♥ Enfeitiçadas ♥ - Ed:01 - Arqueiro
Antes do alvorecer do século XX, um trio de irmãs chegará a idade adulta, todas bruxas. Uma delas terá o dom da magia mental e será a bruxa mais poderosa a nascer em muitos séculos: ela terá poder suficiente para mudar o rumo da história, para suscitar o ressurgimento do poder das bruxas ou um segundo Terror. Quando Cate descobre esta profecia no diário de sua mãe, morta há poucos anos, entende que precisa repensar seus planos. Qual será a melhor opção: servir a Irmandade, longe dos olhos vigilantes dos Irmãos Caçadores de Bruxas, aceitar uma proposta de casamento que lhe garanta proteção e segurança ou abandonar tudo e viver um grande amor proibido?
Prepare-se para se encantar com os jovens pretendentes de Cate, abominar o ódio e a repulsa que os Irmãos dedicam a meninas e mulheres, e aguardar ansiosamente pela sequência de As Crônicas das Irmãs Bruxas.

Enfeitiçadas

Por Odin! Não sei como falar desse livro, principalmente porque estou com uma tremenda ressaca literária após a leitura dele. Confesso que não estava botando muita fé nele (adolescentes), mas a capa era linda e minha curiosidade em saber qual a profecia que poderia envolver as irmãs Cahill era bem grande. 

Então no sábado peguei este livro para ler, queria pegar Tigana, porém Enfeitiçadas me enfeitiçava e lá fui eu cair na leitura dele e não me arrependi em nada. Simplesmente me encantei com o romance de Cate e Finn, um romance proibido, meigo, puro e verdadeiro. Algo intenso, como só os amores da adolescência podem ser. Ambos são fortes e tem suas responsabilidades e o amor deles só se iguala ao amor que ambos tem pela família.

Jessica Spotswood criou uma história fictícia, usando fatos verídicos de uma época pós caça as bruxas nos Estados Unidos que, no passado, era conhecido como Nova Inglaterra. Basta pesquisar um pouco sobre a caça às bruxas na Nova Inglaterra e você poderá entender mais sobre o assunto. Claro que a autora pintou bem mais a história com fantasia e romance e foi isso que deu o toque fantástico da trama.

Infelizmente, os dramas de Cate estão apenas começando em  Enfeitiçadas que é apenas o primeiro livro da, até então, trilogia de as Crônicas das Irmãs Bruxas, composta pelos seguintes livros:
  1. Enfeitiçadas;
  2. Amaldiçoadas; (ainda para ser lançado esse ano pela Arqueiro)
  3. Sisters' Fate (lançamento previsto para este ano no exterior)
Cate vive um segredo, ela é uma bruxa, mas não apenas ela leva consigo esse poder, suas irmãs Maura e Tess também. Segundo as circunstâncias em que se encontram e vivem, elas tem de manter essa magia escondida de tudo e de todos. Após a morte da mãe Cate toma para si a responsabilidade de cuidar de suas duas irmãs e ensiná-las o que sabe para que elas não caiam na mão da Fraternidade* que tenta a todo o custo prender e condenar jovens moças acusadas de bruxaria.
 
Cate já tem muitas responsabilidades e elas só aumentam quando um estranho recado chega em suas mãos. Ela tem de encontrar o diário da Mãe, segundo o misterioso remetente, as respostas que procurava estariam lá. Quando enfim o encontra sua vida se complica ainda mais... Havia uma profecia e tudo indicava que ela e suas irmãs eram as bruxas citadas pelos oráculos. E ela não pode pedir ajuda a ninguém, está completamente só com suas descobertas e responsabilidades.
 
Ela está preste a completar dezessete anos e não poderá se esconder por muito tempo na propriedade da família. O comportamento recluso dela e das irmãs tem levantado suspeitas e a existência de meninas intelectuais não era permitida pela Fraternidade. Seu pai quer contratar uma governanta para contornar isso, porem para ela tentar deter a magia das irmãs diante de uma desconhecida lhe parecia impossível. Se não bastasse elas precisavam se mostrar meninas comportadas segundo a doutrina machista dos Irmãos.
 
