book cover of 

Summer's End 

by

Danielle Steel

Final de Verão foi meu primeiro livro da Danielle Steel e gostei, mas foi o último. Ainda tentei ler Cinco dias em Paris, mas achei muito parecido com Final de Verão e desisti, depois peguei outros livros e folheei e o mesmo resultado e Danielle Steel acabou entrando na minha lista de autoras "Boas, mas não é para tanto'. Danielle está bem ao lado de Nora Roberts, não acho nenhuma das duas autoras maravilhosas, ao contrário... as acho autoras normais, com enredos normais sem nada de sobrenatural para que façam tanto sucesso. Há autoras muito melhores! #FATO

Enfim, retornando ao livro bom, mas não tanto. Temos um casamento em crise, uma trauma na família, uma traição... Aliás essas três citações são encontradas em quaisquer livros da Danielle Steel, o que torna Nora Roberts menos ruim do que ela, pois ao menos Nora tem criatividade para escrever coisas diferentes e não fica presa sempre na mesma temática quando o assunto são os romances.

Deanna leva um casamento normal, já sem amor. Tem uma filha adolescente mimada que a odeia que acaba batendo de carro e morrendo. Enquanto sofre pela perda da filha, Deanna, decide investir em seu talento com a pintura. 

Tirando umas férias do marido, da dor e da solidão ela se muda para tentar fugir dos seus problemas. Em sua fuga ela conhece o marchand Ben e eles vivem um tórrido amor proibido (isso mesmo eles se tornamm amantes, pois nem ao menos ela havia decidido se separar do marido). Ela acaba engravidando dele e os problemas começam ai.

O livro é bom, Danielle te emociona com o drama da protagonista. Mas achei o romance vazio, sem sentido... resumindo o romance foi BESTA. Acho que Danielle tem uma visão deturpada de como uma mulher deve lidar com seus problemas, pois suas mocinhas estão sempre fugindo da dor, do sofrimento e do casamento fracassado. Uma coisa é você pedir o divórcio e dar a volta por cima, outra é você ser insegura, não saber o que vai fazer da vida, e se prender na primeira esmola de carinho que surge. E é assim que ela põe as personagens femininas dela, tem uma fachada forte, mas no fundo são fracas e inseguras. Se ela queria dizer alguma coisa com esse livro, só me ensinou a não ser otária o suficiente para manter um casamento fracassado por medo. 

Porque apesar do drama, Deanna é uma mocinha infeliz, que mendiga uma atenção, insiste em um casamento fracassado e que quando acha que as coisas vão melhorar... termina sozinha e infeliz da mesma forma como começou.

 

Final de Verão
Danielle Steel conta-nos nesta obra a história da americana Deanna que vive um casamento monótono com o advogado Marc-Edouard Duras. Com eles vive a filha adolescente, Pilar, que é muito mimada pelo pai e tem, perante a mãe uma atitude de permanente hostilidade. Deanna sente-se, por isso, muito sozinha e para tentar combater a solidão em que vive dedica-se à pintura. Mas um dia a sua vida vai mudar e pode ser que ela ainda possa ser feliz. Essa mudança vai dever-se a um homem. Ao conhecer o marchand Ben Thompson, este não fica apenas fascinado com o seu trabalho como ainda se apaixona por ela. 

3 Comentários

  1. Faz temo que não leio um livro da autora, agora fiquei com saudade...
    Bjs Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrs... qnd li esse livro tinha 14 anos, e desde então nunca mais li nada dela... rsrs

      Excluir
  2. Danielle Steel é uma diva. Final de Verão é um livor muito lindo. E concordo com você que o final do livro, o romance é besta :(
    Por ser Danielle Steel poderia ser melhor.

    Beijos
    Helana O'hara
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir