Olá queridos!

Faz tempo que não escrevo nada nessa tag e ontem, dia 20/08, aconteceu um fenômeno super interessante chamado Lua Azul que me fez querer explicar para vocês o que é. O fenômeno ocorre ocasionalmente, a cada dois anos.

Como assim, Lua Azul? Ela fica azul? O que é isso? Como ocorre?

Essas, possivelmente, sejam as perguntas que estão girando em sua cabeça. Elas também povoaram minha mente e após algumas pesquisas encontrei as respostas e irei dividi-las com vocês.


Lua Azul refere-se à segunda de duas luas cheias em um único mês. A contagem de dias até a próxima lua cheia é de 29 dias, sendo este o número que marca a temporada e/ou mês entre as luas. (A última lua cheia foi dia 20/07 e pelos meus cálculos a lua cheia de ontem apareceu em exatos 28 dias após a de julho, ou seja, a segunda lua cheia antes do período entre luas). 

A Lua Azul pode ser também a terceira de quatro luas cheias em uma única temporada que acontece  entre um solstício e um equinócio, ou vice-versa. A lua azul de ontem, se enquadra na definição sazonal, que é como é denominada a terceira Lua Azul da temporada que teve inicio no solstício de junho 2013 e vai até o equinócio em setembro. A última lua azul por esta definição aconteceu em 21 de novembro de 2010. 

Sendo assim a Lua Azul não está relacionado a coloração da lua, mas sim com a ''quantidade'' de luas a mais em um mês ou temporada. Ela pode acontecer duas vezes em um período de um ano também.


Espero que vocês tenham entendido. Tentei explicar da melhor forma possível. Achei isso muito interessante e quis dividir com vocês. Os wiccanos estavam em polvorosa ontem e eu tive de confirmar o motivo.

Fonte: Explorando o Universo e Wikipédia

2 Comentários

  1. Oi Raíssa!
    Nunca tinha ouvido falar na Lua Azul, achei bem interessante. Na verdade nunca prestei a atenção no intervalos entre luas, na realidade nem nas luas do mês. Acho que agora vou começar a cuidar e ver os proxímos "fenômenos". :D

    Beijinhos
    Books And Movies

    ResponderExcluir
  2. Oi eu já tinha ouvido falar numa lua azul por causa da filhota e do filme dos Smurfs ( coisa de mãe) mas não sabia que poderia era real. Interessante eu até gosto da lua todo dia tenho que dá uma olhada pra ela,digo isso que conheço gente q nem se dá o trabalho deolhar,mas nunca fui tão atenata a fenômenos relacionado a elas.

    ResponderExcluir