O dia em que ela terá de anunciar suas intenções está chegando. Ela não tem muitas alternativas. Ou ela se casa com Paul, ou vai para a Irmandade*, ou não toma decisão alguma e acaba tendo de casar com algum velhaco escolhido pela Fraternidade. Nenhuma das alternativas lhe é atraente, apesar de gostar de Paul, ele é para ela como a um irmão. Sabia que jamais daria certo em um convento e não queria se casar com algum dos hipócritas nojentos da Fraternidade.
 
Como se os problemas que ela tem não bastassem, ela se encontra irremediavelmente apaixonada por Finn Belastra, filho do livreiro e agora jardineiro em sua propriedade. Um amor proibido, perigoso e que pode levar os dois a ruina. A família de Finn não é abastada como a dela, e a Fraternidade tenta a todo o custo fechar a livraria que sua mãe administra. Se envolver com Belastra não é algo seguro, porém o amor falará mais forte.
 
A cada pagina virada o cerco irá se fechar, qualquer movimento em falso e tudo que Cate tenta esconder poderá vir a tona. E ela terá de escolher entre seguir os caminhos da Irmandade ou o amor de sua vida, assim como a segurança dele e de sua família, e também como a segurança de suas irmãs.
 
O livro é surpreendente e me arrancou lagrimas no final. Fiquei angustiada com o desfecho e posso dizer com toda a certeza que a Fraternidade não me irritou tanto quanto a Irmandade. Céus! Ao fim do livro eu queria gritar de frustração, tudo estava indo bem, tudo se resolveria, porém uma reviravolta inesperada faz com que as coisas tomem um rumo diferente, tão surpreendente que você se pegará ansiando pela continuação.
 
Ainda não consigo aceitar o fim do livro, não estou com ressaca literária, estou embriagada com a leitura desse livro. Que não promete nada, mas que te revela tudo. É de cortar o coração o romance dela com Finn, a forma como ela é chantageada para que não se case com ele ferveu meu sangue. E nada tirará da minha cabeça a imagem de Finn no meio da igreja vendo Cate partir. Necessito do próximo livro como o ar que respiro, céus esse não pode ser o fim dessa história de amor. Nunca poderia imaginar que esse livro me agradaria tanto. Não apenas pelo romance, pelos dramas, pelos segredos, mas principalmente, pela mensagem de amor familiar que há em Finn e em Cate.
 
Cate por muitas das vezes é um pouco ranzinza, mas é completamente passável se você se colocar no lugar dela e tentar compreender como tudo aquilo que ela carrega é pesado demais para uma menina de dezessete anos.
 
Esse livro é mágico e não digo isso por conta do tema, mas pela forma que ele será capaz de te prender. É uma leitura pra lá de recomendada, é uma leitura quase que obrigatória, se joguem nos mistérios dessa trama.
 
***
* FRATERNIDADE: Fanáticos religiosos que buscam a todo o custo deter a bruxaria. Pregam a supremacia masculina e a importância da inferioridade feminina.
** IRMANDADE: Faz parte da Fraternidade, porém tem sua doutrina voltada para as jovens moças que anseiam seguir a vida religiosa. Ninguém sabe que seus conventos são apenas fachadas, onde ela ensinam jovens bruxas a compreender e espandir seu poder. As Irmãs querem o fim da Fraternidade.

book cover of 

Born Wicked

12 Comentários

  1. Digamos que esse livro tem uma abordagem que não me seduz: bruxaria!!! Mas a tua resenha me instigou a ler e a capa é um escândalo heim? Adorei!!!

    ResponderExcluir
  2. No fim acho que a bruxaria fica de fora da história Ivi, pois o foco de toda a trama são os dilemas as responsabilidades de Cate, acho que a magia só entrou para deixá-la mais encrencada e ela aparece bem pouco no decorrer... Sim a capa é LINDA!! Estou apaixonada por ela...

    ResponderExcluir
  3. Oi Raíssa, a princípio a capa me chamou mais atenção que o próprio livro, mas depois fui lendo as resenhas que estão saindo e comecei a me interessar.
    Bjs, rose.

    ResponderExcluir
  4. Realmente né? O que é essa capa?? um luxo! Como vc me atraí pela capa...rsrsrs
    não é o tipo de livro que costumo ler...bruxaria e magias...mas parece interessante. Quem sabe nbão é uma boa oportunidade de ler algo diferente.
    O ruim dessas Trilogias e continuações...é ter que ficar esperando elas terem a sua continuação...eu sou super ansiosa...
    Gostei da sua resenha...quem sabe apos as minhas leituras, não inclua esse também! :)

    ResponderExcluir
  5. Ai meninas, eu amo livros com magia, meu problema são os adolescentes, são em sua maioria tão patéticos nos livros, principalmente nesses que remetem ao sobrenatural e a magia, me dá raiva. Fiquei hipnotizada pela capa o livro é lindo demais, fisicamente, letras douradas a primeira página da cada capítulo tem arabescos delicados, muito lindo. E a leitura me surpreendeu e me ganhou, não esperava ser surpreendida por ele...rsrs... foi uma surpresa deliciosa.

    ResponderExcluir
  6. Tem livros que simplesmente ganham o leitor pela
    capa hehe esse é um deles.

    Como as trilogias e séries estão em alta, né?

    Se tem uma coisa que eu adoro é livros com bruxas *_*
    Mas bruxas boas hehe fugir um pouco da realidade, as
    vezes é bom ^^

    Estar completamente só, com descobertas e responsabilidades
    é complicado e.e

    Opa tem romance no meio *_* Mas pelo que você escreveu
    vai ser meio tenso e triste T_T eu fujo dessas coisas.

    Eu gostei da história, mas fiquei com medo do final hehe

    Beijos
    Babih Hilla.

    ResponderExcluir
  7. A história é bonitinha, porém ela não termina bem nesse livro, no próximo a história continua, mas o suspense do final é de cortar o coração, mas a leitura é ótima. Se eu fosse vc encarava a leitura dele, vale muito a pena....

    ResponderExcluir
  8. Ja havia lido essa Resenha e achei muito interessante esse livro. Assim q der quero ele na minha estante, ou melhor em meus braços para lê-lo *ooooo*

    ResponderExcluir
  9. Ah! Stella é mt fofo eu to encantada com ele até agora... ♥

    ResponderExcluir
  10. Acabei de ler o primeiro livro e já estou ansiosa pelo segundo volume Amaldiçoadas. Li uma trilogia de Nora Roberts e por enquanto essa autora está atraindo a minha atenção também. Ela é bem detalhista na descrição dos locais e sentimentos dos personagens. A capa é realmente muito atraente e atiçou minha curiosidade principalmente quando li o fundo do livro.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, ao ver a premissa e o título, tinha idealizado um tipo de história...E ao ler sua resenha, vi que estou totalmente certa... Fiquei encantada com a trama a cada paragrafo lido de seus comentários..Você conseguiu me transportar pro livro.. adorei..quero muito ter e ler esse livro. E espero me apaixonar assim como você. Meus parabéns pela resenha, ficou excelente.
    bjs e fique com Deus
    bjs

    ResponderExcluir
  12. Acabei de ler a resenha de amaldiçoadas e tive que correr aqui para ler a primeira ,correndo o risco de parecer repetitiva capa perfeita,e fico suoer feliz de saber que não são jovem abestalhados,e porque que essas resenhas deixam me sempre com uma vontade louca de comprar o livro so para saber o final?

    ResponderExcluir