O Menino do Pijama Listrado é baseado na obra de mesmo título do autor John Boyne lançado pela Companhia das Letras no Brasil, mas não vim falar do livro e sim do filme que tive o prazer de apreciar na noite de quinta-feira.


O Menino do Pijama Listrado, conta a história de um menino alemão, filho de um oficial nazista e um menino judeu em um campo de concentração. Ambos não tem ideia do que está acontecendo ao seu redor, não entendem o que está acontecendo.

O pai de Bruno, recebe uma patente mais alta e com ela a responsabilidade de liderar um campo de concentração. Sem contar a esposa que estaria vivendo a poucos metros do lugar ele leva toda a família para o lugar.

Bruno, tem orgulho do pai, mas não consegue entender o espirito nacionalista que o professor destacado para educa-los lhe ensina. E fica dividido entre a visão que tem de um verdadeiro judeu e o que lhe é ensinado. É proibido a ele caminhar nos fundos da casa, mas sua curiosidade de menino vai além e ele chega no que intitula de 'fazenda' e conhece O Menino do Pijama Listrado.

É aí que tudo em sua cabeça entra em duvidas. Seu pai dizia que os judeus eram maus, seu professor dizia a mesma coisa e sua irmã também, mas seu amiguinho de pijama listado não era malvado. Era um menino como ele. Por medo e confusão Bruno põe o amiguinho em apuros, mas é quando o pai de seu amigo judeu desaparece na 'fazenda' que ele toma a iniciativa de ajudar o amigo e reparar o que foi feito a ele por conta de sua covardia.

O casamento de seus pais está em colapso. A mãe de Bruno não aceita o que o marido faz com aquelas pessoas e não quer que os filhos sejam criados daquela forma. E é no dia em que Bruno irá partir, que ele e o menino do pijama listrado saem numa busca sem volta pelo pai do menino judeu.

É uma história emocionante, envolvente e triste. Eu gostei bastante e valeu cada um dos centavos que gastei com ele. Amo histórias ligadas a Segunda Guerra Mundial e sou um tanto suspeita em falar, mas esse filme me arrancou lágrimas. 

É realmente comovente ver a inocência de uma criança diante de tamanha monstruosidade. Realmente um ótimo filme, agora estou curiosíssima para ler o livro que com toda certeza deve ser muito mais completo que a versão cinematográfica.


O Menino do Pijama Listrado ♥ Sinopse:

Alemanha, Segunda Guerra Mundial. O menino Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista (David Tewlis) que assume um cargo importante em um campo de concentração. Sem saber realmente o que seu pai faz, ele deixa Berlim e se muda com ele e a mãe (Vera Farmiga) para uma área isolada, onde não há muito o que fazer para uma criança com a idade dele. Os problemas começam quando ele decide explorar o local e acaba conhecendo Shmuel (Jack Scanlon), um garoto de idade parecida, que vive usando um pijama listrado e está sempre do outro lado de uma cerca eletrificada. A amizade cresce entre os dois e Bruno passa, cada vez mais, a visitá-lo, tornando essa relação mais perigosa do que eles imaginam.


Gostou? Comente, Compartilhe ou Recomende no G+

4 Comentários

  1. Eu adoro o livro e o filme foi muito fiel a narrativa original do John Boyne. Este filme está no meu "Top Five" de melhores dos melhores. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gostei bastante... agora quero ler o livro... estou só aguardando resolver umas coisas pra comprar... como chorei... huahsuas

      Excluir
  2. O livro e o filme são ótimos
    Achei que foi uma adaptação feliz do livro.
    Ver os sentimentos de Bruno ali na tela deu um charme ao que a gente lê.

    Beijos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai... mais uma me tentando a comprar o livro... haushuash

      Excluir