Boa tarde queridos! Tudo belezinha?

Hoje eu vou dar dicas de como você pode se programar para ler. Essa postagem não é para todos, pois alguns leitores conseguem um bom numero de leituras sem precisar impor determinadas regras ou seguir um cronograma. Essa postagem é para você que não tem tempo para ler, acaba esquecendo ou largando a leitura por conta de preguiça (como eu fiz na semana passada), ou que tem muitos livros na fila para ler e fica perdido sem saber o que ler ou que velocidade dedicar a ela sem ter de abrir mão de seus compromissos.

*** Pré-determine suas LEITURAS ***

Eu ficava super perdida com as minhas opções de leitura e isso às vezes me fazia desistir de um livro ou ficar com preguiça de ler o próximo pois não fazia ideia do que eu queria ler em seguida, então eu criei aqui no blog um cantinho para minhas metas de leitura do mês e isso tem agilizado e muito minhas leituras e eu tenho lido até mais do que eu costumava sem ter uma programação.

Ah! Raíssa, mas eu não tenho um blog para por minhas metas!

OK, mas provavelmente você tem um perfil no Facebook, no Instagram ou no Twitter. Selecione os livros que você se propõe a ler esse mês, tire uma foto deles e publique nas suas redes. Temos pré-disposição para cumprir aquilo que anunciamos a todos e nos obrigaremos a arrumar um tempo para ler.

Essa dica é primordial para começar a ler mais, pois eu já tentei fazer por mim mesma e não deu certo. Deixe perto de você, na cabeceira da tua cama já na ordem que deseja ler e leve sempre contigo o exemplar que está lendo.

*** ANALISE o livro que pretende ler ***

Antes de cair na leitura, veja quantas páginas o livro tem. Eu normalmente vejo quantos capítulos tem para poder estipular uma velocidade padrão para que até o final de semana eu já tenha chegado ou já ter passado do meio do livro. Como tenho um pouco mais de tempo para ler de sexta à domingo, aproveito sexta e sábado para virar a noite lendo deixando pouca coisa para finalizar no domingo. (por isso normalmente minhas resenhas saem na segunda ou terça feira)

Eu também vejo o tamanho de cada capítulo, ou seja quantas páginas cada capítulo tem e me proponho a ler um por dia se ele for muito grande. Os pequenos vou lendo até chegar a 10 ao dia, mas você pode variar dependendo da sua velocidade de leitura. Eu me acho bem lenta, então prefiro fazer assim.

Quanto menos páginas tiver o livro mais rápida é a leitura, se você mantiver uma regra de um capítulo ao dia só vá dormir quando conseguir ler o que se propôs. Se o livro tiver poucas páginas e você o terminar antes do prazo de sete dias, aproveite para descansar ou já comece logo o próximo, ganhe tempo.


*** Encontre TEMPO ***


Bem, eu trabalho fora 8h do meu dia, então para conseguir manter uma meta de um livro por semana eu tenho de dar um gás legal, fora o trabalho normal, eu ainda faço artesanatos e tenho de dar uma atenção para minha mãe, ajudar em casa, brincar com meu gato, estudar para meu curso de espanhol e postar no blog. (não tenho vida social, mesmo quando tenho mantenho minha meta de leitura do dia)

Dentro de tantos afazeres ainda tenho de arrumar um tempo para ler. Livros com mais de 300 páginas normalmente pedem mais tempo para ler então eu os leio vindo para o trabalho, no ônibus, na hora do meu almoço, quando estou voltando para casa e me deito uma hora mais cedo para poder ler antes de dormir.

Então arrume tempo. Se você só estuda provavelmente tem mais tempo que uma pessoa que trabalha fora e estuda, aproveite para ler no trem, no ônibus na hora de ir e vir para casa; se não for do tipo popular leia no intervalo, o mesmo vale para os que estão na faculdade. Estipule uma hora de lazer, você precisa estudar, por os deveres em dia, então em vez de dormir a tarde inteira (se estuda pela manhã), chegue, tome um banho, coma algo e pegue um livro, relaxe, se sentir que vai dormir ponha o celular para despertar, pois assim que acordar você irá estudar, após os estudos poderá tornar ficar no Facebook.

Como sempre estudei pela manhã ou a noite não faço ideia de como é no período da tarde. Então, crie suas próprias metas para o dia-a-dia. Pense em tudo que você faz, refaça seu trajeto do dia e ache um momento para ler e leia nesses momentos.

*** FONES de ouvido ***


Ler em público é horrível, porém se você quer ganhar tempo tem de aprender a ler e a ouvir musica. Em casa procure um lugar tranquilo onde possa se concentrar, mas em publico (ônibus, três, fila e etc) você precisará da ajuda dos fones.

Não precisa se desligar do mundo, entrar em órbita e arrumar um jeito de ser assaltado. Leia alguns parágrafos e mantenha-se atento a sua volta. Dá certo e você consegue ler um bom numero de páginas quando estiver esperando para fazer algo ou viajando para algum lugar.

Quando estou de fones eu consigo me desligar do mundo e por já ter me acostumado a ler com barulho (pois só ouço heavy metal) aprendi a ler em público sem o fone, essa dica é legal, pois irá te ajudar a focar melhor sua concentração mesmo estando dentro de um ônibus lotado e cheio de falação.

*** NÃO CONSEGUI ler tudo que queria ***

Bem, você tentou e no fim não conseguiu bater as metas do mês. Não se desespere, foi só sua primeira meta e as coisas irão de ajeitar com o tempo. Digamos que você vai manjar mais das putarias literárias com o passar do tempo.

Quanto mais você lê, mas rápido lê e melhora sua concentração, então se ficou um livro para trás, que ele seja o primeiro a ser lido na próxima meta, selecione apenas mais três (caso vá ler um por semana, nossos meses tem 4 semanas) deixe-os ao seu lado e sobre eles mantenha sempre o que ficou faltando, ele tem de ser o primeiro do próximo mês, não se esqueça.

Caso seja um mês mais corrido para você selecione apenas mais um ou dois livro finos, lembre-se você tem de dividir seu tempo entre seus afazeres e suas leituras.

Esforce-se para cumprir, sempre que conseguir bater uma meta festeje. Comente que conseguiu ler tudo o que queria em sua rede social, se tiver amigos que leem eles irão comentar e te felicitar isso te dará aquela sensação de batalha ganha. Sinta-se feliz por tudo o que conquistar, dê-se de presente um livro novo, bem comemore da melhor forma possível.

Quando se sentir mais confiante, quando já estiver batendo todas as suas metas de leitura e estiver sobrando aquele tempinho. Corra na sua estante e pegue aquele livrinho fininho, que você nem considera um livro e leia, ou pegue um livro com menos de 200 páginas e o leia. Isso te dará uma gostinho de rebeldia por ter lido algo a mais, algo fora do planejado. Anuncie isso, mesmo que as pessoas acham que não vale a pena.

Quando você fizer o balanço de tudo que leu durante o ano descobrirá que toda aquela leitura encalhada na sua casa, já não é mais um problema para você. E se sentirá ainda mais feliz com seus ganhos.

 *** Dicas EXTRAS ***

- Se o livro não estiver agradando, largue-o. Não force uma leitura de algo que não agrada a você, simplesmente porque outras pessoas vão achar isso errado. Lembre-se: Não há livro ruim, apenas leitor errado para o livro errado. Só porque todo mundo ama, você não é obrigado a gostar também.

- Só leia indicações de livros que você sabe que faz seu estilo. Comprar um livro para ler simplesmente pelo fato de todo mundo estar lendo e adorando, não quer dizer que vá te agradar. Pesquise mais sobre ele antes de comprar, não compre por impulso, blogs de resenhas existem aos milhares, tenho certeza que algum deles te dará confiança o suficiente para comprar o livro.

