♥ Roleta Russa ♥ - Ed: 01 - Editora Arqueiro
Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Logo em seguida, mais um golpe: a morte inesperada do pai, seu melhor amigo. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem. Em seus primeiros meses como pardal, ela recebe uma importante missão: conquistar o americano Nathaniel Nash, um jovem agente da CIA, responsável por um dos mais influentes informantes russos que a agência já teve. O objetivo é fazê-lo revelar a identidade do traidor, que pertence ao alto escalão do SVR. Logo Dominika e Nate entram num duelo de inteligência e táticas operacionais, apimentado pela atração irresistível que sentem um pelo outro.
Roleta Russa

Quando recebi o release desse livro fiquei super animada. Roleta Russa é o primeiro livro do ex-agente da CIA, Jason Matthews e o fato dele ser um ex-agente me deixou ainda mais eufórica em conhecer a sua trama. Sem falar no fato de que fazia muito tempo que não tinha a oportunidade de ler um livro nesse conteúdo. Além de fantasia, adoro livros de espionagem e policiais e tal e fazia séculos que não lia nada... então, em parceria com a Editora Arqueiro recebi essa obra incrível.

Vocês não fazem ideia do quanto eu sofri com a leitura do livro, não porque o livro fosse ruim, muito pelo contrário é sensacional, mas com a mudança e tudo o mais a leitura foi sendo protelada ou pelo cansaço ou pela falta de tempo mesmo. E três semanas depois enfim consegui terminar a leitura dessa trama maravilhosa.

A história é realmente incrível, mesmo tendo achado em muitos momentos que o autor tenha exagerado demais nas descrições e que se ele houvesse nos polpado de certas coisas 'inúteis' a leitura teria sido um pouco mais rápida e o livro teria ao menos umas 100 páginas a menos sem perder em nada a essência da trama. Porém, por se tratar de um ex-agente, relevei essa minúcia toda em descrever roupas, móveis, lugares e comidas etc. e caí de cabeça nessa estória com o intuito de diversificar minhas leituras.

Jason, descreveu em detalhes manobras operacionais, formas de espionagem que nos faz crer que tudo aquilo é real, sem falar em conhecidos nomes políticos que nos leva a pensar se é verdade ou ficção o que estamos tendo em nossas mãos.

A história começa com Nate Nash, um jovem rapaz que tem problemas de aceitação em relação ao pai e aos irmãos mais velhos e decide ser agente da CIA, só que ele não é só um agente, ele se torna O agente quando se torna o operacional de uma das fontes mais importantes para os EUA na Russia. Nate é o contato direto com Marble, um general russo, que está a 14 anos entregando os esquemas russos para o inimigo americano sem ser descoberto e quando Nate é perseguido após um encontro com seu informante por agentes da SVR russa (antiga KGB), vê sua carreira de grande agente ir por água abaixo. Transferido para Helsinque ele terá de encontrar uma forma de dar a volta por cima e conseguir um contato de ligação forte o suficiente para mandá-lo para o ápice de sua carreira novamente.... e sua oportunidade chega na forma da bela e inteligente agente da SVR, Dominika Egorova.  

Tudo que Dominika queria na vida era ser a primeira bailarina do balé de Bolshoi e seu sonho estava para se realizar até que sua rival de palco trama com seu amante para tirá-la da competição. Agora que seus sonhos estão terminados, ela precisa voltar para casa e tentar encontrar um meio de voltar a fazer o que gosta, tinha planos para voltar ao balé, não mais como uma bailarina profissional, mas talvez como uma professora para crianças ou algo que lhe proporcionasse manter aquele seu amor e nesse momento, que sonha em recomeçar, mais uma uma tragédia se abate sobre sua cabeça... seu amado pai acaba de falecer.

Domi é uma mulher de muitos talentos, de um gênio fortíssimo, uma inteligência fora do comum, um patriotismo acirrado e seu tio, chefe da SVR, nota todo esse talento e decide recrutá-la para o serviço secreto russo. Após cooperar em um assassinato, Vanya não tem outra alternativa a não ser inseri-la na academia. Dominika se torna então a primeira mulher em 60 anos a ingressar no serviço secreto russo e ser a primeira aluna lá também. Só que entrar para aquele serviço faz com que ela veja coisas do governo russo que não condizem com as coisas que ela acredita. 

