Hoje eu venho explicar o termo Romance, pois pelo que vi, poucos sabem seu real significado e por muitas das vezes o termo é tratado com preconceito por muitos leitores e até mesmo pessoas de fora do âmbito literário. 

Para entendermos melhor é interessante frisar que o termo Romance, está sim, ligado ao amor, ao romantismo e às estórias piegas de amor. No entanto para a literatura toda narração histórica, aventuras imaginárias, contos, fantasia ou qualquer obra de ficção ou que reproduzem a realidade são tidas como romance.

Ou seja, se você lê Stephen King, você está lendo um romance, pois se trata de obra de ficção voltada ao suspense, ao thriller, ao policial e ao terror. Se você só lê Biografias, também está lendo um romance, pois é uma obra que retrata algo da realidade de determinada pessoa.

Ou seja, o termo romance não está ligado em sua totalidade ao romantismo, ou no sentido romântico da questão. E é por essa razão que dentro do termo romance, que foram criados vários sub-gêneros como  o policial, o suspense e por aí vai para descrever obras de ficção que estão além da histórias piegas de amor.

Entenderam? Se é Ficção, ou se é uma Narrativa da Realidade é Romance. Então não saia por aí rotulando as pessoas, nem dizendo que não gosta de romance e só lê policiais, ou suspenses, ou biografias, pois você é sim um leitor de romances.  Diga que não gosta do gênero, ou de histórias de amor, mas não deturpe o sentindo da palavra romance sem saber do que realmente se trata. 

No dicionário, pode ser encontrado o termo romance, com seis definições. Se quiserem conferir.... 
♥ Romance: 1. Narração histórica em versos simples. 2. Língua ou conjunto de línguas derivadas do latim. 3. Narração em prosa, de aventuras imaginárias, ou reproduzidas da realidade, combinadas de modo a interessarem o leitor. 4. Fantasia. 5. Novela, conto. adj. 2 g. 6. Românico.
'Ler romances não faz de ninguém um romântico. Mas te torna um ávido leitor de obras de ficção.'  - Raíssa Nantes -


Gostou? Comente, Compartilhe ou Recomende no G+

2 Comentários

  1. Você disse tudo.
    Uma vez gerei discussão na faculdade por causa disso.
    No geral uma ficção é relacionada a romance sim, mas né? Nem todos querem aceitar essa realidade, afinal de contas não existem dicionários a venda :|

    Beijos
    Helana O'hara
    http://www.intheskyblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é... acho q 90% da população nem saiba o q é um dicionário ou manusear um :/

      Excluir