Estava hoje olhando as publicações dos blogs que sigo e dei de cara com um post do Blog da Sô, escrito por ela mesma falando do exagero que é essa profusão de séries que vêm sendo lançadas umas atras das outras. 

Em seu post ela intitula as Editoras como Burras... Mas burros mesmo somos nós que continuamos comprando. As editoras são é muito das espertas, poe no mercado cerca de cinco livros novos todos os meses e todos eles tem continuações, quem ta ganhando dinheiro são elas... 
"E nós, o que estamos ganhando com isso?"
Só dor de cabeça e decepção, venhamos que depois de um certo número de sequências, as autoras perdem um pouco a história. Sem falar que se a série parar de render ($$) alguma coisa para as editoras elas começam a negligenciar as edições futuras ou simplesmente não editam mais a sequencia.

Sem falar que ficamos escravos dessas séries. Quem nunca deixou de terminar uma série para começar outra que atire a primeira pedra. Não sou contra séries, ao contrário adoro colecioná-las, mas a moda de lançar livros nessa vertente está nos fazendo negligenciar outras séries de outras editoras que amamos.

Lançar séries deixou de ser um agrado ao leitor apaixonado, virou guerra de lucro. É uma editora querendo derrubar a outra, é uma querendo vender mais que a outra... e nós leitores ávidos inocentemente estamos ajudando.

Pessoalmente, agora eu não compro mais livros que não tenham a série completamente editada. Estamos, não só, negligenciando outras séries como também outros livros, talvez com um único enredo tão bom quanto o que está sendo lançado como série. Estamos deixando de prestigiar um outro autor e um outro livro por conta de uma fixação em completar uma série que gostamos. Quem nunca quis completar uma série só porque gostou de um único livro está mentindo, porque nem sempre uma série de 5 livros terá sua atenção. Eu mesma depois do 4º livro larguei de mão a série do Harry Potter, hoje só tenho 3 exemplares dos livros que eu realmente gostei. 

Vamos parar para pensar um pouco sobre isso. Vamos continuar alimentando a alma consumista das editoras ou vamos alimentar nossas almas com um bom banquete literário? 

Te garanto que adquirir aquela série em que todos comentam e resenham depois de um certo tempo tem suas vantagens... Ela provavelmente já estará completa, ou seja todos os livros numa compra só e com um preço muito mais acessível.

Vamos parar com essa alma modinha, vamos parar de achar que só porque é top temos de ter. Ler hoje, ou amanhã, ou daqui um ano, vai ser a mesma coisa. O conteúdo não vai mudar só porque você comprou ele no lançamento ou depois. 

Estude, pesquise... Aproveite os afobadinhos para ver se vale a pena ler. Visite sites, blogs diferentes e leia diversos comentários... Não vá atrás do primeiro "Arrasou", principalmente de blogs e sites que tem parcerias com a editora que lançou o dito cujo, com certeza eles SEMPRE irão dar um parecer favorável ao danado... 
Se liguem, prestem atenção com esses papos de parcerias também... Eles fazem tratos com as editoras e acabam ganhando para fazer propaganda favorável. Não estou desmerecendo nenhum blog que faça isso, ao contrário sigo muitos, mas não me prendo nos comentários que eles fazem de livros editados por editoras parceiras. O livro pode até ser bom, mas a opinião deles não garante a veracidade do conteúdo. Não apenas leia a opinião deles... interprete e você sentirá que eles estão sendo imparciais, ou seja, estão falando que é bom, mas nem euforia.

Vamos acabar com isso, as editoras estão nos monopolizando e nós estamos achando lindo!
Ler é liberdade... Liberte-se e conheça outros mundos e novas estórias! 
Do que adianta falar da manipulação da televisão se você se deixa manipular por editoras. 

Vamos Acordar! Vivemos em um mundo capitalista e ele quer nos devorar de qualquer forma! 

Liberte-se!!!

3 Comentários

  1. Pois é, virou moda séries de livros. As séries que eu tenho são, na maioria, pré-febre de séries(os vampiros e as bruxas de Anne Rice, O senhor dos anéis, Angélica) e desta leva nova Crepúsculo (que até hoje não sei exatamente porque comprei).Tenho lido tudo em e-book e se gosto, compro, mas até agora, nenhuma destas séries me prendeu a ponto de eu gastar dinheiro comprando. Boa parte delas são muito, muito irritantes, porque você nota a falta de trama na ânsia de publicar e ganhar dinheiro...nosso dinheiro :-)
    Bj, Aris.

    ResponderExcluir
  2. Tenho alguns livros de séries, mas o que tenho que são Anne Rice, J.R Card, J.R.R Tolkien considero-os mto bons, mas vou adquirindo conforme vou lendo a sinopse e me interessando, prefiro a leitura em papel do que E-books. Tenho a saga crepúsculo, mas apesar das críticas, os considero simpáticos, afinal são livros voltados ao público adolescente, com o intuito de cativar leitores jovens, sendo assim, é uma proposta válida, após adquirirem o hábito da leitura, eles irão se tornar mais criticos (espero) e buscarao outros autores que lhes convenham. Apesar destes que considero bons, há vários que a sinopse inicial, já nós desmotiva, pela fraqueza do conteúdo. Sendo assim, concordo que antes de nos atirarmos na compra de livros, devemos buscarmos informações sobre eles para identificarmos se realmente valem o investimento da compra, do contrário, poderemos acabar com uma boa pilha de livros sem conteúdo, somente papel acumulado, sem contar o desperdício do nosso rico dinheirinho. :/ Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi,
    Sou nova aqui, e concordo plenamente com você. Essas novas series eles estendem tanto que os autores se perdem no caminho, fazendo com que a serie que ti cativou no começo termine ti decepcionando no final!!

    PS:AMEI O BLOG!!!

    ResponderExcluir