♥ Crônicas de Silbery - O Segredo do Bosque ♥
Ed: 01 - Multifoco

Sinopse:
Quando quatro irmãs perdem a casa em que moram e vão morar com a tia numa suntuosa propriedade em outro estado, nunca poderiam imaginar que no bosque ao fundo da casa há uma passagem para um mundo paralelo onde criaturas do bem, subjugadas há duas décadas por Yanna, a senhora das sombras, acreditam que elas são as suas salvadoras mencionadas na profecia. No entanto as meninas não compartilham da mesma ideia e quando estão tentando voltar para casa Milca é raptada pela grande coruja branca, Amal, e levada para o castelo de Yanna e numa discussão Joana corre para a floresta e se perde. Vera não vê saída a não ser recorrer ao sábio da montanha e pedir ajuda. No Final, a batalha entre o bem e o mal será inevitável.

"Tem razão, não conseguirei sozinha, mas juntos, todos nós,
podemos lutar e vencer. Pela nossa família, pelos nossos amigos,
por todo o povo da Terra dos Pequenos e por nós mesmo.
Temos a escolha de fugir e continuar sofrendo, ou ficar e lutar
pelo que é do direito de vocês."
pág. 201


E a primeira resenha nacional de 2015 é de Crônicas de Silbery, da nossa parceira Priscila M. Palmeira. Recebi o livro de presente da autora e não tardei em pegá-lo para ler, estava muito curiosa para conhecer a estória, vocês sabem o quanto eu amo fantasia e quando a sinopse me dá aquela sensação de que vou gostar, é batata!

Enquanto lia o livro foi impossível não me lembrar de As Crônicas de Nárnia, pois muitos aspectos se parecem, porém a Priscila nos brinda com um livro de fábulas, onde tudo é possível, cria seus próprios seres mitológicos e brinca com os que já conhecemos, sua escrita é leve e simples de entender, fazendo desse livro com pouco mais de 200 páginas ideal para pré-adolescentes. Você consegue entrar na trama e viajar para Silbery, enquanto lia o livro eu via um filme de toda a trama... a leitura é tão gostosa que quando vi já tinha acabado. Esse com certeza é um livro que se lê em um dia.

Fiquei um pouco confusa quanto o final, pois no decorrer da leitura, a autora deixou a entender que havia um poder que ajudaria as meninas a vencerem o mal, caso elas fossem as meninas da profecia. As irmãs passam o tempo todo querendo ir embora e deixando bem claro que não estão nem aí pra profecia, e do nada quando a feiticeira lá ataca, quem derrota a feiticeira é um Leprechaum com uma invenção muito louca... fiquei meio que bugada nisso, porque elas teriam de ter um poder e tal, era o que a tal profecia dizia, mas decidi entender do meu jeito e no fim o tal poder que elas trariam para o povo de Silbery era a Esperança.  (acho que meu final ficou poético, não?)

Fora esse meu bugue, vale ressaltar que o livro tem uma pegada infantil e para quem está acostumado a ler alta fantasia, nos níveis mais adultos, realmente certas coisas podem parecer estranhas, mas para quem está começando a leitura do gênero, esse livro é perfeito e brinca com nossa imaginação.

Vera, Joana, Sofia e Milca, são quatro meninas muito especiais. Vivem com a mãe, viúva que faz de tudo para conseguir mantê-las, desde a morte do marido, sem precisar da ajuda de sua tia milionária. A vida seguia normal para as meninas, Vera, como a mais velha tenta cuidar das irmãs mais novas, enquanto Joana está decidida a não gostar de nada, nem de ninguém e achar que o mundo não merece sua consideração. Sofia uma menina doce e sonhadora e Milca apenas um bebê. Porém suas vidas tem uma reviravolta quando a casa em que vivem pega fogo e sua mãe é obrigada a enviá-las para viver com sua tia-avó Gertrudes.

Gertrudes é uma mulher austera e tem planos rigorosos para as meninas, então após uma estranha noite na mansão em Santa Catarina as meninas decidem dar um passeio no bosque que há na casa da tia. Vera não gosta da ideia, mas já que Joana insiste em não lhe dar ouvidos decide seguir as irmãs mata adentro.

