Você ávida leitora provavelmente um dia ouviu falar em Kilt ou Tartan. Também deve ter lido bravos highlanders capazes de matar caso as cores do seu clã fossem desonradas! Também já deve ter suspirado, e se apaixonado por um punhado de guerreiros das Terras Altas.

Não tiro sua razão, pois minha lista de paixões das Terras Altas é ENOOOORMEEE.
Uma vez, vi uma entrevista de um Duque Escocês no Programa do Jô e ele contou um pouco de sua terra, principalmente sobre a importância que as cores tem para o seu povo e ainda brincou sobre o fato do Jô exagerar nas roupas coloridas e de ter ficado com receio de ser entrevistado por ele.

Enfim... mas esse não é o assunto, né? Você já deve ter lido sobre kilts, mas sabe o que eles representam?

É sobre isso que vou falar hoje na Tag 'Um Pouco de História'.

Tartans (tecido de lã leve) são aqueles tecidos xadrez e podem ter sido introduzidos na cultura escocesa a partir do seculo XIV com o uso dos kilts.As cores do tartan diferenciavam os clãs e tinha como motivo mostrar aos demais clãs quais eram suas ligações politicas da época, ou seja, representava a união de clãs importantes.

O kilt, todos nós sabemos, é um saiote masculino pregueado na parte de trás, trespassado na frente, que vai da cintura ao joelho sem o uso de cueca (PÁÁÁRA AAAA NOSSSAAA ALEGRIAAA!).

Por essa razão todos os acolhidos e/ou nascidos em determinado clã usavam as mesmas vestes que seu senhor. Uma mulher, ao casar-se com um homem de outro clã, abandonava as cores de seu pai para vestir as do marido e eram tão patrióticas quanto os homens.

Não há como precisar a época certa em que as vestimentas foram introduzidas nas Terras Altas da Escócia, mas o primeiro kilt pode datar de 2000 anos A.C e foi encontrado nas terras da Baviera.

Mas uma coisa é certa, o uso do kilt na Escócia vem além dos motivos políticos, já citados, é herança da cultura Celta. Uma tradição que eles não deixaram morrer com o cristianismo, e claro foi uma bela forma de dizer que a Inglaterra pode reinar naquelas terras, mas que o orgulho e a cultura deles nunca será tocada.

Sempre orgulhosos esses nossos escoceses não? (ATOROMMM)

Vamos conhecer um pouco dessa terra mágica e que nos encanta por seus bravos guerreiros?

Acho que a maioria de nós já conhece a história do bravo William Wallace, se não conhece, provavelmente já assistiu o filme Coração Valente. Há muitos monumentos em sua homenagem nas terras escocesas e castelos que presenciaram toda uma vida de batalhas desse povo. Vamos ver alguns!


É ou não é uma terra linda? *-*
Quero muito ir na Escócia, nem é pelos escoceses (se tiver algum, claro que vou nhac nele...rsrs). Mas pelo cunho histórico e natural. É um lugar lindo demais.


Gostou? Comente, Compartilhe ou Recomende no G+.









2 Comentários

  1. Obrigada pela aula, temos muito o que aprender com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade. Todos tem algo bom a nos ensinar!!!

      Obrigada pela Visita

      Volte Sempre!!!

      Excluir