Indicando: Romances Adultos para Jovens Leitores

sábado, dezembro 29, 2012 Raíssa Nantes 7 Comentarios


 
A leitora Erlicia de 11 (onze) anos me procurou por mensagem na página do blog no Facebook, pedindo indicação de romances propícios para sua idade e que não fosse nada infantil. Um desafio, principalmente na onda New Adult que está rolando agora com seus livros quentes e inapropriados para menores de 18 (dezoito) anos.

Enfim, após analisar bem o que poderia indicar, resolvi selecionar alguns autores que tendem a escrever bons romances adultos que permitem aos seus mais jovens leitores apresciarem seus trabalhos sem medo de ter pegar um romance pesado e fora da sua faixa etaria para ler.

Minha cabeça fervilhou de coisas, mas como o pedido foram os romances vou tentar me ater a eles. Não vou indicar nada de J.K Rowlling, nem Stephenie Meyer, nem L. J. Smith... Novos horizontes para esses novos leitores.

A Última Música1º Autor (a): Nicholas Sparks 

Mesmo que a maioria de seus livros já tenham filme, não se abdique de ler nenhum de seus livros apenas pelo fato de já ter assistido a versão cinematográfica.

Lembre-se sempre, os filmes são baseados e por muitas das vezes não seguem em sua totalidade o livro. Encontre a magia daquele filme apaixonando nas páginas do livro em que ele foi baseado. Há sempre aquele detalhe que passou despercebido pelo roteirista ou até mesmo ignorado por ele.

Faça seu próprio filme... Leia os livros de Nicholas Sparks.



Estudos sobre Veneno2º Autor: Maria V. Snyder


Apesar de ter apenas 2 livros lançados no Brasil (Estudos sobre Veneno e Estudos sobre Magia) editados pela Harlequin Books. Maria V. Snyder escreve muito bem livros fantastico com sutis romances em seu conteúdo.

Um ótimo achado nas estantes da livraria, cheio de aventuras, suspense e claro um delicioso romance nada exagerado, porém maduro. E acho esse fato interessante para os jovens leitores, não apenas pegarem o gosto pela literatura, mas para pooderem aprender a lidar com situações de forma madura, tomando decições acertadas e...  porque não?... repletos de magia....

 
A Maldição do Tigre3º Autor: Collen Houck

Essa autora está pintando agora com uma temática nova e fugindo totalmente dos padrões quando o assunto é maldição. Seus livros (A Maldição do Tigre, O Resgate do Tigre, A Viagem do Tigre e, futuramente, O Destino do Tigre) estão sendo lançados pela editora Arqueiro. Os quatro fazem parte de A Saga do Tigre.O 4º está para ser lançado agora em 2013. 

Com apenas esses quatro livros lançados. A Saga do Tigre tem aventura, mistério, magia e romance... Ou seja... uma nova autora, para jovens e velhos leitores.


4º Autor: Jane Auten

Uma grande autora da literatura inglesa... hoje tem todas as suas obras traduzidas e lançadas no Brasil em diversas edições (Emma, Persuação, Razão e Sensibilidade, A Abadia de Northanger, dentre outros títulos).

Para quem gosta de um bom romance histórico, leve, com personagens fortes e decididas com certeza vai gostar dos trabalhos de Austen.

Não a nada melhor que devorar bons clássicos.


O Morro Dos Ventos Uivantes5º Autor: Emily Brontë 

Eu acho essencial que os primeiros passos na literatura sejam dados juntamente com os clássicos. Emily Brontë é uma controvérsia da literatura inglesa, com sua obra O Morro dos Ventos Uivantes ela conquistou e ainda há de conquistar muitos paixonados (como eu) pela sua obra, assim como aqueles que não gostaram e não gostarão.

Emily, no meu ver, em O Morro dos Ventos Uivantes, pode ser comparada ao nosso escritor Machado de Assis em Dom Casmurro, cada um interpreta de uma forma diferente.