***
Espero que tenham gostado das dicas.

Se alguém quiser completar é só dizer aí nos comentários o que faz para ter uma rotina literária.

5 Comentários

  1. Dicas boas mesmo, mas confesso que eu não consigo me programar para saber o que eu vou ler, faço mais ou menos no uni duni te mesmo, kkkkk
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Não tenho nenhuma meta de leitura...acredito que que tem um blog, deve fazer isso com mais frequência pelo fato de receber os livros das editoras e ter que fazer a resenha, manter o blog atualizado, essas coisas....
    Eu tenho, posso dizer assim, o meu "jeito de ler". Não coloco metas, ou quantidade de livros, pois acredito que dessa forma se tornaria uma obrigação, e não um prazer. Até compartilhei no meu facebook uma matéria que achei interessante e fala sobre isso aqui: https://www.facebook.com/adrianawbastos/posts/696258307081477?stream_ref=10
    No meu caso, não tenho metas numéricas e sim títulos de livros que pretendo ler...e vou lendo eles assim que possível.E também não começo a ler outro livro imediatamente quando acabo um(muito menos ler dois livros ao mesmo tempo..rsrsrs)...parece que fico vivendo dentro dele por uns dias, pra depois me sentir livre a entrar em outra história...
    Acabei a faculdade recentemente e estou tendo mais tempo pra me dedicar à leitura...
    Tenho o hábito de ler todo dia, nem que seja um pouco...ainda mais se o livro está interessante ( teve um livro que li em 3 dias)..rsrsr
    Leio sempre que posso e onde posso...também tenho o costume de ler no ônibus indo e voltando do trabalho...além de passar o tempo...consigo manter minha leitura diária, caso não consiga ler em casa (sabe né, casa, marido, cachorro, descanso, afazeres domésticos...rsrsrs)
    Tenho sim minha lista de livro que pretendo ler...
    até um tempo atrás tinha vários livros em casa (ganhei de natal, aniversário e presente de formatura) mas infelizmente estou lendo o último que me restou :( pois como ganhei vários, não comprei mais...e acabei lendo todos...e não tem mais nenhum me aguardando...o jeito é dar um pulinho na livraria assim que acabar o que estou lendo!
    Acho fantástico o mundo da leitura..nos faz viajar...a acho maravilho ter com quem compartilhar essas experiências...
    Tenho acompanhado o blog diariamente (me inscrevi pra receber as notícias por e-mail) e tenho gostado muito dos post e das dicas de livros!
    Bom...acho que me passei no comentário!rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Ameii as dicas!!! Eu tenho o skoob,mas nao coloco meus livros do mes como meta.Acredito que vou fazer isso. O problems é que quero ler uns 30 livros ao mesmo tempo ai me perco hahahha.Vou seguir suas dicas.
    xoxo

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho pencas de livros para ler. Mas ultimamente dá uma preguiça e olha que sou uma viciada em ler. Já tentei selecionar alguns livros, mas muitos me decepciono nas primeiras páginas ou, então, aparecem outros mais interessantes para ler hehehe. Tinha um tempo, quando eu frequentava a escola, chegava a ler 30 romances (sabrina, júlia, bianca) por semana, eu passava as tardes na biblioteca *_* Agora T_T mal leio uns dois livros por mês e.e preciso melhorar isso.

    Vou tentar seguir suas dicas o/

    Beijos
    Babih Hilla.

    ResponderExcluir
  5. A ideia é essa Babih, não é uma obrigação, mas tornar uma rotina, a preguiça possui todos nós, até as blogueiras. A ideia da postagem é essa mesma, ajudar quem não é incentivando a criar uma rotina, principalmente quando somos loucas por ler e estamos sempre sem tempo ou coisa assim.
    Fico feliz que estejam gostando :)

    ResponderExcluir