Assim que termina seu treinamento para ser uma agente russa de inteligência, seu tio a envia para a Escola de Pardais o que para ela é uma vergonha. Ela queria ser uma agente, não uma prostituta para o governo. Queria ser reconhecida por sua inteligência, não por sua beleza ou perícia na cama. Mas ela é osso duro, não se deixará abater... fará o que for preciso para provar o seu valor. Até que ela é enviada para Helsinque com a missão de recrutar Nate Nash como informante americano para a Russia, esse é o plano, porém muitas coisas irão acontecer... Ela está decidida a não usar o que aprendeu na Escola de Pardais com o rapaz e ele se tornará um alvo difícil demais de ganhar.

Como sobrinha de Egorov, Nate não acredita que ela possa ser uma agente da SVR, mas todos os sinais o levam a crer que sim. O convívio dos dois é sempre um mistério... ambos discutem politica, descordam dos pontos de vista e as conversas entre eles são batalhas intelectuais que os envolve de tal forma que suas missões se tornam admiração e posteriormente atração.

O cerco está cada dia mais fechado... e ambos terão de aprender a lidar com o que sentem um pelo outro e aceitar que aquele amor seria impossível. O crescente ódio pelo tio leva Dominika a se aliar, de livre e espontânea vontade a CIA.. só que o FBI põe tudo a perder e Domi terá a vida desnudada pela SVR à maneira soviética. Dias difíceis virão para nossa mocinha e noites de tormenta ao nosso bravo herói. O jogo de gato e rato tem de terminar e só Dominika será capaz de definir esse final.

O livro é eletrizante e cheio de reviravoltas. Confesso que fiquei triste com o final, mas de certa forma até já esperava por aquilo. Terminei o livro me sentindo órfã da estória, os personagens centrais são cativantes e os vilões asquerosos ao ponto de você torcer para que eles se ferrem bastante no decorrer da trama. Matthews conseguiu amarrar muito bem os mistérios e não se ateve apenas a um, na verdade ligou várias tramas que eclodiram em apenas uma no final... um desfecho realmente incrível. Simplesmente adorei.

Não sei se terá uma continuação, eu acredito que não, pois a forma que o livro terminou deu a entender, ao meu ver, que com o ocorrido a Domi não iria mais duvidar dos americanos e tal e continuaria ajudando-os (melhor eu calar a boca senão vou estragar a trama toda). 

Enfim, quem curte estórias de espionagem e livros investigativos, essa é uma ótima opção de leitura e sendo escrito por um ex-agente, a leitura se torna tão real e verossímil que é impossível não embarcar de cabeça. Venha conhecer o pérfido mundo da ganância e do poder... onde um agente é apenas um peão no tabuleiro do Governo.

book cover of 

Red Sparrow 

Traição

Para quem não entendeu a mudança aqui no finalzinho da resenha, a segunda capa (Traição) é a capa portuguesa do livro aqui resenhado. Como temos muitos leitores portugueses aqui no blog, a partir de hoje farei esse carinho para com eles e divulgarei o título luso também. 

Então não estranhem, e vamos dar as boas vindas aos nosso irmãos portugueses. ;)

Um Comentário

  1. Bom, como vc já deve ter percebido, sou apaixonada por livros policiais...
    E quando vi esse livro já me despertou interesse! E quando fiquei sabendo que foi escrito por um ex-agente então...nossa...fiquei muito curiosa pela leitura!
    Tudo parece ser muito bem escrito e rico em detalhes (até demais, como vc mencionou..rsrsrs) Mas acredito que dessa forma dê mais informações para nós mesmos montarmos o quebra cabeças da operação toda...Adoro toda essas reviravoltas na trama...nos prende de um jeito que não conseguimos largar o livro...rsrs
    Estou mega curiosa pela leitura...espero poder lê-lo em breve!
    Beijosss

    ResponderExcluir