♥ O Hobbit ♥ Ed: -,- Editora Martins Fontes
Os hobbits são seres muito pequenos, menores do que os anões. São de boa paz, sua única ambição é uma boa terra lavrada e só gostam de lidar com ferramentas manuais. Este livro tem como personagem central o hobbit Bilbo Bolseiro. Ele vive muito tranquilo até que o mago Gandalf e uma companhia de anões o levam numa expedição para resgatar um tesouro guardado por Smaug, um dragão enorme e perigoso.
O Hobbit

"- Há mais coisas boas em você do que você sabe, filho do gentil Oeste. 
Alguma coragem e alguma sabedoria, misturadas na medida certa. 
Se mais de nós dessem mais valor a comida, bebida e musica do que a tesouros,
o mundo seria mais alegre." 
pág 281


Eu nunca havia lido nada da obra de Tolkien. Tudo o que conhecia era pelos filmes do Senhor dos Anéis, os livros eram, e continuam sendo, muito caros, então acabei postergando minha curiosidade. Na minha época ser apaixonada pelo Legolas era a moda do momento entre as adolescentes, não havia Justin Bibier (bons tempos) só havia nosso belo e heroico elfo das Terras Médias e isso nos bastava. Comigo não era diferente, eu fui uma dessas adolescentes babacas, com poster's do Orlando Bloom na parede do quarto, que ficava histérica com uma chamada na TV. Pois é, eu também sou humana.

Então, quando saiu o primeiro filme de O Hobbit, pensei: 'Caramba Raíssa, 23 anos nas costas e você ainda não leu nada do Tolkien? Temos de remediar isso!' . Mas só fui criar vergonha mesmo na cara depois que assisti Uma Viajem Inesperada, porém ainda estava bem caro o livro, então deixei pra lá. Não sou muito de participar de sorteios na internet, mas resolvi participar de um em uma página no facebook onde eu escolhia um livro de determinado valor, já havia ganhado um outro livro lá, mas essa foi a vez que eu pude escolher e adivinhem... eu escolhi O Hobbit.... rsrs...  e eis-me aqui falando do livro agora.

Demorei pra terminar de ler, mas consegui, tive outras prioridades com parcerias, então acabei deixando de lá, mas agora consegui terminar e vamos lá. Minha meta era ler o livro antes de ir ver o último filme e agora que terminou estou torcendo para o Peter Jackson mude mais coisas, ele já fez algumas inclusões que não estavam no livro, mais para ter mais história, claro, o que pra mim não atrapalhou em nada, porém se o final for igual... vai ter muita gente chorando no cinema e eu serei uma dessas pessoas... rsrs... o final da Batalha dos Cinco Exércitos foi surpreendente e emocionante.

Fiquei encantada com a escrita de Tolkien, por ser um livro escrito para crianças, O Hobbit tem aquela deliciosa pegada de história contata para os filhos antes de dormir, ao menos é assim nessa versão que ganhei com a imagem do primeiro filme, e é impossível não imaginá-lo contando a história pessoalmente para nós. Sem falar na baita lição que esse livro tem para todas as idades. Simplesmente, me encantei e já estou me programando para comprar outros livros do Tolkien

Acho que a maioria de vocês conhece a história pelo filme, mas vamos lá... vou contar um pouquinho dessa divertida aventura...

Bilbo é hobbit, um hobbit respeitável que vive no Bolsão, sob a Colina. Como todo hobbit ele gosta de tranquilidade, um bom fumo para seu cachimbo, boa comida, boa bebida e 'aventura' é uma palavra que não existe em seu dicionário. Porém ele é um hobbit especial, tem o sangue do Tük, uma família conhecida por sua curiosidade e pela bravura, mas Bilbo, não se orgulha disso... quem iria querer sair por terras repletas de orcs, trolls e outras coisas malignas... não... ele preferia o conforto de sua casa.

E é em um belo dia ensolarado, após um farto dejejum, que um velho mago pára diante de sua casa. Bilbo não quer participar de uma aventura, nem deseja ouvir essa palavra e acreditou que Gandalf havia entendido até que em determinada hora, em sua confortável toca aparece um anão, depois um segundo, um terceiro até que 13 são os anões que se fartam e cantam em toca sem que fossem convidados.

Durante essa festa não programada, Bilbo recebe uma proposta. Ser o ladrão oficial na conquista da Montanha dos anões, que está sob o domínio de um dragão. Com toda a certeza Bilbo não está disposto a embarcar nessa aventura, mas algo inesperado o levará a viver aquela que seria a mais terrivel e inesquecível aventura de sua vida.

Ao lado dos anões, ele encontrará elfos, orcs, trolls, wargs, lobos, águias gigantes, aranhas assustadoras e claro, um anel, um anel mágico, capaz de fazê-lo desaparecer. E quanto mais selvagens são as aventuras que eles encontram pelo caminho, menos respeitável se torna nosso Bolseiro e um dos larápios mais honestos começa a surgir.

