai se divertir. Se você já viu o filme, leia, vale muito a pena relembrar uma das maiores aventuras da nossa infância.

book cover of 

The Goonies
(Livro esgotado em Portugal)

4 Comentários

  1. Olá, sou louca pela edição especial desse livro desde que a Darkside lançou a edição especial com o mapa!!
    Faz muito tempo que assisti o filme, mas quero muito ler o livro para comparar!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  2. Olha, acho que vivi mesmo em uma bolha, porque na altura dos meus 21 anos, nunca assisti esse filme. Não que eu me lembre, ao menos. Mas depois dessa resenha, fiquei morrendo de curiosidade, então já vou procurar o livro e o filme. Parecem ser interessantes!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Assisti e muito ao filme, toda vez que passava na sessão da tarde, lá estava eu vendo. Adorava esse filme e me divertia muito com tudo que eles passavam. Com certeza vou querer ler o livro. Já está na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
  4. DarkSide fazendo o inverso: enqto as produtoras fazem adaptação, ela das prioridade aos livros... até já publicou vários livros que eram filmes.
    Não lembro de já ter assistido a Os Goonies...

    ResponderExcluir