Amor Eterno 6º Autor: Barbara Cartland

Essa autora provavelmenbte vocês não encontraram em livrarias para comprar, mas em qualquer sebo você deve achar algum de seus livros. 

Barbara é uma grande autora de romances, conhecidos como de Banca, e tem romances bem leve e maduros. Eu pessoalmente, hoje, acho bem água com açúcar, muita xaropada, mas comecei lendo romances dela por indicação da minha mãe quando tinha a idade da leitora Erlicia, e sou grata a esta autora por ter ajudado a aguçar o meu gosto pela literatura histórica.

Então, jovem leitor, se estiver na porta de um sebo, entre e procure por Barbara Cartland.



7º Autor: Machado de Assis

Autor clássico da literatura nacional, eu posso dizer que fui lê-lo tardiamente e me arrependo até hoje de não tê-lo lido antes. 

Não indico todas as suas obras, mas Dom Casmurro e Helena são ótimos, os meus preferidos. Eu deixaria Dom Casmurro para ler um pouco mais para a frente... mas para quem está começando Helena é uma delicia... 

Um romance muito bem escrito, encantador e emocionante.



Como disse no inicio da postagem, indiquei alguns autores para que vocês pudessem ter uma ideia. Nem todos os autores que escrevem infanto-juvenis, ou livros jovens-adultos conseguem deixar a estória própria para as faixas etárias. 

Indico que você mesmo compre seus livros. O tato, o olfato e a visão de um exemplar é muito importante para insentivar suas leituras. Percam horas na biblioteca procurando um livro que lhes chamem atenção. Vá às livrarias e toque os livros que quer, pesquise em lojas virtuais e criem uma conta no Skoob, isso poderá ajudar e muito seu trajeto no mundo da literatura. 

Sinta o prazer de ler, mas nunca se esqueça do prazer que é escolher o livro que você quer ler.

Espero que tenha ajudado e boa viagem entre as capas de um livro!


Quer indicar alguma coisa ou fazer algum pedido? Envie para livros.romanticos09@gmail.com
Gostou? Comenta, Compartilha ou Recomande no G+.


7 comentários:

  1. Raíssa,

    se eu tivesse que fazer um post assim, eu nao colocaria livros clássicos logo de cara para ler. Até pq eu nao sei como ela é como leitora ainda.

    Mas eu gostei que vc colocou Sparks que eu amo, Collen com os tigres lindos! Mas acho que meninas de 11 anos apreciariam demais os livros da Stephen Perkins: Anna e o Beijo Francês e Lola e o Garoto da Casa ao Lado. Acho que nao deixaria de fora! :D

    Beijos da Rapha!

    @EqualizeLeitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem eu comecei de certa forma lendo clássicos... como não leio romances parados, para mim eles são os mais indicados... huashaushuahs

      Excluir
  2. Jogos Vorazes tb deve ser uma boa pedida.

    ResponderExcluir
  3. Os romances da Barbara Cartland são fofos! Não gostei muito do livro O Morro dos ventos Uivantes... nem do Nicholas Sparks, mas quero ler ainda Orgulho e Preconceito!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

♥ Todos os Comentários serão MODERADOS!
♥ Não serão aceitos:
- comentários indecorosos;
- comentários que contenham: links de blogs, pedidos de divulgação;
- comentários informando rompimento de links, NÃO FORNEÇO MAIS LINKS PARA E-BOOKS. Se o que tentou baixar está rompido, só lamento, procure em outro blog.

Em suma, comente apenas o que diz respeito a postagem!

♥ Quer divulgar seu blog, seu livro, seu sebo e etc?
- Entre em contato com livros.romanticos09@gmail.com
- Ou leia minhas propostas de divulgação em DIVULGUE.

Grata.

Raíssa Nantes ♥


Postagem mais recente Início Postagem mais antiga