21/05/13

[Receitas] Hidromel

Boa tarde!

Você já deve ter lido em algum romance com temática histórica viking, onde os bravos guerreiros ao chegar de uma longa jornada bebiam litros e mais litros de uma bebida chamada de hidromel. Que é uma bebida alcoólica de mel, como uma cerveja, porém mais adocicada.

Eu compro sempre que posso, uma garrafa do Hidromel Valkíria, custa em média 60,00R$ a mesma quantidade de uma garrafa de vinho. Ao contrário dos, já sitados vikings, não vamos beber um tonel, tanto porque a bebida é alcoólica e de um sabor inigualável e doce, mas a marca que consumo tem ele nas mesmas qualidades do vinho, o hidromel normal e o seco que é menos doce, mas eu não gostei muito, pois fica um pouco sem saber.

Estou me delongando, mas para quem quer se aventurar e fazer em casa eu trouxe duas receitas. Uma sem alcool para as amiga(o)s que não consomem alcool e que tem curiosidade em provar e uma receita alcoólica, para os pinguços como eu... rsrs... 

Confesso que com a facilidade que tenho em comprar não testei ainda a receita alcoólica, mas já é uma meta para mim, pois pelo que vi, vai render bem mais do que a que eu compro... rsrs
RECEITAS:


♥ Hidromel Não Alcoólico

Tempo de preparo: 40min 
Rendimento: 8 porções 

INGREDIENTES 

1 litro de água mineral 
1 xícara de mel silvestre 
1 limão fatiado 
1/2 colher de noz-moscada 
1 pitada de sal 
Suco de 1/2 limão 

MODO DE PREPARO 

Ferver todos os ingredientes em um recipiente não metálico de preferência 

Enquanto ferve, retire a espuma com uma colher de pau 

Quando não tiver soltando mais espuma, acrescente a pitada de sal e o suco do meio limão 

Coe, deixe esfriar, engarrafe e armazene na geladeira por no máximo 5 dias 

É muito importante o uso somente do mel silvestre, para não alterar o sabor e para que não fermente a bebida. 


♥ Hidromel Alcoólico

Os ingredientes da receita do hidromel são para 5 litros de líquido, mas pode ser adaptado calculando as proporções.


INGREDIENTES:

4L de água mineral 
1L de mel puro de boa qualidade 
5G de fermento (levedura ou fermento de pão, pode-se usar os dois juntos) 
Suco de um limão 
Suco de uma laranja 
Saquinho de chá preto 

MODO DE PREPARO 

Ferva a água para tirar os resíduos. 

Tire metade da água (2L) e deixe em fogo alto. Tire a outra parte do fogo e deixe separada. 

Na metade que está no fogo, adicione todo mel, os sucos e o saquinho de chá. 

Fique mexendo até perceber que irá ferver, abaixe o fogo e deixe lá por mais 1 hora, mexa nos primeiros 30 minutos e depois deixe lá o resto do tempo para formar uma camada na superfície. 

Passada 1 hora, retire essa camada que se formou e jogue fora. 

Tire o saquinho e tudo que puder tirar. Acrescente a metade de água que estava separada e misture.

Adicione o fermento e guarde em um recipiente que possa ser fechado com uma tampa (um ótimo meio de guardar o hidromel é em um garrafão de vinho de 4,6L). 

Ponha um airlock no lugar da tampa (AirLock é um sistema que permite que o ar saia, mas não entre). 
Veja AQUI como produzir um airlok caseiro.

Deixe fermentando de uma a duas semanas em lugar escuro. Após o período de fermentação, coe o líquido, tirando tudo que estiver no fundo, engarrafe em garrafas que lhe forem mais convenientes e deixe na geladeira por no mínimo 3 meses. Se você quiser, pode degustar sua obra nesse período.

♥ ♥ ♥

.... BEBAM SEM MODERAÇÃO... 
.... DEIXE DRAKKAR NO PORTO E VOLTEM A PÉ PARA SUA CABANA... 

Espero que tenham gostado, vou tentar fazer o não alcoólico o mais breve possível e posto para vocês... rsrs

Um comentário:

  1. nooossaaaa... sempre tive curiosidade sobre o q era o hidromel!!!! ahahahaha eu queroooo!!!!

    ResponderExcluir



Marcadores

#PapodeSexta Akora Andross Arqueiro Autores Nacionais Barbara Cartland Bertrand Brasil BestBolso Bestse//er Bianca - Romance Duplo Bianca - Romance Histórico com Suspense Bianca - Romance Mistico Contemporâneo Bianca - Romance Mistico Histórico Biblioteca 24h Book Friday Book Tours Clássicos Históricos Clássicos Históricos Até Sec. XIX Clássicos Históricos Especial Clássicos Históricos Especial até o Sec XVIII Clube de Autores Coleção Deisy Conservação e Cuidados Contemporâneo Contos Dark Side Books Desejo Fuego Dracaena Ed. Multifoco Editora Charme Editora Gente Editora Incentivar Empíreo Falando com o Autor Filmes Fundamento Galera Record Grandes Autores Grupo Autêntica Harlequin Harlequin Desejo Harlequin Destinos Harlequin Special Históricos HQ's Imago Intrínseca InVerso JBC Jéssica Júlia Julia - Históricos Klick Lançamentos LeYa Lua de Papel Madras Hot Madras Teen Mangás Martins Fontes Miniséries Modo Editora Nova Cultural Novidades Novo Conceito O Leitor Indica Objetiva Os Dez Melhores Pandorga Paralela Parcerias Petisco Poemas e Poesias Ponto de Leitura Primeiros Sucessos Primos das Terras Altas Quinta Essência Rainhas do Romance Record Resenhas de 2013 Resenhas de 2014 Resenhas de 2015 Rocco Romances Históricos Sabrina Sabrina - Romance Mistico Sabrina Especial Sabrina Sensual Histórico Saga Da Família Blackwell Saída de Emergência Selo Vestígio Seriados Série Paixão Séries de TV Sextante Sollo Sorteios Suma de Letras Top Comentarista Única Editora Universo dos Livros Vídeos
 renata massa