Recheado de aventuras é incapaz não dar risada com o Bilbo e seus sonhos de conforto e toucinho no café da manhã. Ele não é o personagem mais heroico da história, mas mesmo assim sua presença será de grande importância em vários momentos e mesmo não sendo ele e os anões o responsáveis pela morte do dragão a forma como tudo vai se desenrolar é de uma sutileza sem igual e claro, com um final para essa aventura... simplesmente, surpreendente!

Gostei muitíssimo de ter embarcado nessa aventura antes de ir ao cinema ver como a adaptação vai terminar. Ao contrário de tantos fãs que criticam as diferenças entre livro e filme, uma coisa eu posso dizer... nenhum dos dois deixa a desejar. São duas histórias diferentes, para uma única aventura surpreendente.

Se puder ler esse livro, leia. Se puder ver o filme, veja. Só não deixe de embarcar nessa aventura!!! Porque... "Esta é a história de como um Bolseiro teve uma aventura, e se viu fazendo e dizendo coisas totalmente inesperadas..." - pág 02

O Hobbit


11 Comentários

  1. Que linda a capa, amei a premissa também Raíssa. Sempre quis ler a obra.
    A quote é bem bonita e sensível.Também nunca li nada do Tolkien, os livros são caros mesmo :)
    Nunca vi o filme também, acho bem longo e tenho preguiça
    Acho bem legal o mundo que ele criou no livro, bem criativo .
    Obrigada pela indicação, quero ler sim :)
    Beijos Raíssa, ThayQ.

    ResponderExcluir
  2. Li e amei, descritivo e imaginativo me sentir dentro do livro, nunca gostei muito de filmes então encarei foi o livro O senhor dos Aneis mais peguei emprestado na biblioteca publica, acho que renovei umas cinco vezes só para terminar de ler. Me encanto com suas resenhas e adoro ler todas.

    ResponderExcluir
  3. Tenho o Hobbit com essa mesma capa, é lindo né? Comprei depois que assisti o 1º filme e não me arrependi é uma aventura incrível. Também sou fã dos filmes do Senhor dos Anéis, mas ainda não li os livros, pq são muiiito caros, mas pretendo comprá-los esse ano. O universo que Tolkien criou é realmente incrível!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  4. Morro de preguiça com o Tolkien... acho descritivo demais mas acho que o problema deve estar em mim. Fiquei animada em dar uma chance em função de vc falar que apesar das diferenças entre livro e filme, a aventura continua sendo boa.

    ResponderExcluir
  5. Tenho a mesma opinião da Ivi, morro de preguiça de Tolkien pela escrita descritiva.
    Entre livro e filme, fico com os filmes

    ResponderExcluir
  6. Eu confesso que não gosto dos filmes do Senhor dos Aneis, na realidade prefiro os livros, livros que viram filmes eu acho que estragam o que lemos, nao li o Hobbit, mas fiquei interessada.

    ResponderExcluir
  7. Nunca a li nada do autor e só conheço as histórias pelo filme mesmo. Mas acho que adoraria esta leitura.
    Sou apaixonada pelos filmes O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
    Quase infartei vendo este no cinema é maravilhoso e já tenho vontade de ver novamente.
    Adoro muito o personagem do Bilbo....
    Com certeza um livro que entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir
  8. Oiee Raíssa!
    Eu só conheço as obras do autor através dos filmes O Senhor dos Anéis, porque nem O Hobbit eu assisti ainda acredita?
    Pois é...
    Não tenho muita vontade de ler os livros dele não, os preços são exorbitantes e como são de um gênero que não costumo ler não sei se vale a pena investir tanto em um livro que não tenho certeza se vou gostar, então prefiro ver os filmes mesmo.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Eu também não li nada desse autor apesar de ser fã de carteirinha dos filmes Senhor dos Anéis!! Meu personagem preferido era o do rei, sendo claro, o filme preferido O retorno do Rei. Nunca cheguei a ser esse tipo de fã que penduram pôster nas paredes do quarto, nada contra que fez ou ainda faz isso, tá?...
    Hobbit conheci quando meu irmão chegou em casa com o filme, eu tava gostando... mas percebi que era o segundo filme da série, então parei de assistir pretendendo assistir pela ordem, mas até hoje eu não fiz, mas ainda pretendo...
    Coitado do Bilbo, querendo apenas uma vidinha pacata... Fiquei com pena dele rsrs, mas a história tinha que acontecer, não é mesmo?!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  11. Nunca li nada dessa autor, até o filme Senhor do Anéis, vi apenas algumas cenas, nem sei direito do que trata a história. nunca fui de ler livros de fantasia até que comprei o livro Glimmerglass por causa da capa rsrs... mas também foi o único que li até agora.
    Pelo que vc disse na resenha, a história é contada de forma bem leve e descritiva, gosto disso (exceto quando é para "encher linguiça").
    Pelo menos agora, não senti vontade de ler o livro, mas senti curiosidade em relação ao filme. Quem sabe eu não comece dai.
    Bjos!

    ResponderExcluir