Boa tarde Corujinhas!

Hoje eu vim anunciar o lançamento de O Rosário de Eros, um lançamento independente do poeta Lucas Zaparolli de Agustini que traduziu as obras de Delimira Agustini e está convidando a todos para conhecer o livro e a participar do evento de lançamento na Casa das Rosas em São Paulo. Os primeiros a chegar no evento ganharão um exemplar do livro que é edição limitada da obra.

Curiosos? Conheçam mais a seguir...

Comemorando o centenário Delmira Agustini (Montevidéu, 1886 – 1914), o poeta Lucas Zaparolli de Agustini publicará, em 2014, a tradução dos dois livros que são conhecidos como Obras Completas de Delmira Agustini – são eles: O Rosário de Eros, com lançamento no dia 9 de abril, na Casa das Rosas, e Os Astros do Abismo, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2014, também na Casa das Rosas

O Rosário de Eros, primeiro volume das Obras Completas, foi publicado em 1924. Organizado com a ajuda da família de Delmira, esse livro traz os melhores poemas de dois dos três livros que a poetisa uruguaia publicou em vida: Cantos da Manhã (1910) e Os Cálices Vazios (1913). Traz também a série de cinco poemas, que Delmira Agustini apenas publicou em revistas da época, e que dá nome ao volume: são eles as contas de “O Rosário de Eros”, além de outros poemas também esparsos em jornais, nunca antes reunidos em livro. 

Delmira Agustini, nascida em família burguesa, ainda hoje uma das maiores vozes da poesia de expressão espanhola, alcançou grande fama durante a vida, sendo comparada, por Rubén Darío, à Santa Teresa d’Ávila. Figura frequente nos saraus e cafés literários de Montevidéu na primeira década do século passado, Delmira foi assassinada pelo seu ex-marido, o que contribuiu para torná-la um dos maiores e mais sensuais mitos que moça bonita já logrou no campo da poesia de todos os tempos. 

A edição limitada de O Rosário de Eros que será lançada dia 9 de abril, conta ainda com a produção editorial, ilustrações e linda capa da artista plástica Cíntia Eto, e é uma produção independente de Lucas Zaparolli de Agustini, autor do inédito Pelo Andar do Dia, premiado pela UBE-RJ na ABL, e mestrando em Estudos da Tradução na USP.


4 Comentários

  1. O que será que o Lucas é da Delmira?

    Eu não curto muito poemas e poesias (até hoje não sei a diferença entre ambos, se é que tem e.e). Gosto dos simples e claros, que não tenha que ficar interpretando o que o autor quis dizer >.<

    Os primeiros que chegarem ganharam um livro T_T Triste, fiquei com vontade de dar uma espiada na obra, mas é em SP T_T Aqui nunca tem nada e.e

    Deve ser uma obra bem caprichada e feita com todo o cuidado >.<

    Beijos
    Babih Hilla.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia, e o convite ficou fofo!
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  3. Eu não gosto de poesia... não sei interpretá-la. Pra dizer a verdade nem sei a diferença entre poesia, poema, verso e por aí vai, mas pra quem gosta é uma oportunidade e tanto.

    ResponderExcluir
  4. Babih e outros, muito bom dia,

    vejam só: poesia é uma forma de se viver e observar o mundo, poesia há em tudo, desde que se saiba procurá-la. Pode haver sim poesia num jogo de futebol. Mas isso não garante que um jogador de futebol pense o mundo poeticamente, daí, sem se pensar o mundo poeticamente, dificilmente se poderá fazer um poema (ou ganhar um prêmio na ABL), que é de certo modo a expressão artística de um ser humano que escolheu ver as coisas poeticamente, isto é, com poesia. Vejam que essa incompreensão não vem do fato da poesia ser difícil, ou de ser chata, pois quem não sabe a distinção entre poema e poesia pode também não saber a distinção entre teorema e teoria, que é, do mesmo modo, uma questão etimológica e semântica.

    Se quiserem saber mais sobre esse meio artístico que cativou os maiores gênios de todos os tempos, ou mais sobre minha relação com Delmira Agustini, ou mesmo se quiserem ganhar livros, (peço licença à minha amiga Raíssa) acessem o blog que eu criei para homenagear Delmira Agustini, é www.centenariodelmiraagustini.blogspot.com .

    Até lá

    ResponderExcluir