Exibindo Projeto Balaclava - 04.JPG
Em fevereiro a editora Os Dez Melhores, lançou o livro Contos de Amor e Crime: Um Amor Violento (sinopse aqui) do autor Afobório. Este lançamento faz parte do projeto Balaclava, uma ação criada pelo próprio autor que busca erradicar o preconceito e a violência das ruas. O projeto tem como alvo os jovens de Carazinho/RS cidade do autor, mas que inegavelmente atinge toda a comunidade.

Afobório, é conhecido pelos trabalhos sociais que envolvem a literatura e as pessoas. Com o apoio da Editora Os Dez Melhores, o autor e equipe tem chegado ao alvo do projeto, a garotada.


Exibindo Projeto Balaclava - 01.jpgResumidamente, Afobório discorre que a falta de respeito – leia-se discriminação em sua mais abrangente instância – é o principal propulsor de toda a violência que assola a nossa comunidade, desmistificando a imagem do dito ‘vagabundo’, que simplesmente não gosta de trabalhar. Jozz afirma com todas as letras que o que ele busca é respeito, e justifica-se afirmando que, em uma sociedade como a nossa, um negro favelado só existe quando empunha uma arma. Uma visão que assinala o desejo por respeito e status como pertinente a todos em nossa sociedade moderna. 

Em cima de toda esta estrutura, as oficinas literárias ministradas são finalizadas com um momento importante: os alunos que quiserem, podem vestir a balaclava e pisar no racismo e na violência diante de todos. Um momento de muitas revelações, porque qualquer um pode falar sobre os seus medos, sobre os seus preconceitos, sobre as suas amarguras. É um desabafo, uma lição de vida para todos os participantes da atividade. 
Afobório propõe que, em sociedade, devemos respeitar a todos, em todos os sentidos. E nada melhor que a utilização de um livro para promover integração, valorização mútua e amor pela literatura. 

Exibindo Projeto Balaclava - 03.jpg
Para o autor, escrever o que a gente sente canaliza nossas angústias para o papel, e transforma realidades tristes em açúcar para a sociedade, sempre em forma de literatura. A proposta é trazer temas como o racismo e a violência para dentro de um gênero literário, com a finalidade de retirá-los das ruas e transformá-los em arte. É por isto que a última frase do autor em suas oficinas é ‘sorte, luz e literatura, sempre!’. 

Exibindo Projeto Balaclava - 02.jpgEm um contexto como este, certamente ‘a balaclava tem poder’, e a obra Contos de Amor e Crime: Um Romance Violento é mesmo muito mais que um livro. Trata-se de uma ação concreta, que promove reação e reflexão através das palavras.

Projeto incrível, não? Sucesso ao autor e a editora que investe tanto na disseminação da literatura nacional!

Você pode adquirir seu exemplar por 27,00 (frete incluso) diretamente com o autor no e-mail: afoborio@gmail.com. Ou através da livraria virtual da Editora Os Dez Melhores: aqui.


2 Comentários

  1. Já tinha lido sobre o projeto e achei bem interessante fazer discussões de temas polêmicos junto aos jovens através da literatura.
    Quanto ao livro, não sei se leria, pois já me disseram que tem violência.

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente!
    Não conhecia o projeto e procurarei saber mais.
    desejo sucesso.

    ResponderExcluir