Diferente das histórias sobre princesas que nos foi apresentada há décadas pela Disney, eles agora nos brindam com uma princesa valente. 

Sem esse papinho besta de mocinha em perigo, princesa ou príncipe amaldiçoado que termina com o eterno 'E eles viveram felizes para sempre...' em Valente seremos apresentada a uma princesa que não quer se casar, não quer ser uma dama... apenas quer ser ela mesma e lutará por isso, da forma errada, mas fará de tudo para mudar as conseqüências dos seus atos.

Outra grande promessa desse filme foi a inovação nas tecnologias gráficas e eu simplesmente fiquei encantada com o movimento preciso e real dessa obra de animação.

Valente nos ensina que temos de nos fazer ouvir sim e lutar pelo que queremos, mas sem prejudicar a quem amamos. Que as coisas tem de ser resolvidas com diálogo e temperança. Impetuosidade, nem sempre pode te levar a um caminho melhor.
Quando era apenas uma menininha o pai de Merida enfrentou um urso feroz e perdeu uma perna, o que o tornou ele uma lenda nas Terras Altas, enquanto sua mãe tenta transformá-la em uma verdadeira princesa seu apóia que ela viva da forma que quer.

Ela não gosta dessa ideia de ser uma dama e a situação só piora quando sua mãe decide convocar os outros três clãs para que os primogênitos de cada lorde disputassem a sua mão. Ela não quer se casar, quer ser livre para cavalgar pela floresta, treinar com seu arco e flecha e andar com roupas largas e cabelos ao vento.

Ela e a mãe entram em atrito. Merida diz coisas que não gostaria de dizer, mas está decidida que a mãe mude de opinião. Seguindo as luzes magicas na floresta ela é levada a uma velha bruxa que lhe diz que as coisas serão resolvidas se ela fizer sua mãe comer um doce enfeitiçado. Decidida a ter sua liberdade custe o que custar, ela entrega a guloseima a mãe.

Merida não esperava que a mãe fosse ser transformada em um Urso e as duas terão de ficar juntas e se ajudarem para quebrar a maldição. E se entender para essas duas é quase impossível... Só que o feitiço tem um prazo e as duas terão de se unir, antes que o feitiço dure para sempre...



♥ Sinopse:

A jovem princesa Merida foi criada pela mãe para ser a sucessora perfeita ao cargo de rainha, seguindo a etiqueta e os costumes do reino. Mas a garota dos cabelos rebeldes não tem a menor vocação para esta vida traçada, preferindo cavalgar pelas planícies selvagens da Escócia e praticar o seu esporte favorito, o tiro ao arco. Quando uma competição é organizada contra a sua vontade, para escolher seu futuro marido, Merida decide recorrer à ajuda de uma bruxa, a quem pede que sua mãe mude. Mas quando o feitiço surte efeito, a transformação da rainha não é exatamente o que Merida imaginava... Agora caberá à jovem ajudar a sua mãe e impedir que o reino entre em guerra com os povos vizinhos.

2 Comentários