♥ A Lenda do Lago Dourado ♥ Ed: 1 - Dracaena
Os Baltimore são uma típica família de uma pequena e pacata cidade norte-americana. Tudo muda para eles quando o filho mais velho, David, com 15 anos de idade, passa em primeiro lugar no Concurso nacional de Superinteligentes do Governo Americano. Reconhecido como o novo grande gênio da nação, ele é contratado pelo governo para uma carreira de cientista. Mas, em sua primeira missão, envolve-se em um misterioso acidente que o deixa entre a vida e a morte. Srta. Marshall, agente do governo, responsável pela missão, sente-se culpada pela tragédia. Max, o irmão mais novo de David, com a ajuda da Srta. Marshal, começa a investigar secretamente as circunstâncias daquele trágico e enigmático acontecimento. Na procura por respostas, eles se envolvem em aventuras perigosas, eletrizantes, e acabam descobrindo que, por trás de fatos aparentemente sem ligação, há uma trama cruel em curso. Como pano de fundo, ainda temos uma misteriosa lenda envolvendo um lago conhecido como Lago Dourado, que vai eleger nada menos do que o próprio Max para uma missão vital ao lhe transmitir o Poder da Luz: localizar e destruir o Agente Negro, que é o mentor intelectual desse complô maligno que está pronto para eclodir.
A Lenda do Lago Dourado

Este é o promocional que me foi enviado pela editora Dracaena, chegou a mim na segunda-feira passada e aproveitei o feriado prolongado para por em dia as leituras. Para não por uma resenha atrás da outra resolvi resenhá-lo hoje a vocês.

Acho que nem preciso dizer que o livro foi uma maravilhosa surpresa né? Edson Vanzella é brasileiro, paranaense e este é seu primeiro livro. Ele empregou em A Lenda do Lago Dourado uma pegada 'teen' diferente de muitos livros que levam esse temática. 

Sempre que temos livros com adolescentes 'nerds' temos sempre os mesmos conflitos fúteis da adolescência. Edson ao contrário desse mar do mesmo, trás uma trama inteligente, muito bem escrita e amarrada, que além de te prender numa incrível trama de ação e aventura te mostra a importância do amor, da família, da lealdade, da persistência e da honra. Em diversos pontos ele elucida a importância da família, dos estudos, das amizades e do companheirismo fazendo de seu livro um bom aprendizado para a vida.

O enredo é bem trabalhado sem dar margens as duvidas, todas as duvidas são sanadas de forma lógica e bem colocada pelo autor. As descrições são precisas e feitas nos pontos importantes sem perder tempo com enrolação o que agilizou a leitura e a tornou bem agradável.

Tudo começa quando David Baltimore é indicado para um famoso concurso de Super Dotados do Governo Norte Americano. Que David se destacava era algo sabido por todos e mesmo que ele não se dedicasse aos estudos seu brilhantismo estava ali presente. Durante todo o processo de seleção dos grandes gênios norte americanos, David apresenta um QI acima do normal, ainda mais genial que Einsten o que faz o Governo criar uma vaga de Agente Zero, um agente com mais benefícios e mais privilégios que os demais e o primeiro a integrar essa vaga é ele. 

Enquanto ele e o pai seguem para suas primeiras missões governamentais seu irmão, Max, começa a ter estranhas visões, uma curiosidade incrível de visitar o tal Lago Dourado que é tão mitificado naquela região. Porém o lago agora é propriedade de Jobe, um arrogante milionário da industria alimentícia que transformou o belo lago em um depósito de resíduos. Chegar lá pode ser difícil, mas não impossível. Acompanhado da mãe e da irmãzinha de cinco anos ele consegue se aproximar do lago e recebe uma estranha mensagem de uma estranha luz dourada. Ele precisa mergulhar no lago para conhecer o seu destino e terminar a transição e será capaz de uma empreitada arriscada para conseguir tirar aquela voz de sua cabeça.

Assim que Max consegue literalmente cair dentro do lago poluído, onde ele é levado a lendária gruta onde um ser de luz lhe revela sua grande missão. Seu irmão era um Agente da Luz e agora ele também o seria, o Mal precisava se silenciado e apenas Max, David e um outro agente poderiam detê-lo.

Infelizmente em uma missão no Brasil, David é acometido por uma fatalidade e está entre a vida e a morte em uma cama de hospital. Enquanto o irmão está em coma, Max, começa a procurar por John Smith ou outro Agente da Luz que poderia ajudá-lo. Porém suas dúvidas tem como respostas mais mistérios uma intrincada trama de política e pérfida está a sua frente e ele precisará de todas as forças que puder uni.

Cada vez que sua incrível capacidade de raciocínio o leva mais próximo da verdade, mais o cerco vai se fechando. Mais riscos todos que estão ao lado de Max estão correndo. Muitos segredos serão revelados e a vida do presidente dos Estados Unidos estará nas mãos de Max. Com o Agente Negro foi revelado, a farsa terminou e a partir daí qualquer deslize poderá ser fatal, uma luta contra o tempo se inicia e só Max tem poder para parar o MAL...

O livro gira em torno de todas as descobertas feitas por Max. A trama do mal é tão pérfida que eles pretendem dominar o mundo com nanorobôs capazes de alterar qualquer coisa do organismo humano. Eles precisam parar isso e enquanto ele vai investigando tudo com os amigos e familiares muitas lições de vida são dadas ao leitor sem que ele note e isso começa a agregar muitas coisas em suas vidas.

Não falarei muito sobre o enredo do livro, pois cada dúvida de Max, acaba não sendo uma dúvida e sim mais uma bombástica revelação, então coisas corriqueiras do seu dia a dia familiar acabam se ligando a trama geral do livro e tudo vai acontecendo vertiginosamente te deixando cada vez mais preso a trama. Então se eu for falar tudo ao pé da letra vou acabar dando muito spoiler e já recebi muitos puxões de orelha pelos spoilers que já rolaram aqui no blog e não quero fazer isso justamente com este livro que tem toda a sua mágica atada a essa trama a la Missão Impossível.

Então espero que realmente me entendam. Eu gostei muitíssimo do livro, já havia lido várias resenhas positivas sobre ele e identificado meu estilo literário preferido nele. Então, mesmo sem ter tido a oportunidade de participar desse promocional com certeza eu o compraria, pois estava muito curiosa mesmo e o livro não me decepcionou em nada. Foi pra lá de ótimo meu final de semana ao lado dos Baltimore e seus incríveis QIs. 

A trama me agradou muitíssimo e indico de olhos fechados a todos, pois é impossível não se jogar nessa leitura e não se entregar a ela. 

Abaixo algumas imagens do trabalho de edição da editora... ;)


Para conhecer o catálogo de publicações da Dracaena, basta clicar no logo da editora e divista-se.

4 Comentários

  1. Eu curti muito esta leitura. Foi uma surpresa boa, uma história original e eu acredito que este tipo de livro deveria ser inserido na leitura extra classe do ensino fundamental. Amei sua resenha!!!

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você...
    Uma leitura ideal para os alunos do fundamental e do ensino médio também...
    É uma leitura leve que vai agradar aos jovens bem mais que os clássicos da literatura que estão na grade... kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Nem vou dizer nada desta capa, só vou dizer que adoro. Em relação ao livro, ainda não tive oportunidade de ler, mas é um livro que tenho interesse e não é de hoje.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Rose, a capa realmente é muito linda!
    Se puder ter a oportunidade de ler, leia. Foi realmente surpreendente para mim...
    Bom final de semana!!

    ResponderExcluir