Como Organizar a sua Estante

Postado por: Raíssa Nantes 18 setembro 2012 0 comentários
Boa Tarde!
Estou correndo com algumas coisas, semanas de provas na faculdade, mas vou tentar postar alguma coisa interessantes todos os dias para vocês, aqui do meu trabalho... 
Enfim, procurando estantes para comprar na internet, pois a minha já não tem mais espaço, encontrei um post interessante no blog A Leitora sobre como organizá-la e resolvi dar algumas incrementadas nas dicas passando algumas técnicas usadas por mim na hora de cuidar dos meus preciosos livros.

Como organizar a sua estante

Primeiro retire tudo da sua estante ou das caixas, aproveite, pegue uma flanela e retire o pó que deve ter acumulado. Eu sugiro que, com uma mascara e luvas, você folheie cada exemplas, assim entrará ar entre as páginas e é bom para afastar ácaros e descobrirá possíveis 'predadores'. Se seus livros estão em caixas de papelão, indico que mexa neles uma vez por mês, manuseando as paginas e deixando-os em um ligar claro para que peguem calor, isso elimina os fungos. Se suas caixão são de papelão, troque pelas de plastico que tenham furinhos ou lugares que possam entrar ar, caso não tenha como trocá-las sugiro que ponha duas bolinhas de naftalina, não são nada cheirosas e lembram o guarda-roupas da vovó, mas elas afastam cupins e traças. Eu uso naftalina na minha estante, cada prateleira tem duas fileira de livros e no vão entre elas eu coloco as pedrinhas. Outra dica importante é escolher estantes de metal, você pode até falar que são feias, mas o mercado de hoje apresenta alguma muito charmosas e coloridas e você mesma pode reformar aquela cinza horrorosa com tinta óleo e papel contact da sua escolha. Depois darei dicas de customização. As estantes de metal evitam cupins e com um cuidado zeloso as traças também... Se sua estante ficar encostada na parede, sugiro também que cubra a parte voltada para a parede com um plástico reforçado, o mercado apresenta uma vasta variedade de cores e tamanhos e ele pode ser preso com uma costura nos próprios buraquinhos da estante. Se sua estante for de madeira o cuidado deve ser redobrado e produtos específicos para evitar pragas tem de ser passados ao menos uma vez por mês para evitá-las, você também pode revestí-la com o papel contact, mas a vigilância tem de ser mantida, madeira e livros são um banquete para cupins e traças.
Agora que sua estante está limpa e pronta para receber seus bebês dê uma boa olhada nela, como você gostaria de ocupar o espaço?

Desapego

Antes de começar a organizar dê uma olhada nos seus livros, tem vários livros antigos de escola ou faculdade que você nunca mais vai ler? Ou então tem uma enciclopédia completa e há anos você não utiliza? Doe! Deixe apenas os livros que você gosta e utiliza na sua estante.

Decida seu objetivo para os livros

Você já retirou os livros da estante, já limpou e já viu o que vai ficar, agora, você precisa descobrir qual o objetivo da sua estante: elemento decorativo ou gostaria de ser capaz de encontrar alguns títulos e temas facilmente?

Esta decisão é super importante, pois vai definir como você organizará a estante e como a utilizará depois, pense no seu uso comum, quando vai ler você busca por algo que ainda não leu? Busca por algum assunto específico? Como você busca? Respondendo isto com certeza encontrará a forma que deve organizar os livros.

Daí você pode organizar por cor, por tema, por título (ordem alfabética), por autor (ordem alfabética)ou de qualquer outra forma (que talvez só você entenda, rs ). 

Eu organizo os meus por série de cada editora, e os de livraria tem uma prateleira só deles, veja na foto:

Revesti minha prateleira metálica com plastico branco, por causa da reforma que está tendo aqui em casa.
Depois que decidir isso, vem a parte mais trabalhosa. Separe em pilhas...

Antes dos livros irem para a estante é fundamental que você organize eles antes de acomodá-los. Decidiu organizar por autor? Comece organizando tudo no chão (limpo, por favor) ou no sofá e só depois adicione na prateleira, desta forma você colocará os livros na estante sem um “sufocar” o outro, que é o que acontece quando vamos empurrando os livros para colocar um no meio, acabamos eliminando o espaço que tínhamos deixado pro livro respirar.

Organizando por cores

Esta é a forma mais bonita quando você quer uma estante como elemento decorativo. Além de ficar lindo, valoriza o ambiente. Duvido que suas visitas ao ver a estante não façam um comentário positivo!

A dica para organizar assim é fazer um degradê entre as cores ou então colocar as cores em blocos aleatórios.

Para fazer o degradê é simples, comece com uma cor e ao terminar o bloco daquela cor veja qual outra cor se assemelha mais, por exemplo, vermelho, laranja e amarelo nesta ordem.

Já em blocos aleatórios você fica mais livre, misture os blocos de cada cor, por exemplo, você agrupa todos os livros com lombada vermelha e depois ao lado coloca os livros com lombada verde.

Agrupando por tema, título ou autor

Comece separando os livros em pilhas para cada tema, depois organize em ordem alfabética por autor (sobrenome, nome) ou título. Desta forma quando precisar de um livro é só lembrar seu tema e logo o encontrará.

Você também pode organizar só por autor e título, fica até mais fácil para encontrar o livro, desde que você saiba quem escreveu o livro que procura.

Revistas

As revistas são organizadas de forma diferente, elas devem ficar deitadas, uma sobre a outra e de preferência nas prateleiras mais baixas da estante, isto causa um efeito mais bonito na decoração. O mais comum é separar as revistas por título e empilhá-las.

Finalizando

Dê um passo para trás para ver sua obra-prima, verifique todos os pontos de vista. Você também pode adicionar porta retratos, esculturas e outros objetos que combinem com os livros, no tema ou na cor.

Dicas extras

- Reserve a prateleira mais facilmente alcançada para livros que você utiliza com frequência.
- Se você tem uma extensa coleção, instale um software em seu computador e antes de começar a organizar, catalogue todos os seus livros. Isso facilitará a procura por um livro no futuro.
- Evite colocar muitos livros na estante, para que ela não entorte com o peso.

É isso! Espero que este post tenha te ajudado!

FONTE: A Leitora


0 comentários:

Postar um comentário

ATENÇÃO:

♥ Todos os Comentários serão MODERADOS!
♥ Não serão aceitos:
- comentários indecorosos;
- comentários que contenham: links de blogs, pedidos de divulgação;
- comentários informando rompimento de links, NÃO FORNEÇO MAIS LINKS PARA E-BOOKS. Se o que tentou baixar está rompido, só lamento, procure em outro blog.

Em suma, comente apenas o que diz respeito a postagem!

♥ Quer divulgar seu blog, seu livro, seu sebo e etc?
- Entre em contato com livros.romanticos09@gmail.com
- Ou leia minhas propostas de divulgação em DIVULGUE.

Grata.

Raíssa Nantes ♥


Raíssa Nantes. Tecnologia do Blogger.

Outros Blogs

Autores Parceiros

Editoras Parceiras

Afiliado:

WOOK - www.wook.pt

Arquivo

Já passaram por aqui...

Fique sempre atualizado!
Cadastre-se e receba nossas novidades em seu e-mail.