Ao chegarem em uma clareira repleta de animais e um poço, mais uma vez Joana decide fazer o que quer e acaba caindo dentro do tal poço. Desesperada pra resgatar a irmã, Vera, instrui Sofia a cuidar de Milca e ela mesma entra no poço para descobri-lo sem fim. Assustada com estranha abelha no decorrer de sua decida, Vera acaba caindo da corda que a auxilia a descer e se vê em um mundo paralelo, onde pequenas crianças de orelhas pontudas a observam curiosa. 

Ela precisa encontrar Joana e partir antes que sua tia dê por sua falta, porém é quando a anciã da Terra dos Pequeninos lhes revela sobre uma profecia é que elas tem certeza de que precisam ir embora. Não eram guerreiras, muito menos garotas escolhidas por um ser divino para salvar toda Silbery do domínio das trevas. É quando estão decididas e partir que Sofia e Milca aparecem no estranho mundo paralelo.

Elas estão dispostas a partir a qualquer custo, então sob a guia de Rawg elas começam a trilhar o caminho até a montanha do centauro Onírius. Na primeira parada dessa peregrinação Yanna consegue sequestrar a pequena Milca e mais uma vez sem ouvir Vera, Joana acaba perdida no bosque.

Entre elfos, trolls, fadas, sereias e ninfas, Vera irá buscar as irmãs ao lado de Rawg... enquanto um grande acontecimento está por vir. Será que elas eram realmente as meninas da profecia? Será que conseguiriam voltar ao seu mundo agora que haviam encontrado bons amigos em Silbery?

Para descobrir como essa aventura se descortina, você terá de ler o livro que pretende ter uma continuação em breve. Curioso? Adquira já o seu e também viaje com essas irmãs nessa fantástica aventura cujo portal é em nossa terra 'brasilis'... rsrs...

9 Comentários

  1. Oi Raíssa,
    Não conhecia esse livro, mas achei divo, amo fantasia <333. Brincando com minha imaginação não tem importância que o final seja um pouco confuso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não gostar tanto assim de fantasia e seres mitológicos, achei a premissa desse livro interessante. E por se tratar de autora brasileira, despertou a vontade de lê-lo. A capa do livro ficou muito linda.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do livro parecer interessante e de eu gostar deste gênero de leitura, não é um livro que eu leria no momento.
    Bjs,Rose.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ra que doidoo haha mais gostei bastante da fantasia haha amoo exercitar minha imaginaçao e esse livro parece perfeito.. apesar que tbm fiquei foi confusa com sua tentaiva de explicar o que vc nao entendeu que tbm nao entendi hahahaha, mais gosteei da fabula mto legal..
    bjoos

    ResponderExcluir
  5. Oiee Raíssa!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro, apesar de gostar dessa coisa toda de fantasia esse não me pegou de jeito, pra mim ficou faltando algo.
    A capa é linda mas a leitura não me interessa.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  6. Oi Raissa nossa amooo historia em fabulas, esse deve ter mtas liçoes e mtas fantasias, amoo historias de profecias de feitiços e todas essas coisas essa historia deve ser uma aventura e tantoo..
    gostei dmais da conta.. e amei sua resenha bjooos..

    ResponderExcluir
  7. Mas um livro nacional conquistando os leitores, gostei muito da resenha e tô ansiosa pra conhecer as irmãs e esse mundo magico, se tem um pouco haver com as cronicas de Nárnia eu quero muito ler, mas sempre sabendo que cada livro tem a sua essência.

    Abçs :)

    ResponderExcluir
  8. Olha, essa é a primeira vez que estou vendo algo relacionado a esse livro e ele já me chamou atenção. Que bom que os autores nacionais estão ganhando mais destaque a cada dia, né? Adoro esse mundo fantástico. Foi para a minha lista!

    ResponderExcluir
  9. Super RECOMENDO, é uma aventura fantástica, autora etá de PARABÉNS!!

    ResponderExcluir